Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Modelo Conceptual para a Criação de uma Marca de Moda de Pele Sustentável VeganPublication . Rosa, Sara Coutinho; Miguel, Rui Alberto LopesAtualmente, a atividade humana e a exploração intensa dos recursos naturais, leva cada vez mais a uma preocupação relacionada com práticas e metodologias sustentáveis, aplicadas ao meio ambiente e ao nosso quotidiano. Grandes marcas como Gucci, Versace, entre outras, estão a deixar de usar peles naturais para passarem a inserir-se no movimento sustentável. A sustentabilidade é indispensável para satisfazer as necessidades da presente geração e das seguintes. Por este motivo, a presente dissertação insere-se nesta temática. A pertinência do estudo da relação do branding de moda e a sustentabilidade face aos desafios atuais da indústria têxtil, as novas maneiras de entender o design, a produção e o consumo de moda é fulcral para realçar a importância das diversas opções de materiais, integração de técnicas e métodos sustentáveis na gestão de empresas. Esta dissertação tem como intuito entender quais os critérios para o desenvolvimento de um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda sustentável vegan, baseando-se numa pesquisa mista. Ou seja, uma pesquisa interventiva e não-interventiva. Nãointerventiva no sentido que ocorre a criação das questões de investigação, revisão bibliográfica, casos de estudo e a triangulação dos dados e conhecimento adquirido. Interventiva na materialização dos resultados da pesquisa com aplicação prática, ou seja, o conhecimento teórico é aplicado e concretizado numa prova de conceito. Através dessa prova cria-se um modelo conceptual para a criação de uma marca de moda de pele sustentável vegan, que é o culminar da investigação. Este modelo pode, e deve, ser aplicado tanto em novas empresas, como em empresas que tenham interesse na aplicação de metodologias sustentáveis.
- My Do: Protótipo de uma aplicação para atletas de TaekwondoPublication . Duarte, Rafael Rodrigues; Maneira, António CarvalhoOs smartphones estão cada vez mais presentes em variadas atividades do dia a dia, colocando ao dispor, dos seus utilizadores, diversas aplicações que ajudam a realizar desde tarefas mais simples até aos procedimentos mais complexos. Uma das categorias onde podemos encontrar diversas aplicações é no desporto, mais concretamente no ensino de práticas desportivas. No entanto não foi encontrada nenhuma aplicação que respondesse a algumas necessidades sentidas por vários participantes de Taekwondo, nomeadamente no apoio à aprendizagem desta arte marcial. Surgiu a ideia de propor uma aplicação destinada a estes atletas, que será objeto de análise no presente relatório. Escolhida esta modalidade desportiva devido não só a paixão pessoal pelo Taekwondo, mas também devido às dificuldades sentidas na prática desta arte. Com efeito procuramos apresentar aqui uma primeira definição de problemática associada à criação de uma aplicação no contexto do ensino e aprendizagem de arte marcial Taekwondo. Além disso, propomos uma definição da metodologia de design a ser seguida para o desenvolvimento do projeto, relatando os primeiros resultados de uma primeira fase exploratória de análise do público-alvo. Como tal, numa primeira fase, propomos um estudo da evolução dos meios mobile e consequentemente percebermos se estes serão a plataforma indicada para o desenvolvimento deste projeto. Numa segunda fase, estudamos como evolui o design, quais as metodologias indicadas e processos de construção de interfaces, tal como abordarmos a relação que o designer tem com o utilizador. Numa última fase, após reunidos todos os elementos de pesquisa, procedemos para o desenho da interface móvel capaz de auxiliar no progresso de atletas perante a prática da arte marcial, Taekwondo. Resumindo, este relatório de projeto integra a primeira fase de um estudo sobre como usar aplicativos para melhorar o ensino e aprendizagem da arte marcial Taekwondo. Numa segunda fase são apresentados resultados de análise, através da interação dos atletas com o protótipo proposto, que identificam uma necessidade de criar uma aplicação para processo de ensino da arte marcial.
- Relatório de estágio na empresa STRIYAH PORTUGALPublication . Sá, Márcia Filipa Marques; Pereira, Maria Madalena RochaO relatório presente reporta as atividades desempenhadas pela aluna Márcia Sá ao longo de 9 meses de estágio realizados na empresa STRYIAH Portugal, entre 3 de setembro de 2018 e 2 de junho de 2019. Este estágio reforça os conhecimentos que foram adquiridos em âmbito académico no Mestrado de Branding e Design de Moda, tal como a experiência em ambiente empresarial com clientes reais. Numa fase inicial é feita uma contextualização do estágio e da empresa, os objetivos e alguma informação acerca dos projetos desenvolvidos. Após esta breve introdução ao relatório de estágio, este divide-se em três capítulos. Os dois primeiros capítulos mantêm a mesma estrutura organizacional, onde se começa por fazer uma revisão bibliográfica acerca do tema em questão (capítulo 1- gestão de uma cadeia de suprimentos; capítulo 2- Desenvolvimento de produto). Seguidamente são apresentados os projetos elaborados pela aluna em âmbito empresarial. Os projetos apresentados são de diferentes tipologias e são baseados em conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado de Branding e Design de Moda. No capítulo 1 são apresentados dois projetos que são inseridos no âmbito da gestão da cadeia de suprimentos. No capítulo 2 são apresentados quatro projetos que se integram no tema do processo de desenvolvimento de produto. No que diz respeito à gestão da cadeia de suprimentos, na atualidade, as empresas procuram adotar procedimentos para que os seus produtos se destaquem no mercado. Com um mercado competitivo têm que ser flexíveis, otimizar os processos e garantir ao cliente qualidade e preços. É aqui que se vê a importância do conceito de gestão da cadeia de suprimentos. Relativamente ao PDP (Processo de desenvolvimento de produto), este é definido por vários autores como um aglomerado de atividades organizadas em fases que trabalham informações de mercado com o objetivo de produzir um produto de valor para o consumidor. Estes dois primeiros capítulos encerram-se com uma discussão onde se realiza uma análise comparativa entre a teoria e a prática. No terceiro capítulo são descritas as conclusões acerca do estágio em si e por fim as conclusões gerais, isto é, onde a teoria e a prática vão ser analisadas e comparadas.
- Comunicação de Moda para sêniors: Presente e futuroPublication . Lima, Gabriela Abisaab Tavares de; Pereira, Maria Madalena RochaO envelhecimento populacional é um fenômeno atual que não pode ser ignorado, em crescimento rápido e espantoso, a maior tendência do século XXI. Mesmo com dados a respeito da população e do poder aquisitivo que essas pessoas possuem, a comunicação de moda parece ainda não acreditar que em um futuro muito breve o maior mercado consumidor será o dessa faixa etária, que chega à terceira idade de maneira completamente diferente que as gerações passadas, pois está ativa e cheia de vontade de viver. Um estudo feito por economistas americanos, nominado A Curva U da Felicidade, diz que o ser humano é mais feliz no começo e no final da vida, quanto mais perto do final dela, maior a felicidade sentida em se viver. Pois a experiência dos anos faz o indivíduo ter certeza a respeito de vários aspectos e saber que a vida é para ser vivida, e não uma competição. A melhor maneira de comunicar com esse mercado ainda pouco explorado é através do Branding, estratégia que tem uma visão emocional, relacional, sensorial e participatória capaz de criar ligações poderosas entre consumidor e marca. O objetivo deste estudo de investigação é compreender o mercado sênior e sua relação com a comunicação de moda e branding. Através de uma pesquisa de caráter qualitativo foi possível compreender que o segmento sênior não se sente representado nas comunicações de moda.
- Avaliação do Desempenho da Função Manutenção numa Empresa de Transporte RodoviárioPublication . Pereira, Pedro Miguel Pinto; Fonseca, Davide Sérgio Baptista daEsta dissertação nasce de um acordo com a empresa de transportes coletivos Transdev Portugal de forma a definir o desempenho da função manutenção. Neste tipo de empresas a correta manutenção apresenta um papel preponderante, visto que, uma boa prestação da mesma permite que se atinjam os objetivos predefinidos. Assim, torna-se necessário avaliar o desempenho da função manutenção. A filosofia Seis Sigma apresenta-se como uma filosofia de melhoria continua dentro das organizações, sendo que Gupta a conjuga com a Business Scorecard para obter uma metodologia que permite ao mesmo tempo avaliar e melhorar o desempenho através de indicadores. Cabrita foca-se na área do desempenho da manutenção industrial e, ao aliar a Lean Maintenance com a filosofia Six Sigma Business Scorecard desenvolve a Six Sigma Maintenance Scorecard. Metodologia que servirá de base à realização deste trabalho, assim, é feita uma adaptação às necessidades de uma empresa com a manutenção centrada numa frota de veículos. São revistos os indicadores de desempenho e fórmulas de cálculo de modo a que seja possível determinar o nível Seis Sigma em duas das oficinas que compõem a empresa. Depois de calculado, permite uma comparação direta de desempenho, mas também perceber em que tipo de indicadores cada uma das oficinas falha e deve melhorar. Deste modo aparece o processo de melhoria contínua que leva os indicadores a serem revistos de forma gradual para que o seu rácio melhore e, consequentemente, o nível Sigma.
- Intervenção para a Promoção da Adesão a um Programa de Prevenção de QuedasPublication . Baltazar, Daniela Oliveira; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes da; Martins, Anabela CorreiaIntrodução: As quedas nos idosos têm uma etiologia multifatorial, constituindo a principal causa de lesões fatais e não-fatais, em indivíduos com 65 ou mais anos. Os programas de educação para a saúde, na área da prevenção de quedas, devem ser complementados com outras componentes, particularmente, com o exercício. O profissional de saúde deve ter consciência de que as quedas constituem uma ameaça muito grave para a saúde e para o bem-estar do indivíduo mais velho e que, através de estratégias motivacionais, se pode promover a independência do indivíduo. A exploração da perceção que o indivíduo apresenta sobre o seu risco de queda permite maior adesão aos programas de prevenção de quedas (PPQ). Deste modo, o objetivo do estudo foi promover a adesão a um PPQ, numa população de adultos com mais de 50 anos residentes na comunidade, e conduzir a mudanças de comportamento desses indivíduos, isto é, levar a que adotem medidas de prevenção de quedas. Metodologia: O estudo adotou uma metodologia mista, de caráter quase-experimental e longitudinal, tendo sido realizado no período de maio de 2017 a maio de 2018, com três momentos de avaliação. Foram constituídos três grupos: um de controlo (I) e dois de intervenção [o grupo IIa, ao qual foram aplicadas sessões através do método expositivo e o grupo IIb o qual participou no programa de intervenção educacional, com base no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (MTMC)]. Participaram 51 utentes do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela (CMMCT). Instrumentos: A prontidão do utente para mudar foi avaliada utilizando os cinco estádios descritos no Modelo Transteórico de Mudança do Comportamento, através do documento “Talking about Fall Prevention with Your Patients” e do Questionário de Hábitos de Saúde (QHS). Nos vários momentos de avaliação foram ainda aplicados um protocolo de testes funcionais e três escalas (Perfil de Atividades e de Participação relacionada com a mobilidade [PAPM], Autoeficácia para o Exercício [AEE] e Adaptação Ambiental). Resultados: Relativamente à mudança de estádio observou-se que todos os indivíduos do grupo IIb mudaram de estádio após o programa de intervenção, no que respeita às quedas em geral, e que os indivíduos do grupo IIa apresentaram maiores taxas de adesão à mudança positiva (68.8%) do que o grupo de controlo (40%). Da comparação entre a mudança de estádio, relativamente às quedas em geral, concluiu-se que existem diferenças nos dois grupos de intervenção, em T1, mantendo-se em T2. Da comparação entre os três grupos verifica-se que é após o programa de intervenção que se observa significado estatístico no maior número de itens, no que respeita ao QHS (cozinha, calçado, lanterna e barra de segurança no duche). Verificaram-se também diferenças significativas na comparação entre os estádios de mudança no grupo IIa e no grupo IIb em vários domínios da adaptação ambiental. Observaram-se ainda diferenças no índice de risco ambiental médio em todas as situações, nos grupos IIa e IIb. Conclusão: Os resultados apontam para a eficácia da utilização de estratégias motivacionais, baseadas no MTMC, na promoção da adesão a um Programa de Prevenção de Quedas. A adoção de estratégias de comunicação de acordo com o estádio de mudança individual facilita a progressão para outros estádios e, desta forma, a mudança positiva de comportamento. É importante considerar a implementação de programas de educação para a saúde em vários contextos, integrando metodologias baseadas no MTMC, de modo a promover a adesão aos mesmos, contribuindo assim para o empowerment dos indivíduos e, consequentemente, para a adoção de comportamentos promotores de saúde e manutenção da independência do indivíduo.
- A moda e o desporto: análise da tecnologia e da comunicação no equipamento de corridaPublication . Resende, Carolina Nobre Pinto; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoCada vez mais as marcas de vestuário abraçam o sportswear1 como um sector a ter em conta. Miguel Vieira (2017) assegura que não é necessário sacrificar a estética em beneficio dio funcional, pode haver uma fusão dos dois criando coleções em que não exista uma linha clara que separe a sofisticação estética do desempenho, podendo assim, adicionar luxo e design à roupa desportiva. Neste documento estudar-se-á a evolução do desporto, paralelamente à evolução da moda, ao longo das décadas e a evolução tecnológica que permitiu essa superação ao atleta de corrida da atualidade, através do seu equipamento. Apesar da tecnologia atual ainda há muito para se descobrir a respeito do design no desporto. “O que foi?”, “o que é?” e “o que será?”, serão questões que procuraremos responder ao longo deste trabalho. A importância do estudo das temáticas do branding, moda, tecnologia, design e desporto, é indiscutível, uma vez que todo e qualquer atleta depende do seu equipamento para treinar. Segundo Ghorayeb (2013), não existe um atleta de sucesso que não tenha na sua retaguarda uma equipa de especialistas a apoiá-lo. Afirma ainda que, cada vez se tem tornado mais recorrente a superação de recordes mundiais que pareciam impossíveis. A sua teoria, baseia-se no facto do surgimento de novos materiais, tanto a nível das pistas dos corredores como dos equipamentos que estes envergam. Também será explorado o sector da comunicação, percebendo qual o poder que a publicidade tem no consumidor e como pode a marca persuadir o cliente a consumir os seus produtos. Sendo assim, a pergunta central desta investigação é “Qual a relação entre a comunicação e a tecnologia no equipamento dos atletas de corrida?”. Algumas questões que também veremos respondidas serão, “Quais os factores que influenciam um melhor desempenho no corredor?”, “Qual a relação entre tecnologia e moda”, “como podem as fibras causar um impacto positivo em quem as veste?” e “Qual a necessidade das marcas de equipamento desportivo em utilizar novas tecnologias nos seus produtos?” e “Será a comunicação da marca um fator relevante para a sua estratégia de venda?”.