Browsing by Author "Ribeiro, Ana Raquel Rodrigues"
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- Inteligência Emocional e Desempenho Académico nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira InteriorPublication . Ribeiro, Ana Raquel Rodrigues; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: Inteligência emocional (IE) é a habilidade individual para entender, clarificar e regular emoções, refletindo o potencial do indivíduo no comportamento adaptativo inteligente. Segundo Goleman, as pessoas emocionalmente mais desenvolvidas têm vantagem em todos os domínios da vida, sendo mais eficazes, mais satisfeitas e mais capazes de produzir bons resultados no seu quotidiano. Para além disso, a IE tem evidenciado um efeito positivo no sucesso académico, devido a um processo onde se destaca o impacto das emoções na memória e, consequentemente, na aprendizagem. No entanto, a influência das emoções no desempenho cognitivo do indivíduo tem sido uma temática controversa, uma vez que as investigações que relacionam estas variáveis têm revelado resultados inconsistentes. Assim, o principal objetivo deste estudo é avaliar a influência da IE no desempenho académico (DA) dos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI). Materiais e métodos: Este estudo, de tipo observacional transversal, foi realizado com uma amostra 260 estudantes do 2º ao 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da UBI por via da aplicação de um questionário. Este inclui uma parte com questões para caracterização sociodemográfica e avaliação do DA e outra parte com uma escala de avaliação da IE dos participantes, a versão portuguesa modificada e reduzida da Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24). A análise estatística dos dados efetuou-se através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) – versão 25. Resultados: A maioria dos participantes é do sexo feminino (73,9%), sendo que 93,1% tem idade igual ou inferior a 25 anos (média de idade = 22,41 DP=2,04). A média atual das notas dos participantes situa-se entre os 11 e os 18 valores. Os resultados indicam que não há uma correlação estatisticamente significativa entre a IE e o DA, apesar do DA ter uma diferença tendencialmente significativa em função do fator Clareza de sentimentos da IE. A IE e o DA apresentam diferenças estatisticamente significativas em função da idade, com resultados mais elevados no grupo mais velho. O sexo tem uma influência tendencialmente significativa no DA e no fator Atenção às emoções da IE, observando-se melhores resultados no sexo feminino. O ano do curso apenas influencia significativamente o DA. Conclusão: Não se verificou correlação entre a IE o DA dos estudantes. No entanto, concluiuse que a idade tem influência positiva tanto na IE como no DA do aluno. Para além disso, verificou-se também que o sexo feminino tem resultados superiores na IE e no DA e que o ano do curso que o aluno frequenta apenas tem efeito no DA. Apesar dos resultados confirmarem a controvérsia da influência da IE no DA dos estudantes de Medicina, é de salientar a importância da mesma nas suas capacidades adaptativas enquanto alunos e futuros profissionais de saúde.