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- Inteligência Emocional e Desempenho Académico nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira InteriorPublication . Ribeiro, Ana Raquel Rodrigues; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: Inteligência emocional (IE) é a habilidade individual para entender, clarificar e regular emoções, refletindo o potencial do indivíduo no comportamento adaptativo inteligente. Segundo Goleman, as pessoas emocionalmente mais desenvolvidas têm vantagem em todos os domínios da vida, sendo mais eficazes, mais satisfeitas e mais capazes de produzir bons resultados no seu quotidiano. Para além disso, a IE tem evidenciado um efeito positivo no sucesso académico, devido a um processo onde se destaca o impacto das emoções na memória e, consequentemente, na aprendizagem. No entanto, a influência das emoções no desempenho cognitivo do indivíduo tem sido uma temática controversa, uma vez que as investigações que relacionam estas variáveis têm revelado resultados inconsistentes. Assim, o principal objetivo deste estudo é avaliar a influência da IE no desempenho académico (DA) dos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI). Materiais e métodos: Este estudo, de tipo observacional transversal, foi realizado com uma amostra 260 estudantes do 2º ao 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da UBI por via da aplicação de um questionário. Este inclui uma parte com questões para caracterização sociodemográfica e avaliação do DA e outra parte com uma escala de avaliação da IE dos participantes, a versão portuguesa modificada e reduzida da Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24). A análise estatística dos dados efetuou-se através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) – versão 25. Resultados: A maioria dos participantes é do sexo feminino (73,9%), sendo que 93,1% tem idade igual ou inferior a 25 anos (média de idade = 22,41 DP=2,04). A média atual das notas dos participantes situa-se entre os 11 e os 18 valores. Os resultados indicam que não há uma correlação estatisticamente significativa entre a IE e o DA, apesar do DA ter uma diferença tendencialmente significativa em função do fator Clareza de sentimentos da IE. A IE e o DA apresentam diferenças estatisticamente significativas em função da idade, com resultados mais elevados no grupo mais velho. O sexo tem uma influência tendencialmente significativa no DA e no fator Atenção às emoções da IE, observando-se melhores resultados no sexo feminino. O ano do curso apenas influencia significativamente o DA. Conclusão: Não se verificou correlação entre a IE o DA dos estudantes. No entanto, concluiuse que a idade tem influência positiva tanto na IE como no DA do aluno. Para além disso, verificou-se também que o sexo feminino tem resultados superiores na IE e no DA e que o ano do curso que o aluno frequenta apenas tem efeito no DA. Apesar dos resultados confirmarem a controvérsia da influência da IE no DA dos estudantes de Medicina, é de salientar a importância da mesma nas suas capacidades adaptativas enquanto alunos e futuros profissionais de saúde.
- Influência do pensamento Lean e dos sistemas de informação na eficiência dos portos de AngolaPublication . José, Inácio; Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido; Amoros, JesusNa conjuntura da crise que atravessamos, a abordagem da simplificação dos serviços e para maior eficiência dos portos angolanos é necessário haver uma orientação baseada na integração da comunicação entre portos para um desenvolvimento fundamentado nas especificidades e satisfação de seus clientes. Para atingir esse objectivo urge fazer-se investimentos massivos para o melhoramento cada vez maior no atendimento ao cliente. Os portos angolanos devem procurar formas de maximizar os seus lucros investindo numa relação interactiva com o cliente para proporcionar benefícios para ambas as partes. Essas relações devem ser duradouras e ter como pedra angular um atendimento eficiente e de qualidade, pois um cliente satisfeito além de ser rentável é um dos mais fortes meios de publicidade de um bom serviço prestado. Este trabalho embora académico tem como preocupação analisar a influência do pensamento lean na melhoria da eficiência dos portos, através da integração das informações que estão no imenso conjunto de sistemas de tecnologias de informação (TI) utilizados em cada um dos portos em Angola. Portanto, esse grande desafio é de haver em cada porto soluções e linguagens específicas. Então, há toda a necessidade de fazer convergir tudo para uma linguagem única, pois, ao receber as informações, a partir de um banco de dados, deve-se enviar esses dados às diversas autoridades portuárias e seus intervenientes. Deve-se desenvolver o sistema de um porto para depois integrar todos numa única central de dados. Esse enorme desafio de investigação passa na padronização dos sistemas de TI de todos os portos em Angola, para fazer com que possam trocar informações entre si e em tempo real. A aposta na tecnologia de informação é para aumentar a competitividade e a eficiência nos portos angolanos. Esse novo paradigma faz parte de acções estratégicas para alavancar o sector portuário em Angola, tal como a desburocratização do sistema, a própria competitividade e estimulo ao comércio exterior, porque quase a totalidade das exportações e importações passam pelos portos, por isso deve-se assegurar a eficiência desse sector que é algo fundamental para o comércio e desenvolvimento de Angola.