Browsing by Author "Rocha, Ana Raquel Ferreira"
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- Estratégias de Marketing Digital no Turismo: Um Estudo sobre a Perspetiva do Consumidor TurísticoPublication . Rocha, Ana Raquel Ferreira; Estevão, Cristina Maria Santos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasQue o turismo é uma das principais atividades que mais contribui para o crescimento e desenvolvimento de um país ou região, já não é novidade nos dias de hoje. Este é um setor que possibilita o progresso socioeconómico de determinado destino e que envolve os esforços de diversos operadores representativos de diversos outros setores, que entre si constroem relações negociais e contribuem mutuamente para o sucesso de ambas as áreas. O setor turístico é caracterizado pela sua forte conexão entre os seus operadores e os seus consumidores e esta ligação tem vindo a ser adaptada consoante as melhorias tecnológicas que se têm desenvolvido, sendo hoje em dia bastante influenciada por todo o meio digital que envolve a sociedade atual. Com as mais recentes transformações digitais, não só os setores se adaptaram como também os seus consumidores, que por sua vez se tornaram mais informados, exigentes e com um comportamento de compra mais digital, passando a utilizar meios digitais com mais frequências em todas as fases do seu processo de tomada de decisão e compra. Desta forma, o turismo reconheceu a oportunidade e começou cada vez mais a integrar as diversas plataformas digitais nas suas estratégias de negócio, nomeadamente nas suas estratégias de marketing. Através destas plataformas, os operadores turísticos conseguem se destacar da sua concorrência e conseguem obter um contacto mais direto com o seu público-alvo, o que lhes permite arrecadar informações sobre o perfil e comportamento deste, que serão essenciais para a definição de estratégias futuras. Perante este cenário, este estudo propõe-se a alcançar o objetivo geral de compreender qual a perspetiva dos consumidores turísticos, em relação às ferramentas e processos digitais que são utilizados pelos operadores turísticos. Para tal, a metodologia aplicada consistiu na difusão online de inquéritos, a indivíduos pertencentes às gerações Y e Z, residentes em território nacional, e através dos quais se obteve uma amostra de 251 respondentes. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o consumidor de turismo apresenta uma frequência de uso significativa de meios digitais e que se assistiu a um reconhecimento positivo do aumento das estratégias de marketing digital no setor do turismo, evidenciando deste modo a eficiência das ferramentas digitais aplicadas pelos operadores turísticos.