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- Desenvolvimento de um motor foguete de combustível sólidoPublication . Reis, Alexandre Matias dos; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO seguinte documento tem como objetivo descrever sucintamente o processo de desenvolvimento de um motor foguete de combustível sólido, aplicado ao longo do último ano pelo autor enquanto participante na competição EuRoc. O processo pode ser dividido em duas componentes: a componente computacional (simulação e dimensionamento) e a componente prática (produção, teste e medição). É fornecida uma breve introdução aos motores foguete de combustível sólido. Definições e equações fundamentais são aqui explicitamente expostas. Parte de seguida para o bocal propulsivo onde as equações termodinâmicas necessárias para o entender são expostas. Este capítulo termina com uma secção dedicada à teoria de propelente, onde se incluem definições importantes, métodos de medição da taxa de queima e fatores que a alteram e podem levar à falha do motor. Posteriormente descreve-se o algoritmo, e respetivas equações, utilizado para simular, em MATLAB, o desempenho do motor a nível da pressão e força de tração produzidas, entre outros parâmetros. Este script é posteriormente utilizado para comparar os seus resultados com os dados obtidos em testes práticos, e assim validar o dimensionamento final do motor. É também descrita toda a componente prática do trabalho desenvolvido. Desde os instrumentos utilizados na produção de propelente, os motores à escala e os testes efetuados, bem como todo o sistema de medição desenvolvido. Todo o processo de desenvolvimento do sistema de medição é sucintamente descrito, seguido da produção de propelente e testes realizados, onde é efetuada a comparação entre os resultados obtidos e os simulados pela ferramenta computacional desenvolvida. Este capítulo termina com o desenvolvimento e teste de um motor à escala real estruturalmente sobredimensionado, com o intuito de aprovar o dimensionamento interno antes da produção de um motor final otimizado.
- Development of an Attitude Determination and Control System for ANTAEUSPublication . Guerreiro, Guilherme Gomes; Guerman, Anna; Branco, JoãoThe Astrophysical Nanosatellite for Technological Advancement and High-Energy Universe Studies (ANTAEUS) is a CubeSat project developed by students of several institutions, mainly the universities of Beira Interior (UBI), Porto (FEUP), and Coimbra (UC), whose main mission objective is the measurement of gamma-ray bursts from distant galaxies. To this effect, the satellite must perform a series of spectroscopy, imaging and polarization techniques and relay the resulting data back to ground. This dissertation details the design, development, modelling and validation of the Attitude and Orbital Determination and Control System (AODCS) which will enable the correct pointing conditions for the retrieval of relevant scientific data for the mission. One of the underlying goals of the project is to use low-cost and low-power hardware, namely the use of a magnetorquer board and a single reaction wheel, making the actuator subsystem the main driver for the proposed control solution. The AODCS consists of an Extended Kalman Filter for attitude estimation, guidance modes for nadir and inertial pointing, and a control block consisting of a pointing mode which integrates a proportional-derivative (PD) controller with a One-Step Greedy Actuator Management Function for actuator torque allocation. This system is modelled using MATLAB Simulink®. The proposed subsystem was tested against a detailed model of the satellite environment, including the Earth's magnetic field, solar radiation pressure, gravity gradient and the atmospheric drag present in Low Earth Orbit. This model demonstrates successful pointing and mission results using a novel controller which can be applied in complex aerospace control systems with diverse applications.
- Marketing Digital no mercado tradicional HYPE DIGITALPublication . Martins, Ana Margarida dos Santos; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraAtualmente, é fundamental que as empresas tenham contacto com os clientes nas mais diversas formas, seja ele, contacto direto ou indireto. Este contacto é essencial, pois, dia a pós dia, o consumidor mostra-se mais exigente e a concorrência é cada vez mais feroz independentemente da sua área de atuação. Tal contexto exige que a empresas desenvolvam estratégias para estar mais próximas dos clientes e esse é o papel do marketing. Durante o estágio comecei por perceber o que era o mundo do trabalho nesta área, na vertente online. Pois o estágio funcionou online e não de um modo tradicional, o presencial. O que acaba por ser dois mundos diferentes para esta área. Aprendi como analisar uma empresa de forma analítica, aprendi também a fazer um benchmarking de várias empresas de modo a tirar pontos positivos que pudessem ser aplicados nos post dos parceiros da empresa. A edição de imagem foi um dos maiores desafios do estágio pois a experiência não era muita e foi necessário aprender várias formas e maniras de editar as imagens. Foi uma experiência enriquecedora pois pude perceber um pouco o que era o mundo do trabalho na área que decidi estudar. Para alem disso conheci este mundo do marketing um pouco mais por dentro.
- Luxo, Moda e Sustentabilidade: Entre o Discurso e a PráticaPublication . Oliveira, Madalena Bento de Vasconcelos Pastor de; Moura, Catarina Isabel Grácio deEste estudo centra-se na forma como as marcas de moda de luxo comunicam o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo como objetivo analisar a relação e a coerência entre o discurso produzido sobre este tema e as práticas implementadas. A investigação tem em consideração a ênfase crescente colocada por estas marcas na produção sazonal (nalguns casos em detrimento dos seus “clássicos”) procurando integrar e/ou gerar tendências que, por definição, se caracterizam pelo seu curto prazo de validade. Agindo deste modo, torna-se legítimo questionar a sustentabilidade de práticas que, tal como observamos no segmento conhecido como fast fashion, privilegiam um sistema de drops frequentes e sucessivos, a rápida rotatividade e, potencialmente, o descarte, em detrimento da qualidade e da durabilidade expectáveis de uma marca de luxo — em paralelo com os constantes aumentos de preço que vêm acontecendo no setor premium desde 2019. Tendo em vista a exposição e análise da problemática exposta, a dissertação estrutura-se, primeiro, a partir do seu enquadramento conceptual e, depois, da elaboração de um estudo de caso que tem como objeto as marcas Prada e Gucci, observando-se o modo como estas (se) comunicam através de distintas plataformas digitais e procurando compreender em que medida duas das marcas de luxo com maior volume de vendas nos últimos anos demonstram o seu compromisso com a sustentabilidade tanto ao nível do discurso que produzem, como das práticas que implementam.
- Relatório de Estágio – Vitória Sport Clube (Sub-15 e Sub-13)Publication . Santos, Joel Duarte dos; Ferraz, Ricardo Manuel Pires; Branquinho, Luís Filipe CardosoNo âmbito do 2º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto - Treino Desportivo, na Universidade da Beira Interior, foi realizado um estágio curricular na equipa profissional do Vitória Sport Clube - Futebol SAD. Este relatório teve como objetivo descrever a experiência vivenciada durante a época desportiva em relação à área de intervenção do estagiário. Em adição, foi realizado um trabalho de investigação que teve com principal objetivo verificar os efeitos da aplicação de um programa específico de exercícios de ginásio, no desempenho físico de jogadores sub-13 Foi realizado um trabalho de investigação, que teve como principal objetivo verificar os efeitos de um programa de treino específico que incorporava movimentos específicos (Agachar, Empurrar, Puxar, Levantar e Estabilizar), no desempenho físico de jogadores sub-13. Os resultados permitiram verificar a existência de diferenças significativas na melhoria de todas as componentes avaliadas entre o primeiro período (M1) e o segundo período (M2). Em adição, verificou-se que após o período de destreino(M3), houve melhorias significativas nas componentes de aceleração (10m) e velocidade (20m), entre M2 e M3, e essas melhorias também foram observadas entre M1 e M3, onde também foram verificadas melhorias em relação à resistência. Em resumo, o plano de treino teve um efeito positivo em todas as componentes, destacando-se a resistência. Esses resultados fornecidos, são valiosos para o treino desportivo e, podem ajudar a otimizar os programas de treino para jovens atletas.
- Estratégias de Marketing Digital no Turismo: Um Estudo sobre a Perspetiva do Consumidor TurísticoPublication . Rocha, Ana Raquel Ferreira; Estevão, Cristina Maria Santos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasQue o turismo é uma das principais atividades que mais contribui para o crescimento e desenvolvimento de um país ou região, já não é novidade nos dias de hoje. Este é um setor que possibilita o progresso socioeconómico de determinado destino e que envolve os esforços de diversos operadores representativos de diversos outros setores, que entre si constroem relações negociais e contribuem mutuamente para o sucesso de ambas as áreas. O setor turístico é caracterizado pela sua forte conexão entre os seus operadores e os seus consumidores e esta ligação tem vindo a ser adaptada consoante as melhorias tecnológicas que se têm desenvolvido, sendo hoje em dia bastante influenciada por todo o meio digital que envolve a sociedade atual. Com as mais recentes transformações digitais, não só os setores se adaptaram como também os seus consumidores, que por sua vez se tornaram mais informados, exigentes e com um comportamento de compra mais digital, passando a utilizar meios digitais com mais frequências em todas as fases do seu processo de tomada de decisão e compra. Desta forma, o turismo reconheceu a oportunidade e começou cada vez mais a integrar as diversas plataformas digitais nas suas estratégias de negócio, nomeadamente nas suas estratégias de marketing. Através destas plataformas, os operadores turísticos conseguem se destacar da sua concorrência e conseguem obter um contacto mais direto com o seu público-alvo, o que lhes permite arrecadar informações sobre o perfil e comportamento deste, que serão essenciais para a definição de estratégias futuras. Perante este cenário, este estudo propõe-se a alcançar o objetivo geral de compreender qual a perspetiva dos consumidores turísticos, em relação às ferramentas e processos digitais que são utilizados pelos operadores turísticos. Para tal, a metodologia aplicada consistiu na difusão online de inquéritos, a indivíduos pertencentes às gerações Y e Z, residentes em território nacional, e através dos quais se obteve uma amostra de 251 respondentes. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que o consumidor de turismo apresenta uma frequência de uso significativa de meios digitais e que se assistiu a um reconhecimento positivo do aumento das estratégias de marketing digital no setor do turismo, evidenciando deste modo a eficiência das ferramentas digitais aplicadas pelos operadores turísticos.
- Estudo da perceção dos consumidores relativa às embalagens de cosmética para dermatite atópicaPublication . Barbosa, Alexandra Ferreira; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraO objetivo deste trabalho consiste em compreender quais os elementos presentes da embalagem que estimulam o consumidor a adquirir um produto de skin care para peles atópicas. Dessa forma compreende-se que este estudo realça a manipulação da cor, design e preço, de maneira a focar quais destes mecanismos são o fator que as empresas devem focar na elaboração e lançamento de packaging. Foram realizadas 40 entrevistas, a 34 participantes do género feminino e 6 do género masculino. Adicionalmente, a amostra total de 40 participantes foi dividida igualmente em 2 grupos. No grupo A foram integrados os participantes com dermatite atópica, e no grupo B, foram incluídos os participantes com ausência desta condição. Nas entrevistas realizadas, foram apresentados um conjunto de embalagens onde o respondente teria de escolher as 3 eleitas e ordená-las por ordem de preferência. Consoante as suas decisões iriamos compreender as suas motivações. O passo seguinte serviu para entender qual o design que o mesmo tinha mais interesse e se esse traduziase no mais caro aos seus olhos. De seguida, apresentamos uma opção de troca, entre as suas preferências de maneira a compreender se o respondente ponderava a quantidade oferecida em valores absolutos e relativos, e se o seu interesse se sujeitava à quantidade de produto ou ao formato da embalagem. Por fim, quisemos compreender as expectativas criadas pelo inquirido consoante as cores e as ilustrações presentes nas embalagens. Os resultados sugerem que uma marca que queria entrar no mercado, terá mais sucesso ao usufruir cores de uma marca já renomada no mercado. No entanto, o consumidor não irá por como prioridade o formato da embalagem se esta tiver ao mesmo preço, mas oferecer uma menor quantidade de produto em comparação à sua segunda ou terceira preferência. E que há cores que são associadas há sua composição, como por exemplo o verde a produtos naturais e o azul a formulas à base de água.
- Eficiência Energética em Redes de Sensores sem Fios para Agricultura de PrecisãoPublication . Pungo, Érica Mayra Sabino; Velez, Fernando José da SilvaA agricultura de precisão vem facilitar as tarefas dos agricultores, disponibilizando tecnologias que evitam desperdícios, previnem dos impactos ambientais, aumentam a produtividade, reduzem os custos, melhoram a qualidade do produto, resultando em colheitas mais eficientes e sustentáveis. A agricultura de precisão depende da Internet of Things (IoT) para recolher, transmitir e analisar dados em tempo finito, o que é essencial para otimizar a produção agrícola, reduzir custos e melhorar a eficiência. A IoT desempenha um papel fundamental na modernização e na promoção da sustentabilidade na agricultura. Ao longo do tempo, a utilização da IoT tem crescido exponencialmente devido à capacidade de conectar objetos do quotidiano e suas numerosas vantagens, como aprimoramento da eficiência energética, redução de custos de instalação e facilidade de utilização, entre outros. A IoT permite controlar e integrar ambientes, como os de automação residencial e de setores agrícolas, com o objetivo de proporcionar conforto, segurança e eficiência energética, por exemplo, em residências e em outros contextos. O projeto associado a esta dissertação de mestrado consiste no desenvolvimento de um sistema de rega utilizando tecnologia de comunicação sem fios para controlo e comunicação eficiente até uma determinada distância. Mais especificamente, o projeto concentra-se na aplicação da tecnologia IEEE 802.15.4. Considera-se a plataforma de interface gráfica Blynk para criar um painel que permite a visualização dos níveis de humidade e temperatura. O sistema é gerido por um Raspberry Pi. A configuração do sistema de rega envolve a utilização de uma mini bomba submersível em água, de um sensor de temperatura e de um sensor de humidade do solo ligados a um Arduíno Uno. Este sensor comunica os valores da humidade para o Raspberry Pi. O sistema de rega é controlado remotamente pelos Raspberry Pis ou computadores utilizando, a informação disponibilizada pelos nós sensores. No decorrer do trabalho conseguiu-se constatar as vantagens da utilização dos módulos XBEE. Os resultados dos testes de alcance comprovaram, que a eficiência da comunicação realizada entre os nós XBEE é diferenciada dependendo da distância. E foi possível comparar os dois modos de operação (Application Programming Interface, API, e modo transparente, AT) e percebeu-se que o modo AT é mais fácil de utilizar e económico, pelo facto de fazer configurações diretas e comunicações básicas. De acordo com os requisitos do nosso projeto não houve interesse em utilizar o modo API.
- Estudo da viabilidade do pêlo do cão Serra da Estrela para a produção de compósitos verdesPublication . Gomes, Alexandra Soledade da Costa; Vieira, Joana Magalhães Gonçalves Costa; Vieira, André Ferreira Costaemergência ambiental tem alertado consumidores e indústrias a escolher produtos derivados de fontes renováveis em detrimento de derivados de petróleo. No caso particular da indústria de compósitos, os trabalhos de I&D têm sido constantes de modo a conseguir a substituição das fibras sintéticas tradicionais por fibras naturais, mantendo ou melhorando as propriedades do material. Os compósitos verdes são ecológicos, de baixo custo, baixo peso e boas propriedades mecânicas e térmicas, tornando-os essenciais para manter a sustentabilidade na indústria dos materiais. As fibras naturais de origem vegetal dominam o campo de pesquisa de fibras substitutas às fibras sintéticas, deste modo no presente trabalho foi estudada a viabilidade de aplicação de fibra natural de origem animal, o pêlo de lã de cão Serra da Estrela, em compósitos verdes. Neste trabalho foram desenvolvidos compósitos com lã de cão Serra da Estrela com diferentes tratamentos químicos e resina epóxi verde, realizou-se a caracterização das fibras por Difração de Raios-X (DR-X), a sua análise no Microscópio eletrónico de varrimento (SEM) e ainda a molhabilidade da fibra. Foram ainda estudadas e analisadas as propriedades mecânicas dos compósitos através dos ensaios mecânicos de tração, flexão e relaxamento. Por fim, foi realizada uma discussão critica dos resultados obtidos nos ensaios realizados, onde foi possível verificar que o tratamento com o álcool polivinílico (PVA) danificou a fibra, comprometendo o desempenho do compósito, e que o compósito de fibra de lã de cão sem tratamento e a tratada com hidróxido de sódio (NaOH) tiveram comportamentos similares, pelo que foi possível verificar que o tratamento com NaOH apenas funcionou como um tratamento de lavagem das fibras.
- Lipidic aptamer-nanoparticle development for HPV associated cervical cancerPublication . Lopes, Melanie de Carvalho; Cruz, Carla Patricia Alves Freire Madeira da; Nunes, Jéssica LopesHuman Papillomavirus (HPV) is the main cause of cervical cancer, which is the second leading cause of cancer death in women. The main therapies for this disease include surgery, chemotherapy, and radiotherapy, are intrusive and have many adverse effects. Several studies have therefore been conducted to improve the therapeutic strategies used in cervical cancer lesions associated with persistent HPV infection. Formulations have been widely used to treat vaginal lesions and are frequently recommended for the topical application of drugs. In this dissertation, liposomes functionalized with a DNA aptamer called AT11 and an acridine orange derivative C8 were produced. This aptamer was used to improve the selectivity of liposomes for cancer cells. Subsequently, the liposomes produced were incorporated into a formulation, prepared based on the universal placebo formulation, which included oregano essential oil (OEO) and their cytotoxic effect was evaluated. After the formulations were produced, they were characterized in terms of pH, buffering capacity, viscosity, osmolality, and bioadhesion, as well as the permeation of C8 into vaginal tissue. To assess its biological effect, cell viability, and internalization tests were carried out using the MTT assay and confocal microscopy, respectively. In addition, resistance to different microorganisms was also assessed. The prepared formulations were able to internalize cells and reduce cell viability, especially in cancer cell lines. At the same time, the formulations showed a promising effect in tests with microorganisms since they showed antibacterial and antifungal effects. In short, these results suggest that OEO can increase the cytotoxic effect of liposomes with associated C8 and that AT11 promotes their selectivity for cancer cells.