Browsing by Author "Rocha, Daniela Catarina Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem ao Doente com Perturbação do EquilíbrioPublication . Rocha, Daniela Catarina Ferreira da; Pérez, Francisco José ÁlvarezO equilíbrio corporal depende essencialmente da contribuição de três principais sistemas: o visual, o vestibular e o propriocetivo. Qualquer anomalia ao longo destes sistemas ou a nível encefálico, onde é feita a análise e integração das diversas informações, pode despoletar uma perturbação do equilíbrio. Para descrever essa perturbação, geralmente o doente menciona a tontura, como queixa no atendimento agudo. Contudo, sabe-se que esta queixa pode ser a tradução de sensações muito distintas. As principais categorias associadas a alterações do equilíbrio, são frequentemente: a vertigem, o desequilíbrio, a pré-síncope e um grupo abrangente de tontura inespecífica. A tontura constitui portanto, uma causa muito frequente de procura de ajuda médica, sendo um sintoma muito inespecífico. Perante um doente com esta queixa, o examinador deve ser capaz de identificar a real sensação envolvida, através de uma anamnese detalhada. Isto permitirá o enquadramento num dos grupos anteriores, o que será fundamental para auxiliar no diagnóstico diferencial. Para efeitos da prática clínica, a identificação da categoria Vertigem, assume particular destaque, já que pode predizer situações ameaçadoras de vida, que exigem identificação e tratamento precoces. Isolada ou acompanhada de outros sintomas/ sinais clínicos, pode advir de lesões em diversas localizações, como o ouvido interno ou níveis mais centrais, como o tronco cerebral. Esta dissertação, pretende essencialmente através de algoritmos simples e práticos, orientar e dirigir o raciocínio do examinador no sentido da entidade clínica envolvida, perante um doente com queixa de tontura. Para a sua elaboração serão tidos em conta os achados mais frequentes, quer da clínica quer do exame objetivo, referentes às patologias que poderão estar em causa, segundo a literatura científica.