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- O meu vento é o norte: A realização como performancePublication . Silveira, Mariana da Silva; Nogueira, Luis Carlos da CostaEste relatório descreve o processo de criação do curta-metragem O meu vento é o norte, da sua concepção à pós-produção, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto Final do Mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior. Construído a partir do diário de criação da argumentista e realizadora, o trabalho oferece um relato a cerca da criação do filme e uma reflexão sobre o modo experimental e livre de produção assumido. Com uma equipe reduzida formada apenas pela realizadora e o diretor de fotografia, o método de produção do filme consiste em uma livre improvisação adotada no momento das rodagens, sem fazer uso de guião, decupagem ou cronogramas. As imagens captadas passam por um processo de seleção e são guardadas até o momento da montagem, quando todo o material é visionado e se descobre a forma do filme e a sua narrativa. O processo de realização do filme é descrito e dividido em três etapas: notas introdutórias, diário de criação e notas conclusivas. Após as notas introdutórias que detalham as especificidades do projeto, o seu modo de produção e as influências estéticas fulcrais, parte-se para o diário de criação propriamente dito, que abrange os dezessete meses de desenvolvimento do curta-metragem. Nesta parte, descreve-se cada uma das diárias de rodagem, fazem-se observações de pré-produção, comentam-se referências estéticas, refletem-se leituras teóricas, analisa-se o método de montagem e a pós-produção de imagem e som, para além de reflexões gerais sobre o conjunto do processo. Discutem-se igualmente temas como métodos de escrita, cinema sensorial, corpo e performance, escolhas de realização, experimentações estéticas e filmagens na natureza. As notas conclusivas procuram abordar de forma crítica o processo de criação de O meu vento é o norte, refletindo as experiências vividas ao longo do projeto, além de apontar possíveis caminhos para a estética desenvolvida.
- Abordagem ao Doente com Perturbação do EquilíbrioPublication . Rocha, Daniela Catarina Ferreira da; Pérez, Francisco José ÁlvarezO equilíbrio corporal depende essencialmente da contribuição de três principais sistemas: o visual, o vestibular e o propriocetivo. Qualquer anomalia ao longo destes sistemas ou a nível encefálico, onde é feita a análise e integração das diversas informações, pode despoletar uma perturbação do equilíbrio. Para descrever essa perturbação, geralmente o doente menciona a tontura, como queixa no atendimento agudo. Contudo, sabe-se que esta queixa pode ser a tradução de sensações muito distintas. As principais categorias associadas a alterações do equilíbrio, são frequentemente: a vertigem, o desequilíbrio, a pré-síncope e um grupo abrangente de tontura inespecífica. A tontura constitui portanto, uma causa muito frequente de procura de ajuda médica, sendo um sintoma muito inespecífico. Perante um doente com esta queixa, o examinador deve ser capaz de identificar a real sensação envolvida, através de uma anamnese detalhada. Isto permitirá o enquadramento num dos grupos anteriores, o que será fundamental para auxiliar no diagnóstico diferencial. Para efeitos da prática clínica, a identificação da categoria Vertigem, assume particular destaque, já que pode predizer situações ameaçadoras de vida, que exigem identificação e tratamento precoces. Isolada ou acompanhada de outros sintomas/ sinais clínicos, pode advir de lesões em diversas localizações, como o ouvido interno ou níveis mais centrais, como o tronco cerebral. Esta dissertação, pretende essencialmente através de algoritmos simples e práticos, orientar e dirigir o raciocínio do examinador no sentido da entidade clínica envolvida, perante um doente com queixa de tontura. Para a sua elaboração serão tidos em conta os achados mais frequentes, quer da clínica quer do exame objetivo, referentes às patologias que poderão estar em causa, segundo a literatura científica.