Browsing by Author "Rodrigues, Cristina Maria Alves"
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- Criatividade no Ensino SuperiorPublication . Rodrigues, Cristina Maria Alves; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Simões, Maria de Fátima de JesusAs abordagens mais recentes à criatividade dão conta que a expressão do comportamento criativo não se esgota no indivíduo, mas também elementos do ambiente em que este está inserido podem ter influência nessa expressão (Alencar & Fleith, 2003). A família, a escola, o ambiente de trabalho, e o contexto sociocultural são exemplos de agentes influentes no desenvolvimento do potencial criativo dos indivíduos (Runco, 2007). Contudo, a expressão criativa tem sido inibida, além de que os ambientes onde o individuo atua não fomentam a sua expressão. No contexto escolar, apesar do reconhecimento da sua importância, é onde se colocam provavelmente os maiores obstáculos à promoção da criatividade. As instituições escolares apresentam-se como meios muito estruturados e normativos, orientados por regras rígidas, onde se apela ao conformismo, à comparação, à competição imposta pelas medidas de avaliação, à pressão para o realismo e à falta de tempo e espaço para o desenvolvimento da curiosidade (Bahia & Nogueira, 2005; Lubart, 2007). Posto isto, este estudo objetivou investigar as distintas modalidades de barreiras à expressão da criatividade pessoal de acordo com a perspetiva de estudantes universitários. Adicionalmente, pretendeu-se analisar eventuais diferenças na frequência das diversas modalidades de barreiras, tendo em conta variáveis como o género, o curso e o ano escolar. Participaram no estudo 129 estudantes (59,7% do género feminino, n=77 e 40,3% do género masculino, n=52), com uma média de idade de 21 anos (dp=3,13), que se encontravam a frequentar o 1º ou 3º ano dos cursos de licenciatura em Psicologia, Medicina e Design de Moda. Foi utilizada a versão portuguesa (em português europeu) do Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal (Morais, Almeida, Alencar & Fleith, 2014). Os resultados encontrados permitem concluir que os estudantes destacam como principal barreira à sua criatividade pessoal a “Falta de tempo/Oportunidade”. Obtiveram-se diferenças estatisticamente significativas entre estudantes universitários do sexo masculino e feminino em “Repressão social” e “Motivação”, entre estudantes do 1º e 3º ano em “Inibição/Timidez” e “Repressão social”, e entre estudantes dos diferentes cursos em “Inibição/Timidez”, “Falta de tempo” e “Repressão social”. Os resultados apontam que os estudantes do Ensino Superior percecionam quer barreiras de ordem individual quer de ordem ambiental que inibem a sua criatividade pessoal.
