Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-5"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Alterações da função lacrimal com o uso de lentes de contacto hidrófilas mensaisPublication . Sarmento, Rafael Freire; Ferreira, Francisco Miguel Pereira BrardoIntrodução: Uma adequada função lacrimal é condição essencial para garantir não só uma correta adaptação de lentes de contacto como uma boa manutenção das funções fisiológicas da córnea durante a utilização das mesmas. Contudo, nem sempre estes requisitos são verificados e está diretamente relacionado com diversos fatores, nomeadamente o regime de utilização, o tipo de material e o sistema de manutenção utilizado. Objetivo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar as alterações induzidas na estabilidade, qualidade e volume lacrimal, após um mês de utilização de lentes de contacto hidrófilas em regime diário. Métodos: Com uma tipologia de estudo prospetivo duplo cego e para uma amostra de 20 pessoas, com uma média de idade de 21,64 ± 1,21 anos, fez-se uma avaliação antes da adaptação das lentes de contacto e após um mês de utilização das mesmas. Nestas avaliações foram medidos os valores do tempo de rutura lacrimal não invasivo, do padrão lipídico (com e sem lente) e da altura do menisco lacrimal com o auxílio de um Tearscope® e com recurso a técnicas de biomicroscopia. Resultados: Não se registaram alterações estatisticamente significativas na generalidade dos parâmetros, salientando-se duas exceções: na qualidade lacrimal, onde se apresentou um decréscimo para todas as lentes, do início para o fim do mês de utilização das mesmas, sendo significativo numa das lentes de silicone-hidrogel; e na qualidade lacrimal com lente de contacto, onde se regista uma diferença entre o uso de duas lentes, sendo uma de alta hidrofilia e outra de silicone-hidrogel. Conclusões: Com base nos resultados obtidos e comparando com estudos similares é possível concluir que a função lacrimal não apresenta alterações significativas durante o uso deste tipo de lentes de contacto. Contudo, é de salientar que a ausência de correlação entre o tempo de rutura lacrimal não invasivo e o padrão lacrimal ao fim de um mês de utilização, poderá estar relacionada com a tipologia de população usada neste estudo.
 - Comunicação dialógica e participação políticaPublication . Rocha, Lurdes Filipa Teixeira da; Serra, Joaquim Mateus PauloA comunicação política é a ferramenta que mantém em contacto os partidos políticos e os cidadãos. Recentemente, a sua prática tem sido obrigada a adaptar-se às alterações, decorrentes da evolução técnica dos meios de comunicação. Tal reflete-se na realidade virtual e participativa. A web 2.0 trouxe não só a digitalização dos meios de comunicação tradicionais, mas também a oportunidade de as organizações se aproximarem dos públicos através das ferramentas dialógicas. Estas ferramentas, uma vez integradas nos websites partidários, abrem as portas da sede digital às opiniões dos cidadãos, agora chamados “utilizadores”. Estes são conhecedores do meio, produzem informação e percebem quando as organizações realmente tomam em consideração as suas opiniões e interesses. Neste sentido, o papel do profissional de relações públicas é cada vez mais relevante na gestão dos relacionamentos com os públicos através do diálogo. E como a internet é um meio em constante mudança, a organização partidária, juntamente com os responsáveis de relações públicas, deve preocupar-se em desenvolver uma comunicação responsável, que transmita confiança aos públicos e que respeite o ciclo natural do diálogo.
 - Motivações para participar em testes de produtos relacionados com saúdePublication . Leal, Joana Andreia Ferreira; Paço, Arminda Maria Finisterra doO número de testes de produtos relacionados com saúde e ensaios clínicos tem vindo a sofrer uma redução em Portugal. Este facto torna-se preocupante uma vez que pode significar perda de competitividade de Portugal nesta área. Esta tendência pode dificultar ou impedir benefícios de ordem social e política (PWC, 2013). Face à realidade apresentada devem ser implementadas medidas para reverter este cenário. De modo a resolver os problemas associados à redução de testes de produtos relacionados com saúde e ensaios clínicos, será importante compreender quais as motivações dos indivíduos para participarem neste tipo de estudos. Neste trabalho pretende descobrir-se se os motivos para aceitar ou recusar participar apontados na literatura existente (e realizados noutros países) são similares aos que este estudo específico poderá vir a encontrar, quais são as ferramentas de comunicação de marketing mais apelativas e se as variáveis sociodemográficas (género, instituição) influenciam a predisposição para participar. A amostra recolhida para a presente investigação é composta por estudantes universitários da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico do Porto e os dados foram recolhidos através de um questionário. Os resultados da presente investigação demonstram que o interesse e as motivações da amostra podem aumentar através da utilização de ferramentas de marketing e comunicação podendo incentivar os indivíduos a uma maior participação neste tipo de estudos.
 - Brand Sense nas marcas brasileiras Analise dos cinco sentidos humanos nas marcas do Brasil.Publication . Bassoli, Nasthadja; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEste trabalho tem como tema analisar o Brand Sense nas marcas brasileiras. Hoje as marcas já tem um aroma, uma música que causa a notoriedade na mente do consumidor. A função da dissertação é saber se instigar os cinco sentidos humanos dentro de uma loja, é necessidade ou futilidade para o sucesso, e com isso os clientes procurem sempre por estas marcas antes de procurar pela concorrência . Em pesquisas, aroma, música e atendimento exclusivo faz toda a diferença na experiencia do consumidor no ponto de venda. Para que essa experiência seja positiva, a marca precisa fazer com que os cinco sentidos humanos, sejam explorados com a perfeita intenção de agradar o seu público alvo. Atingindo todas essas metas, fará com que a marca receba do cliente uma atenção especial, ou seja, gravada em sua mente, o aroma, a visualização, o som, e trará sempre uma belíssima recordação da marca.
 - Comunicação nas Instituições de Ensino SuperiorPublication . Gonçalves, Maria Gabriela Pinto da Silva Ranito; Gonçalves, Gisela Marques PereiraA gestão da comunicação nas instituições de ensino superior sofreu fortes alterações com a entrada no mundo digital. Com esta dissertação, pretende-se indagar até que ponto a visão de relações públicas dialógicas permeia o desenvolvimento e construção de relações online, mais especificamente, entre as universidades e os seus diferentes públicos, via website institucional. Recorrendo ao estudo de caso do Website da Universidade da Beira Interior, discute-se a forma como esta plataforma é utilizada para comunicar com os atuais e potenciais alunos, indo ao encontro das suas expectativas e, assim, contribui para a projeção de uma imagem positiva da instituição no espaço público. A dissertação divide-se em duas grandes partes. Na primeira parte, debate-se a questão da sociedade em rede e a forma como as organizações integram a comunicação digital nas suas estratégias comunicacionais. O papel da visão e gestão de RP é considerado essencial ao sucesso dessas mesmas estratégias, almejando a construção de bons relacionamentos entre as organizações e os diferentes públicos. Na segunda parte, empírica, através de análise de conteúdo ao website da UBI, focus group com alunos e ex-alunos da UBI e ainda, entrevistas semiestruturadas com responsáveis pela comunicação da UBI, conclui-se sobre a necessidade desta continuar a aprimorar as potencialidades dialógicas do seu website.
 - A Linguagem Visual na Moda de PraiaPublication . Mendonça, Juliana Lima; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesA Marca é um sistema complexo que engloba diversas formas e expressões, além de ter um papel fundamental no negócio de qualquer empresa, nomeadamente na área da Moda de Praia a qual este estudo se dedica. Do ponto de vista visual, desenhar uma Marca é dar forma visível a uma ideia, é expressar essa ideia graficamente em papel ou num outro tipo de suporte. Entretanto, por entender uma Marca como um sistema complexo, esta investigação contempla o estudo não apenas da representação Gráfica das Marcas, mas o estudo de toda a Linguagem Visual. Neste contexto, o presente trabalho objetiva uma reflexão sobre a importância da Identidade e da Imagem da Marca sob o aspecto do Design Gráfico e da construção de Identidades Visuais consistentes. A importância desta compressão na definição do posicionamento da Marca no mercado da Moda de Praia no Brasil e principalmente em Portugal. Também se inclui neste contexto pois o objetivo final é a análise do estudo Morena Jambo, Marca Portuguesa de beachwear. O estudo também trata a possibilidade das Linguagens de Síntese Visual serem uma ferramenta de análise e de conexão de maneira a perceber o seu contributo na compreensão do Sistema e da expressão das Marcas em todos os seus pontos de contato. Para realizar o estudo foi considerada a metodologia não interventiva, para pesquisa bibliográfica dos temas, e a metodologia mista, que aqui considera os seguintes métodos: Análise de Mercado, Pesquisa Exploratória, User Experience, Entrevistas com Especialistas, Estudos de Caso, Definição do DNA pelo método TXM e formulação de suportes visuais para apoio aos referidos métodos. A considerar o Brasil como um país de referência no segmento estudado, foi propositado fazer uma análise comparativa do beachstyle no Brasil e em Portugal de forma a perceber as semelhanças, influências e diferenças na construção das Marcas de Moda Praia nos dois países. Após os dados todos coletados, foi possível selecionar as Marcas relevantes do Brasil, de Portugal e uma Marca Internacional no contexto do estudo, para realização dos moodboards para análise da Síntese de Linguagem Visual, de forma a ter reais contributos sob diferentes perspectivas para possibilitar respostas às estas premissas e e questões geradas, que precedem a importância do domínio dos elementos que compões a Linguagem Visual de uma marca e a análise de Síntese, individual e comparativa com outras marcas (concorrentes e benchmarks) cujo o intuito é a compreensão e definição do DNA, assim como argumentos para uma Gestão qualificada da Imagem da Marca.
 - Salvia divinorum e seus efeitos biológicos: “A critical review on the toxicity of Salvia divinorum and its major constituent Salvinorin A”Publication . Domingos, Sara Filipa Aquino; Martinho, Ana Isabel de Jesus; Alba, Maria Eugénia GallardoA presente dissertação está integrada na unidade curricular estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior. Encontra-se dividida em dois capítulos, sendo que o primeiro corresponde à componente de investigação e o outro ao estágio curricular realizado na Farmácia Diamantino (Fundão). A Salvia divinorum (S. divinorum) é uma planta psicoativa original e tradicionalmente utilizada para fins medicinais e espirituais pelo povo Mazateca da região mexicana de Oaxaca. No entanto, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao longo dos últimos anos tem sido cada vez mais consumida enquanto droga recreativa, uma vez que não é controlada na maioria dos países e é facilmente acessível na Internet e em smart shops. O principal constituinte da S. divinorum, a salvinorina A (SA), é o responsável pelos seus efeitos psicoativos. Trata-se de um composto não-nitrogenado com elevada afinidade para o recetor ?-opióide (KOR) e, contrariamente aos alucinogénios clássicos, não tem afinidade para o recetor de serotonina. O KOR está envolvido na perceção da dor, controlo motor e do humor e liga-se a compostos do tipo opióide no sistema nervoso central (SNC) e, por essa razão, pode constituir um importante alvo terapêutico no tratamento de várias desordens e patologias do SNC, incluindo a doença de Alzheimer e a esquizofrenia. Além disso, nos últimos anos, o consumo de S. divinorum enquanto droga de abuso tem também vindo a aumentar em todo o mundo e, embora haja alguma literatura sobre este tema, pouco se sabe sobre os efeitos desta planta e seus constituintes no organismo. Neste contexto, considerou-se de extrema importância clarificar o estado de arte relacionado com a S. divinorum e os seus constituintes e verificar os seus potenciais efeitos no metabolismo, quer em termos terapêuticos quer toxicológicos. Assim sendo, esta revisão sumariza e aprofunda o conhecimento atual sobre as propriedades biológicas da S. divinorum, destacando as descobertas clínicas, in vitro e in vivo descritas na literatura. Pretende-se ainda identificar e propor futuras linhas de investigação relativamente aos efeitos biológicos desta planta, particularmente ao nível do SNC. O estágio curricular em farmácia comunitária decorreu entre 26 de janeiro e 13 de junho de 2015 e foi realizado na Farmácia Diamantino, no Fundão. Este estágio permitiu-me conhecer o funcionamento de uma farmácia comunitária, bem como desempenhar todas as tarefas e responsabilidades associadas a um farmacêutico em contexto de farmácia comunitária.
 - Vestir a Coluna com SaúdePublication . Almeida, Katia dos Santos; Lucas, José Mendes; Álvarez Pérez, Francisco JoséA coluna vertebral é uma estrutura óssea essencial que deveria ser preservada desde jovem, contudo este público-alvo encontra dificuldade em encontrar vestuário ortopédico com qual se identifique. Essencialmente a mulher é vítima de doenças associadas, sendo as soluções preventivas a nível vestuário bastante limitadas. Com o objetivo de cativar o cliente, nesta dissertação são analisadas as suas preferências e valores sociais, que se cruzaram com o estudo anatómico da coluna vertebral para resultar num produto de design inovador que cruza a funcionalidade com a estética. As metodologias são descritiva e exploratória que irão tanto ao encontro da saúde da coluna vertebral como da psicologia do consumidor, que são completadas através de um quetsionário. Envolve o conhecimento a nível de história e comunicação da moda para o entendimento de fatores como a mudança, a imitação e a linguagem da moda. São investigados métodos de inovação e criatividade para sustentarem o desenvolvimento da metodologia prática. Em relação à saúde é tanto explorada a estrutura óssea como muscular da coluna vertebral que se complementa com uma análise à ergonomia ligada à mesma. Por fim é concebida uma coleção em que é incluído o produto desenvolvido através de todo o conhecimento adquirido que vai ao encontro da evolução do design do vestuário ortopédico para um “novo” público-alvo.
 - Operacionalização dos Critérios STOPP/START e sua Aplicação em Idosos sob Terapia AnticoagulantePublication . Silva, Joana Madeira da; Alves, Gilberto Lourenço; Queimado, Sandra Isabel da SilvaEste documento encontra-se dividido em três capítulos. Os dois primeiros dizem respeito aos estágios em Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária, respetivamente. Neles são descritas as principais atividades desenvolvidas ao longo dos períodos de estágio, procurando-se enquadrar cada tópico com os manuais de boas práticas e legislação respetiva. O terceiro capítulo corresponde à experiência em investigação e denomina-se “Operacionalização dos critérios STOPP/START e sua aplicação em idosos sob terapia anticoagulante”. Os critérios STOPP/START (Screening Tool of Older Person’s Prescriptions/Screening Tool to Alert doctors to the Right Treatment) constituem uma ferramenta validada para otimizar a farmacoterapia em doentes idosos (=65 anos). Estes critérios visam melhorar a terapêutica farmacológica dos idosos através da identificação de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) e de medicamentos potencialmente omissos (MPO) úteis na prevenção ou tratamento de patologias. Procurou-se numa primeira fase operacionalizar os critérios para Portugal, como forma de promover a sua aplicação nos diferentes níveis assistenciais, na otimização da prescrição em geriatria. Numa segunda fase, com a sua aplicação, pretendeu-se identificar e quantificar a ocorrência de MPI e MPO em idosos polimedicados, sob terapia anticoagulante. Para tal foi desenvolvido um estudo observacional descritivo, que consistiu na revisão da medicação, diagnósticos e parâmetros bioquímicos de doentes com idade igual ou superior a 65 anos, com quatro ou mais medicamentos, seguidos em consulta de hipocoagulação. Para a análise estatística recorreu-se aos testes do Qui-Quadrado e outros testes nele baseados. A amostra final incluiu 73 indivíduos [idade média de 75,78 anos (DP=6,45), 53,4% do sexo feminino] com uma média de 9,32 fármacos prescritos (DP=2,86) e 3,27 diagnósticos (DP=2,10) implicados nos critérios. Os dados obtidos permitiram identificar a prescrição de MPI em 80,8% dos doentes (critérios STOPP) e cerca de 41,1% apresentavam um ou mais MPO (critérios START). Dos 643 medicamentos analisados, mediante aplicação dos critérios STOPP, verificou-se que os grupos farmacológicos mais frequentemente implicados foram as benzodiazepinas (45,2%) em tratamento igual ou superior a quatro semanas, o uso de anti-inflamatórios não esteroides (21,9%) em combinação com um anticoagulante, e o uso de anti-histamínicos H1 de 1.ª geração (12,3%); foram também detetadas duplicações terapêuticas em 16,4% dos doentes, envolvendo benzodiazepinas, anti-hipertensores e inibidores da bomba de protões. Por outro lado, de acordo com os critérios START, os MPO mais implicados foram os agonistas beta-2 adrenérgicos ou antimuscarínicos inalados (12,3%), os suplementos de vitamina D (11%), e a toma de bloqueadores-beta apropriados na insuficiência cardíaca sistólica (11%). Os resultados obtidos corroboram os de outros estudos nacionais e internacionais realizados neste âmbito e reforçam a necessidade da integração do farmacêutico em equipas multidisciplinares de saúde, o qual pode intervir na revisão periódica da medicação de doentes idosos, contribuindo positivamente para a otimização da farmacoterapia, incluindo em doentes sob terapia anticoagulante.
 - Interação Entre Inovação e Melhoria Contínua no Desenvolvimento de Novos ProdutosPublication . Reis, Carina Segura; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaAtualmente o desenvolvimento de novos produtos é essencial para que as empresas se destaquem no mercado. A implementação constante de pequenas inovações torna-se uma vantagem competitiva para as entidades. Desta forma, existe uma renovação sucessiva de ofertas de bens no mercado o que garante o aumento da competitividade e a fidelização de clientes. Torna-se imperativo que as organizações compatibilizem os desejos do consumidor com as características dos seus produtos. A estratégia fundamental passa pela combinação de três conceitos essenciais: o DNP, a Inovação e a Melhoria Contínua. Aliados, estes conseguem garantir o sucesso das projeções empresariais, satisfazendo os clientes e garantindo o retorno do investimento. A presente dissertação trata do desenvolvimento de um novo produto com base na aplicação de métodos utilizados no DNP. Estes métodos permitem interligar os temas fulcrais, uma vez que possibilitam a geração de novas ideias e soluções. Por intermédio da sua aplicação é criado um novo produto que incorpora pequenas inovações e melhorias em relação a concorrentes que possuam a mesma funcionalidade. O desenvolvimento contínuo de produtos considera-se fundamental perante a existência de tão variada oferta no mercado. A possibilidade de melhoria é uma constante, não só pela curiosidade latente do consumidor pela procura de inovações constantes, como também pela necessidade de sustentabilidade financeira das empresas. O processo de DNP é considerado cíclico, sendo fundamental para a renovação da oferta de mercado. O objetivo essencial é garantir o sucesso da implementação de novos produtos com base na utilização de estratégias, como a combinação da Inovação e da Melhoria Contínua no DNP.
 
