Browsing by Author "Rodrigues, Milena"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Nova abordagem aos processos de gestão de farmácias pela aplicação de sistemas de RFID UHFPublication . Rodrigues, Milena; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraO presente trabalho divide-se em duas seções no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas: Investigação e Farmácia Comunitária. A Seção I diz respeito ao trabalho de investigação desenvolvido relativamente à hipotética implementação da tecnologia de identificação por rádio frequência (Radio Frequency Identification - RFID) em banda ultra alta (Ultra High Frequency - UHF) nas embalagens de medicamentos. Importou clarificar o funcionamento desta tecnologia, estudar algumas das aplicações presentes no mercado e perceber as implicações da sua aplicação no setor da Farmácia Comunitária. Foi também realizado um estudo comparativo entre a forma geral como se procede atualmente à gestão de inventário nas farmácias e as melhorias que seriam postas em prática, se as embalagens de medicamentos fossem munidas de dispositivos que as permitam ter uma identidade única que as distingue de forma individual. Face às recentes alterações legais relativamente aos dispositivos de segurança que impeçam a introdução de medicamentos falsificados na cadeia de abastecimento legal (Regulamento Delegado 2016/161 da Comissão de 2 de outubro de 2015), foi elucidado como esta tecnologia permite ser aplicada para o mesmo fim. No entanto, a sua versatilidade permite que seja aproveitada para outros fins, estendendo a sua aplicabilidade e consequente melhoria da gestão das farmácias, sem pondo em causa a autenticação dos medicamentos exigida legalmente. A Seção II refere-se ao estágio em farmácia comunitária realizado na Farmácia Ançã Castro e na Farmácia Moura Glicínias entre os dias 10 de setembro de 2018 e 18 de janeiro de 2019. Nesta seção encontram-se descritas as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio que fomentaram a minha formação académica.