Browsing by Author "Roque, Rodrigo Alexandre Gaspar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização da Abordagem Baseada em Jogos e Modelo de Instrução Direta numa Unidade Didática de CorfebolPublication . Roque, Rodrigo Alexandre Gaspar; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico (EP), do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), tem como objetivo apresentar sucintamente as atividades desenvolvidas durante o período de EP. Este decorreu na Covilhã, mais concretamente, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) e na Escola Básica de Tortosendo (EBT), ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), com supervisão do Professor José Pedro Fernandes, como Orientador Cooperante, e acompanhamento ativo do Professor Doutor Ricardo Ferraz, como Orientador Científico. Este relatório iniciará, no primeiro capítulo, com uma breve introdução e contextualização da escola, do Grupo Disciplinar de Educação Física (GDEF) e do Professor Estagiário (PE). Em seguida, abordarei as particularidades do ensino, detalhando alguns princípios e metodologias tidas em conta para a lecionação ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário. Para além disso, também serão explorados alguns aspetos relativos ao Desporto Escolar (DE), à intervenção na escola, à direção de turma e à intervenção com o meio. O primeiro capítulo ficará, portanto, concluído com a reflexão final, seguida das referências bibliográficas que deram suporte à sua elaboração. Por sua vez, no segundo capítulo, a atenção do relatório recairá sobre o projeto de investigação intitulado “Utilização da Abordagem Baseada em Jogos e Modelo de Instrução Direta numa Unidade Didática de Corfebol”. Neste, após uma breve introdução, serão apresentados os resultados obtidos, a respetiva discussão e as conclusões do estudo, seguidas das referências bibliográficas que deram suporte à sua elaboração.