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- A competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol Língua Estrangeira no contexto do Ensino Básico (3º Ciclo) e do Ensino SecundárioPublication . Oliveira, Maria Carneiro de; Diéguez, José Ignacio VázquezA aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo dinâmico e desafiador. A sua aquisição, mesmo em processos iniciais, é um desafio que envolve a assimilação de novos códigos linguísticos e estruturas gramaticais. Este relatório de estágio tem como objetivo investigar se os alunos do décimo ano (iniciação) demonstram um conhecimento mais aprofundado sobre a língua espanhola (componente gramatical) em comparação com os alunos do sétimo ano. Ambos os anos de escolarização referidos estudam a língua espanhola pela primeira vez. A primeira parte (Investigação) pretende verificar qual é a competência metalinguística dos aprendentes portugueses de Espanhol como Língua Estrangeira na sua formação no Ciclo Básico e no Secundário, tendo em conta o conhecimento prévio que possuem da língua materna (o Português). Pretende-se confirmar, a partir de um inquérito, se esse conhecimento os beneficia, nomeadamente, entre alunos do 7º ano e do 10º ano (iniciação). A segunda parte (Prática de Ensino Supervisionada) recolhe todas as experiências, conhecimentos e vivências que tiveram lugar ao longo do ano em que o estágio decorreu.
- Modelo de Avaliação e Certificação da Segurança Contra Incêndios em Edifícios ExistentesPublication . Moreira, Luís Carlos Ferreira; Lanzinha, João Carlos Gonçalves; Kruguer, Paulo Gustavo VonA Segurança Contra Incêndio em edifícios é um assunto que pretende contínua investigação e atualização. As múltiplas variáveis do incêndio devem estar articulados de forma a garantir a proteção de pessoas e bens. Em edifícios existentes são identificados várias falhas ao nível da Segurança Contra Incêndio, gerando-se um conjunto edificado com elevados riscos de incêndio. O Risco de incêndio é dificilmente detetável dado que os fatores são distintos entre edifícios, invisíveis e imprevisíveis. Propõe-se, assim, a criação de um Método de Avaliação da Segurança Contra Incêndio em Edifícios Existentes, que combina um conjunto de fatores característicos, constata os Riscos de incêndio e permite a Classificação à Segurança Contra Incêndio. A sua criação parte de uma revisão extensa de medidas de exigência regulamentar e fatores estatísticos no âmbito dos incêndios urbanos. Simultaneamente, em função do que se pode constatar e comparar com o estudo de outros métodos de avaliação, estabeleceram-se as premissas para o novo e melhorado Modelo de Avaliação, EBRAFire. O Modelo de Avaliação EBRAFire 2.0 processa os dados recolhidos através de uma vistoria por inspeção visual ao edifício, e gera resultados que capacitam os avaliadores de informação singular sobre o estado do edifício na Segurança Contra Incêndio. O Modelo EBRAFire 2.0 emite uma Certificação SCI, que avalia o edifício numa escala clara, formatado num documento único que reúne todos os dados essenciais nesta matéria. Este documento pode ser oficial e acompanhar outros documentos essenciais aos edifícios. Facilita a tomada de decisões quanto às intervenções mínimas, necessárias ou indispensáveis, bem como aspetos menos técnicos, como avaliações imobiliárias, serviço a seguradoras, suporte em casos judiciais ou fator de decisão na compra ou venda de um imóvel. O uso do Modelo em malha urbana permite criar cartas de risco, identificar pontos sensíveis e permite geri-los no âmbito do planeamento urbano ou de ação no âmbito da prestação de socorro.
- Estudo comparativo da evolução de níveis de força (superior, média e inferior) numa turma de 12º ano durante 16 semanasPublication . Castro, Pedro Afonso Lopes de; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório pretende expor o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio pedagógico, inserida no 2º Ciclo de estudos que visa obter o grau mestre em Ensino de Educação física nos ensinos básico e Secundário na Universidade da Beira interior. O relatório de estágio apresenta-se dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo “Intervenção Pedagógica”, é apresentado o trabalho realizado durante o estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2023/2024. Este tem o intuito de demonstrar o processo de lecionação nos diferentes ciclos, nomear e descrever as principais aprendizagens e dificuldades e relatar sobre a experiência da participação e lecionação no desporto escolar e intervenção na comunidade escolar. No segundo capítulo “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretende-se apresentar o Projeto de Investigação realizado e aplicado durante o ano. Este estudo visa demonstrar, através de avaliações e analises semanais, o desempenho dos alunos nos testes de Salto Horizontal, Push-Up e Abdominais ao longo de 16 semanas, numa turma de 12º ano, onde procuramos compreender a progressão e identificar padrões de melhoria. O critério de desempenho consiste na realização dos exercícios até à exaustão, com objetivo de obter uma melhoria semanal. A pesquisa aborda a relação entre o desenvolvimento biológico, métodos de avaliação de força, intervenções escolares e fatores sociais, preenchendo uma lacuna específica em estudos longitudinais para alunos do 12º ano. Com este projeto pretende-se também oferecer novos horizontes de práticas para aprimorar os programas de treino em ambientes escolares, ao mesmo tempo que contribui para uma compreensão mais abrangente do desenvolvimento físico nessa faixa etária.
- Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portuguesesPublication . Alexandre, Rodrigo Sequeira Naré Nabais; Alves, Ana Sofia RuivoEste documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, que faz parte do 2º Ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O objetivo é demonstrar a prática de ensino supervisionada, que foi realizada, durante o ano letivo de 2023/2024, na Escola Secundária Amato Lusitano. O Relatório de Estágio está dividido em dois capítulos. O primeiro, intitulado “Intervenção Pedagógica”, tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido com os diferentes ciclos de ensino; relatar as atividades realizadas ao longo do ano letivo; descrever a participação no Desporto Escolar; evidenciar o trabalho de assessoria à Direção de Turma e demonstrar a integração do Professor Estagiário com os membros da comunidade escolar. O segundo, “Investigação e Inovação Pedagógica”, onde se pretende expor o Projeto de Investigação elaborado durante o ano e que teve como propósito avaliar o Impacto do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no sucesso académico de estudantes portugueses. O estudo contou com a participação de quarenta e nove estudantes do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária Amato Lusitano. Para este estudo, foi utilizado um programa de treino ao longo de um período de 8 semanas. Como forma de comparar as classificações dos alunos, foram utilizadas as classificações finais dos participantes nas disciplinas de Português, Matemática, Língua Estrangeira e Educação Física. Dos resultados obtidos através do Projeto de Investigação, foi possível concluir que o treino HIIT pode ser utilizado para obter melhorias significativas nas capacidades físicas dos adolescentes, influenciando positivamente a sua saúde geral e bem-estar. Ainda assim, não foram encontradas evidências sobre o impacto imediato do HIIT nas classificações académicas.
- Microagressões raciais e Saúde de Estudantes do Ensino Superior: uma Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Reis, Inês Pires dos; Monteiro, Samuel José FonsecaAs microagressões raciais são um tipo de agressão que tem sido cada vez mais estudado, com um potencial impacto na saúde física e mental das vítimas. A presente investigação teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as recomendações PRISMA, no âmbito da relação entre as microagressões raciais e a saúde em estudantes que frequentam o Ensino Superior, a partir de um referencial de análise da Psicologia Clínica e da Saúde. Após um criterioso processo de seleção e análise, foram selecionados 13 artigos que integraram a RSL. Partindo de uma análise temática dos artigos, os resultados da RSL foram organizados tendo em conta dois temas principais: estudos cujos resultados abordam uma relação entre microagressões raciais e a saúde de estudantes do Ensino Superior e estudos que abordam as variáveis que possuem um papel moderador na relação entre as microagressões raciais e a saúde dos estudantes do Ensino Superior. Foram encontrados dados relevantes sobre o impacto negativo das microagressões raciais na saúde física e mental dos estudantes do Ensino Superior e sobre o potencial papel, nem sempre linear, de algumas variáveis na moderação dos efeitos negativos das microagressões raciais.
- A Relação entre a Autoestima, a Regulação Emocional e as Pertubações Depressivas em Adultos: uma Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Fernandes, Rita Fragoso; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaO presente estudo teve como principal objetivo compreender a relação entre a autoestima e a regulação emocional e o respetivo impacto no desenvolvimento de perturbações depressivas em adultos. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com base no modelo PRISMA, de modo a fundamentar mais rigorosamente as diferentes fases da revisão, diminuindo o risco de enviesamento dos resultados. A pesquisa dos artigos científicos foi efetuada nas bases de dados Scopus e PubMed, com base nos critérios de inclusão previamente definidos. No fim, foram incluídos 13 artigos científicos publicados em revistas científicas entre 2019 e 2024. Após a análise dos artigos incluídos, foi possível concluir que diferentes estratégias cognitivas de regulação emocional, assim como, diferentes níveis de autoestima podem ter um papel influente na gravidade da sintomatologia depressiva, apesar de serem observadas incongruências acerca do papel das diferentes variáveis e do impacto que elas têm.
- Satisfação com a Vida e Funcionamento Psicológico Positivo na AdolescênciaPublication . Lopes, Diana Isabel Paraíso Magno; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daO presente estudo teve como principal objetivo contribuir para a caracterização e avaliação do Funcionamento Psicológico Positivo durante a adolescência, analisar os níveis de Funcionamento Psicológico Positivo, a sua variação em função das variáveis sexo, idade e ciclo de estudos, bem como a sua relação com os níveis de Satisfação com a Vida. A amostra foi composta por 589 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Foram administrados um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) e a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). A EFPP avalia os níveis de Funcionamento Psicológico Positivo através de 11 dimensões – Autonomia, Resiliência, Curiosidade, Otimismo, Autoestima, Vitalidade, Domínio do Meio, Propósito na Vida, Humor, Desfrute e Criatividade. Os resultados obtidos indicaram que a EFPP apresenta boas propriedades psicométricas, quer ao nível da fiabilidade, como da validade. Constatou-se uma tendência para uma autoavaliação mais positiva no sexo masculino, relativamente ao Funcionamento Psicológico Positivo, bem como uma propensão para seu decréscimo com o aumento da idade. Verificou-se, ainda, uma relação positiva entre o Funcionamento Psicológico Positivo e a Satisfação com a Vida, assim como a capacidade preditiva do Funcionamento Psicológico Positivo na Satisfação com a Vida. A posse de Recursos Psicológicos Positivos, que permite a gestão eficaz de situações do quotidiano por parte dos adolescentes, parece predizer níveis elevados de Satisfação com a Vida.
- Projeto de Estabilidade de um Edifício de Escritórios localizado na CovilhãPublication . Fernandes, Natalino de Jesus da Veiga; Bernardo, Luis Filipe AlmeidaEste projeto tem o intuito de conceber e projetar uma estrutura de betão armado para um edifício de escritórios localizado na Covilhã, baseando-se nos critérios estabelecidos pelos eurocódigos estruturais vigentes. O trabalho abrange diversas etapas, desde a interpretação dos desenhos de arquitetura até a estimativa orçamental da obra. A metodologia inclui a escolha justificada dos materiais e sistema estrutural, a conceção da estrutura e pré-dimensionamento dos elementos, a quantificação e combinações das ações relevantes, a modelação e cálculo estrutural utilizando um programa de cálculo específico, a interpretação crítica dos resultados obtidos, a execução dos desenhos técnicos e, por fim a estimativa dos custos envolvidos na construção. O objetivo principal deste projeto é aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia Civil, desenvolvendo uma metodologia de trabalho própria e típica de um engenheiro de estruturas.
- A influência do feedback pós-exercício no desempenho dos alunos nas aulas de Educação FísicaPublication . Ferreira, Carolina Afonso; Ferraz, Ricardo Manuel PiresO presente documento, elaborado no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico do 2º ciclo de estudos, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. Este estágio decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2023/2024. O seguinte Relatório de Estágio está dividido em dois capítulos que descrevem as aprendizagens e experiências vividas durante um ano letivo. O primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, detalha minuciosamente a atuação na instituição de ensino, no desporto escolar, na assessoria à direção de turma, na participação na escola e na integração na comunidade escolar. O segundo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, apresenta um trabalho de investigação onde se procurou investigar o impacto do balanço final no desempenho subsequente dos alunos durante o ensino de uma Unidade Didática de Corfebol. Os resultados obtidos revelaram que a transmissão do balanço final, após implementação de situações de jogo reduzidas e condicionadas, levou a resultados altamente positivos e significativos nas variáveis de desempenho analisadas.
- O Género Rubia: usos na medicina tradicional, fitoquímica e propriedades farmacológicasPublication . Morais, Joana de Barros Varajão Rolo; Duarte, Ana Paula CoelhoA presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular “Estágio Curricular do Mestrado Integrado de Ciências Farmacêuticas”. Este trabalho é constituído por 3 partes distintas: a primeira parte referente ao trabalho de pesquisa bibliográfica, uma revisão da literatura no âmbito da fitoquímica e propriedades farmacológicas do Género Rubia, assim como a sua potencial aplicação na Medicina Tradicional; uma segunda parte que aborda o relatório de estágio curricular que realizei em farmácia hospitalar; e uma terceira parte relativa ao relatório de estágio curricular realizado em farmácia comunitária. O primeiro capítulo, intitula-se “O Género Rubia: usos na medicina tradicional, fitoquímica e propriedades farmacológicas”. Rubia constitui um dos géneros da família Rubiaceae, encontrando-se distribuído um pouco por todo o Portugal Continental. Desde sempre que as plantas são utilizadas no tratamento e prevenção de determinadas patologias, existindo registo do uso de extratos de Rubia. Atualmente, estudos in vitro e in vivo comprovam um extenso número de propriedades farmacológicas das plantas deste género, tais como, atividade antioxidante, antimicrobiana, anticancerígena, entre outras. Os diferentes estudos são unânimes em considerar que tais propriedades se devem principalmente aos compostos antraquinónicos encontrados nas espécies de Rubia, como, por exemplo, alizarina e purpurina. Dada a crescente procura de plantas medicinais no âmbito do tratamento de doenças crónicas ou no âmbito da resistência antimicrobiana, torna-se fulcral a procura de alternativas para uso no homem, sem descartar a questão da segurança. O segundo capítulo é referente ao estágio em farmácia hospitalar, realizado no Hospital Sousa Martins, na Guarda, num total de 273 horas, enquanto o terceiro capítulo refere-se ao estágio em farmácia comunitária, na Farmácia Viriato, em Viseu. Nestes capítulos, são descritas algumas atividades por mim realizadas, bem como o funcionamento dos serviços.
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