Browsing by Author "Ruas, Pedro Miguel Carapito"
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- Avaliação do Raciocínio Clínico no Curso de MedicinaPublication . Ruas, Pedro Miguel Carapito; Neto, Isabel Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução: O raciocínio clínico é uma competência fulcral para a prática médica. A sua avaliação desempenha um papel importante na prevenção do erro médico e das suas implicações socioeconómicas; portanto, deve ter por base as melhores práticas internacionais. No entanto, o conhecimento atual acerca da avaliação do raciocínio clínico nas escolas médicas portuguesas é escasso. Objetivos: Esta dissertação pretende aprofundar o conhecimento atual acerca da avaliação do raciocínio clínico em Portugal, analisando a prevalência de aplicação de diversos métodos de avaliação e identificando os principais obstáculos associados. Métodos: Foi aplicado um questionário entre maio e julho de 2023 a todos os docentes responsáveis por unidades curriculares do 4º ao 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina. Recorreu-se ao software SPSS®, versão 28.0 para o Microsoft Windows® e a um nível de significância de 5% (p-value < 0,05). Os dados foram predominantemente analisados por meio de estatísticas descritivas. Resultados: Foram recolhidas 75 respostas de 8 escolas de Medicina em Portugal, representando aproximadamente metade da população-alvo. A maioria dos docentes tem mais de 30 anos de experiência em avaliação. A recolha, interpretação e síntese de informação clínica, assim como a geração de um diagnóstico diferencial são os domínios mais avaliados, constatando-se um défice na avaliação dos aspetos interpessoais do raciocínio clínico face ao que seria desejável. As perguntas de escolha múltipla constituem o método de avaliação mais aplicado. Os métodos aplicados em contexto simulado e clínico, por observação direta, estão em défice nos currículos. Entre os principais obstáculos identificados, destacam-se a falta de tempo e de recursos humanos. Conclusão: É necessária uma maior implementação de métodos em contexto simulado e em meio clínico, permitindo uma avaliação mais completa do raciocínio clínico, incluindo dos seus aspetos interpessoais. Neste sentido, é fundamental um maior investimento em recursos humanos, aumentando a contratação de profissionais e promovendo a formação em metodologias de avaliação do raciocínio clínico. Além disso, propõe-se uma priorização do contacto dos alunos com a prática clínica.