Browsing by Author "Santana, Amanda da Penha"
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- Estratégias de Marketing Internacional Face À Pandemia Mundial: Uma Análise da Plataforma de Streaming GloboplayPublication . Santana, Amanda da Penha; Matias, Cláudia Sofia MartinsEsta dissertação investiga as estratégias de marketing internacional da plataforma de streaming Globoplay face à pandemia mundial, tendo em conta a internacionalização da empresa para o mercado português durante o período pandémico. Por meio da revisão de literatura, são explorados diversos aspetos relevantes, incluindo uma breve história da indústria televisiva no Brasil e em Portugal, a globalização e a internacionalização das empresas televisivas, além do surgimento das plataformas de streaming. Este estudo também investiga a evolução do marketing em eras, conforme delineado por Philip Kotler, a transição para o marketing 5.0 e o marketing internacional. O impacto da pandemia na indústria do entretenimento audiovisual também é analisado através de alguns pontos, como as alterações e as adaptações necessárias para o enfrentamento da crise sanitária. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, com uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador de marketing internacional da Globoplay. Além disso, foram utilizadas outras técnicas de recolha de dados, tais como a pesquisa documental. Os resultados apontaram significativas alterações nas estratégias de marketing internacional da empresa, como a redução das ações presenciais, um maior foco no consumidor, a identificação da necessidade de planeamento, o aumento significativo no investimento em tecnologia e a utilização de novas estratégias de marketing, características do Marketing 5.0, como o Marketing Preditivo e o Marketing Ágil. Assim, este estudo confirmou que as estratégias da empresa estavam alinhadas com a nova era do marketing 5.0. As limitações desta pesquisa incluem uma amostra restrita de entrevistado e a ausência de comparação com outras empresas do setor. Pesquisas futuras poderiam explorar a perceção e satisfação dos consumidores internacionais relativamente as estratégias de marketing a fim de oferecer uma compreensão mais profunda da sua receção pelo público-alvo.
