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- Estratégias de Marketing Internacional Face À Pandemia Mundial: Uma Análise da Plataforma de Streaming GloboplayPublication . Santana, Amanda da Penha; Matias, Cláudia Sofia MartinsEsta dissertação investiga as estratégias de marketing internacional da plataforma de streaming Globoplay face à pandemia mundial, tendo em conta a internacionalização da empresa para o mercado português durante o período pandémico. Por meio da revisão de literatura, são explorados diversos aspetos relevantes, incluindo uma breve história da indústria televisiva no Brasil e em Portugal, a globalização e a internacionalização das empresas televisivas, além do surgimento das plataformas de streaming. Este estudo também investiga a evolução do marketing em eras, conforme delineado por Philip Kotler, a transição para o marketing 5.0 e o marketing internacional. O impacto da pandemia na indústria do entretenimento audiovisual também é analisado através de alguns pontos, como as alterações e as adaptações necessárias para o enfrentamento da crise sanitária. Para realizar esta investigação, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso, com uma entrevista semiestruturada realizada com o coordenador de marketing internacional da Globoplay. Além disso, foram utilizadas outras técnicas de recolha de dados, tais como a pesquisa documental. Os resultados apontaram significativas alterações nas estratégias de marketing internacional da empresa, como a redução das ações presenciais, um maior foco no consumidor, a identificação da necessidade de planeamento, o aumento significativo no investimento em tecnologia e a utilização de novas estratégias de marketing, características do Marketing 5.0, como o Marketing Preditivo e o Marketing Ágil. Assim, este estudo confirmou que as estratégias da empresa estavam alinhadas com a nova era do marketing 5.0. As limitações desta pesquisa incluem uma amostra restrita de entrevistado e a ausência de comparação com outras empresas do setor. Pesquisas futuras poderiam explorar a perceção e satisfação dos consumidores internacionais relativamente as estratégias de marketing a fim de oferecer uma compreensão mais profunda da sua receção pelo público-alvo.
- Análise da Imagem de um Destino Turístico através do Instagram: O Caso de Cabo VerdePublication . Lopes, Maria Carmelina Gomes; Estevão, Cristina Maria Santos; Campón-Cerro, Ana MaríaA imagem do destino turístico influencia bastante a tomada de decisão dos turistas, desde o momento da escolha do destino, à decisão de viajar e revisitar o destino, por isso, ela exerce um papel importantíssimo na satisfação e fidelização ou lealdade dos turistas. Uma vez promovida, ela influencia na descoberta do destino e desperta nos turistas e potenciais turistas o interesse ou desejo de viajar. Uma boa imagem pode criar uma ligação emocional do turista com o destino. O presente estudo visa analisar a imagem do destino turístico de Cabo Verde através do Instagram, tendo como foco a imagem afetiva do destino, afim de entender as perceções afetivas dos utilizadores sobre o destino Cabo Verde. Partindo de uma pesquisa exploratória, foi feito um estudo de caso único referente ao destino turístico de Cabo Verde, eleito o melhor destino turístico internacional na Gala de prémios de Turismo em 2023, segundo Publituris Portugal Travel Awards (2023) e uma aplicação de netnografia na rede social Instagram para recolher os dados e alcançar os objetivos de estudo. Através do uso de hashtags #caboverde, #ilhasdecaboverde, #ilhadesantoantão, #ilhadesaonicolau, #turismocaboverde, #ilhadesaovicente, #ilhadosal, #ilhadomaio, #ilhadeboavista, #ilhadesantiago, #ilhadofogo e #ilhadabrava, foram recolhidas 166 publicações dos turistas que partilharam as suas experiências de viagens numa das ilhas de Cabo Verde, usando a técnica de amostragem não probabilística por julgamento. As descrições e os comentários (que revelavam sentimentos ou qualidades afetivas atribuídas ao destino) associados às fotos foram os principais dados extraídos e formam analisados com o auxilio do software Nvivo14. Os resultados permitiram descobrir que as perceções afetivas dos utilizadores sobre o destino turístico de Cabo Verde são positivas. Os sentimentos ou as qualidades afetivas positivas (estimulante, prazeroso, relaxante, qualidades humanas, excitante e romance) foram as que tiveram maior representação na perceção afetiva percebida do destino turístico de Cabo Verde no Instagram.
- O mercado do athleisure wear: Criação da marca “NABI”Publication . Enxuto, Maria Beatriz Mota; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida Fernandes; Pinheiro, ClaúdiaO athleisure wear tem se tornado uma das tipologias de vestuário mais utilizada na atualidade, não só por pessoas que praticam desporto, mas também por aquelas que se querem sentir confortáveis a praticar as suas tarefas do dia a dia. Foi durante o COVID – 19 que esta tipologia alcançou o seu exponente e desde então podemos ver não só os consumidores como também as marcas a apostarem cada vez mais nestas peças de vestuário. Neste sentido o presente Relatório de Projeto tem como objetivo desenvolver uma marca de athleisure wear, uma tipologia de vestuário que está bastante presente no mercado da moda atual. Demonstrar a evolução que o athleisure wear tem vindo a sentir ao longo dos anos, compreender quais as necessidades do consumidor e ainda idealizar as peças de vestuário para o primeiro lançamento da marca. O presente documento encontra-se dividido em três grandes partes sendo elas a revisão literária, seguida pela análise da metodologia aplicada, questionários online, e por fim o desenvolvimento da marca, no qual é idealizada toda a identidade visual e não visual da mesma, a análise da concorrência e ainda o processo de prototipagem/desenvolvimento das primeiras peças de vestuário.
- Inteligência Artificial Generativa no Marketing: Avaliação de Impactos Estratégicos e Perceções do ConsumidorPublication . Saraiva, Ana Sofia dos Santos Pereira Carvalho; Veiga, Pedro Miguel Lopes Mota; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraA digitalização tem reformulado significativamente os cenários socioeconómicos e tecnológicos nas últimas décadas. A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força predominante nessa transformação, com um impacto profundo na maneira como os consumidores interagem com tecnologias avançadas. Este estudo foca na IA generativa (IA Gen), uma subcategoria da IA, que se destaca por criar conteúdo original em resposta a inputs do usuário, e suas implicações no campo do marketing. O objetivo desta dissertação é explorar os fatores que influenciam a aceitação e adoção da IA Gen pelos consumidores, especificamente no marketing. A motivação para este estudo deriva da crescente integração da IA nas atividades diárias e da necessidade de compreender as discrepâncias na aceitação dos sistemas de IA pelos usuários, que é essencial para as empresas que procuram integrar a IA em seus produtos e serviços de forma eficaz. O estudo visa identificar como a perceção de utilidade e a influência social afetam a intenção de uso da IA Gen, bem como examinar a relação entre as expectativas de desempenho e as condições facilitadoras com a utilidade percebida da tecnologia. A metodologia adotada foi quantitativa, baseada num levantamento de dados junto a estudantes de marketing que representam futuros profissionais no campo. Os dados foram analisados utilizando modelagem por equações estruturais (SEM), para testar várias hipóteses relacionadas à aceitação e adoção da IA Gen. Os resultados mostram que a eficácia percebida dos sistemas baseados em IA Gen tem um impacto significativo na utilidade percebida, enquanto a influência social mostra um impacto notável na intenção de uso destes sistemas. As condições facilitadoras e as expectativas de desempenho não mostraram um impacto significativo na utilidade percebida, sugerindo uma discrepância entre as expectativas dos usuários e as capacidades atuais da tecnologia. As conclusões reforçam a necessidade de alinhar as funcionalidades dos sistemas de IA Gen com as expectativas dos consumidores para melhorar sua perceção de utilidade e, consequentemente, a aceitação no mercado. Também destaca a importância da influência social na adoção de novas tecnologias, sugerindo que as estratégias de marketing devem enfatizar o endosso social e os testemunhos para potencializar a adoção da IA Gen. Adicionalmente, sugere-se que uma comunicação eficaz sobre as capacidades e benefícios da IA Gen pode mitigar as incertezas e melhorar a aceitação do consumidor. Finalmente, este estudo contribui para a literatura académica ao ampliar a compreensão sobre os fatores que influenciam a aceitação da IA Gen e oferece implicações práticas para profissionais de marketing sobre como implementar estratégias de IA de maneira mais eficaz, considerando tanto as características técnicas quanto os aspetos sociais envolvidos na adoção de novas tecnologias.