Browsing by Author "Santos, Ana Cristina Micael"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Pedagógico: Agrupamento de Escolas do FundãoPublication . Santos, Ana Cristina Micael; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1. Este relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2013/2014 no âmbito do estágio pedagógico, conducente ao grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O estágio pedagógico realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como orientadores o Professor Doutor Júlio Martins pelo Departamento de Ciencias do Desporto da Universidade da Beira Interior, e o Professor Luís Moreira como orientador pela escola. Ao longo deste ano letivo tive à minha responsabilidade uma turma de 10º ano (LH) e uma turma profissional (GPI 11). Semanalmente, acompanhei o desporto escolar na modalidade de ginástica artística e rítmica e o trabalho de direção de turma foi realizado com a turma do 10º ano (LH). Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente projeto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didática de basquetebol, com a duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projeto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao grupo A. O grupo B apresentou um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do grupo A. Em termos médios constatou-se um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nos dois grupos, embora esta evolução se apresente mais evidente no grupo B. Em conclusão, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.