Browsing by Author "Santos, Beatriz Henriques"
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- Comércio e comunicação online de Marcas de Moda de Luxo: novos modelos na era da sustentabilidadePublication . Santos, Beatriz Henriques; Pereira, Maria Madalena RochaAtualmente, o online quer através das redes sociais quer dos websites e plataformas, tem aumentado na cota de mercado das marcas de moda em Portugal (37% dos 6,15 mil milhões de euros), e estima-se que em 2025 atinja 9,7 mil milhões de euros, o que indica o aumento proporcional de marcas de moda (Portugal Têxtil, maio 25, 2023). As redes sociais investem cada vez mais na comunicação de forma a criar o desejo e a venda dos produtos, e são o principal veículo de comunicação de novidades, notícias e coleções de uma determinada marca, provocando um grande desejo de consumir/obter determinado produto. A moda estará sempre presente no quotidiano da população, uma vez que faz parte, e é, um dos fatores que reflete e contribui para a evolução cultural, política e social da sociedade. Atualmente, a indústria têxtil e da moda de luxo recorrerem cada vez mais a formas inovadoras para combater os problemas do ecossistema da moda: nomeadamente a produção excessiva, consumo exagerado da utilização desmedida dos recursos e o excesso de desperdícios, criando políticas de sustentabilidade internas e externas que contribuam para reduzir todas estas questões. E, consequentemente a redução das alterações climáticas e uma melhor gestão dos recursos existentes no planeta na atualidade de forma a não comprometer os recursos das gestões futuras. As marcas de luxo na moda têm tido um crescimento significativo nos últimos anos, em 2022 o mercado de luxo cresceu 22%, com vendas na ordem dos 353 mil milhões de euros, segundo o estudo da Bain & Company Luxury Study (Expresso, 17 Nov 2022). Mas o preço e a exclusividade deste segmento não tornam os produtos disponíveis a todos. Atualmente o crescimento de novas formas de modelos de negócio surgem no mercado, mais sustentáveis, como a venda em segunda mão online, caso da Vinted, que permite prolongar a vida do produto. Este mercado deverá atingir 350 mil milhões de dólares (cerca de 325 mil milhões de euros) até 2028 e representará 10% do mercado da moda a nível mundial até 2025. Estas soluções permitem atingir novos públicos no mercado do luxo, mais acessível ao nível de preços e disponibilidade de produtos de luxo para desenvolvimento de novas formas de comunicação e produção de moda. De acordo com Carvalho (2022), “os compradores Millennials e Gen Z são o motor de crescimento da indústria. Juntas, estas duas gerações de compradores/ consumidores representarão 70 % de todas as vendas de luxo até 2025.” Assim, este projeto permite responder à seguinte questão: Qual a estratégia, modelo de negócio e comunicação para um projeto associado a marcas de moda de luxo feminino num mercado que contribua para a sustentabilidade no ecossistema da moda, dirigido a um público da geração Z que opera maioritariamente nas redes sociais? O presente projeto assenta numa proposta de criação de uma marca/ plataforma, para venda online, revenda e aluguer de artigos de marcas de moda de todo o tipo de luxo, e designers emergentes com características de exclusividade e qualidade. Não será apenas mais uma marca que exerce a revenda ou aluguer de artigos de luxo, através de uma plataforma digital ou aplicação, onde vários utilizadores submetem os seus próprios artigos de luxo para aluguer ou venda, com o intuito de contribuir para uma melhor gestão dos recursos existentes. Pretende-se sim construir uma marca e espaço que promove a inspiração artística da indústria, e que simultaneamente contribua para a redução do consumo excessivo, de forma a fomentar a sustentabilidade e a circularidade. Este projeto é abrangente para todas as faixas etárias e pretende ser um negócio diferenciado dentro da própria indústria, assumindo a essência que cada marca transparece, e assume um paralelismo de identidade com o de uma revista de moda. Com a criação da marca e respetivo registo, conclui-se a existência de uma identidade visual apelativa e desejada, que permite criar valor aos produtos e o desejo aos consumidores de produtos de luxo de qualidade e exclusividade, independente de oferecer peças usadas, mas que no luxo, são as que apresentam, na sua maioria maior durabilidade, boa aparência e qualidade. A maioria das peças de moda de luxo são produzidos em alta qualidade, além do que o projeto englobará uma série de serviços integrados de conservação, reparação, limpeza e restauração que apelam à sustentabilidade e a um consumo consciente por parte dos consumidores, além de acrescentar valor para a marca.
