Browsing by Author "Santos, Carina Joana Nunes dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Santos, Carina Joana Nunes dos; Marinho, Daniel AlmeidaO presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Com um suporte critico e reflexivo, o principal objetivo passa por apresentar, descrever e analisar as experiências vividas enquanto professora estagiária de Educação Física. O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2019-2020, no Instituto de Nossa Senhora da Encarnação – Externato Cooperativo da Benedita. O presente documento está dividido em dois capítulos, sendo o primeiro a intervenção pedagógica do professor estagiário e o segundo a investigação e inovação pedagógica que o professor estagiário leva até à escola. O primeiro capítulo está subdividido em três áreas de intervenção: a primeira área direcionada para a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a segunda área para a participação na escola e a terceira área para a relação com a comunidade. Na área de organização e gestão do ensino e da aprendizagem destacam-se as tarefas ao nível do planeamento, avaliação e condução do ensino, das três turmas nas quais tive uma intervenção mais direta, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Na área da participação na escola tive a oportunidade de acompanhar o Boccia como Desporto Escolar e de participar na organização de todos os eventos de Desporto Escolar realizados na escola. Na área da relação com a comunidade foi me dada a oportunidade de acompanhar uma Direção de Turma do 12.º ano de escolaridade do Ensino Profissional do Curso Técnico de Desporto e de lecionar sessões de atividade física à Universidade Sénior na Benedita, uma parceria existente entre a escola e a universidade. No final do capítulo é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso do estágio pedagógico vivenciado e os seus contributos para a valorização pessoal e para a formação enquanto futura professora. O segundo capítulo incide sobre a investigação e inovação pedagógica e a problemática apresentada procura analisar a evolução das caraterísticas antropométricas, da aptidão aeróbia e da aptidão neuromuscular, dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, durante um período letivo, procurando perceber de forma indireta o efeito das aulas da disciplina de Educação Física naquelas variáveis. Os resultados apresentados da presente investigação são positivos uma vez que se verificaram algumas melhorias na aptidão física dos alunos, um indicador de que a disciplina de Educação Física pode ser uma ferramenta importante na melhoria da saúde e condição física dos alunos.