Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7674_16444.pdf4.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Com um suporte critico e reflexivo, o principal objetivo passa por apresentar, descrever e analisar as experiências vividas enquanto professora estagiária de Educação Física. O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2019-2020, no Instituto de Nossa Senhora da Encarnação – Externato Cooperativo da Benedita. O presente documento está dividido em dois capítulos, sendo o primeiro a intervenção pedagógica do professor estagiário e o segundo a investigação e inovação pedagógica que o professor estagiário leva até à escola. O primeiro capítulo está subdividido em três áreas de intervenção: a primeira área direcionada para a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a segunda área para a participação na escola e a terceira área para a relação com a comunidade. Na área de organização e gestão do ensino e da aprendizagem destacam-se as tarefas ao nível do planeamento, avaliação e condução do ensino, das três turmas nas quais tive uma intervenção mais direta, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Na área da participação na escola tive a oportunidade de acompanhar o Boccia como Desporto Escolar e de participar na organização de todos os eventos de Desporto Escolar realizados na escola. Na área da relação com a comunidade foi me dada a oportunidade de acompanhar uma Direção de Turma do 12.º ano de escolaridade do Ensino Profissional do Curso Técnico de Desporto e de lecionar sessões de atividade física à Universidade Sénior na Benedita, uma parceria existente entre a escola e a universidade. No final do capítulo é apresentada uma reflexão final sobre todo o percurso do estágio pedagógico vivenciado e os seus contributos para a valorização pessoal e para a formação enquanto futura professora. O segundo capítulo incide sobre a investigação e inovação pedagógica e a problemática apresentada procura analisar a evolução das caraterísticas antropométricas, da aptidão aeróbia e da aptidão neuromuscular, dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, durante um período letivo, procurando perceber de forma indireta o efeito das aulas da disciplina de Educação Física naquelas variáveis. Os resultados apresentados da presente investigação são positivos uma vez que se verificaram algumas melhorias na aptidão física dos alunos, um indicador de que a disciplina de Educação Física pode ser uma ferramenta importante na melhoria da saúde e condição física dos alunos.
This Teaching Practice report is part of the Pedagogical Internship Curricular Unit of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the University of Beira Interior. With a critical and reflective support, the main objective is to present, describe and analyze the experiences lived as a trainee teacher of Physical Education. The pedagogical internship took place throughout the academic year 2019- 2020, at the Instituto Nossa Senhora da Encarnação - Externato Cooperativo da Benedita. This document is divided into two chapters, the first being the pedagogical intervention of the trainee teacher and the second the pedagogical research and innovation that the trainee teacher takes to the school. The first chapter is subdivided into three areas of intervention: the first area directed at the organization and management of teaching and learning, the second area for participation in the school and the third area in the relationship with the community. In the area of organization and management of teaching and learning, tasks of planning, evaluating and conducting teaching stand out, from the three classes in which I had a more direct intervention, from the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. In the area of school participation, I had the opportunity to follow Boccia as School Sports and to participate in the organization of all school sports events held at the school. In the area of the relationship with the community, I was given the opportunity to accompany a class leader of the 12th year of schooling in the Professional Teaching of the Technical Sport Course and to teach physical activity sessions to the Universidade Sénior da Benedita, an existing partnership between the school and the university. At the end of the chapter, a final reflection is presented on the entire course of the pedagogical internship experienced and its contributions to personal appreciation and training as a future teacher. The second chapter focuses on research and pedagogical innovation and the problem presented seeks to analyze the evolution of anthropometric characteristics, aerobic fitness and neuromuscular fitness, of students from the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, during an academic period, trying to understand indirectly the effect of Physical Education classes on those variables. The results presented in the present investigation are positive since there were some improvements in students 'physical fitness, an indicator that Physical Education discipline can be an important tool in improving students' health and physical condition.

Description

Keywords

Aquisição de Competências Educação Física Ensino-Aprendizagem Estágio Pedagógico Professor Reflexão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue