Browsing by Author "Santos, Catarina Anes dos"
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- Comunicação de Marcas de ModaPublication . Santos, Catarina Anes dos; Pereira, Maria Madalena RochaA motivação pela realização de um estágio deve-se à necessidade da consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação do 2º ciclo em Design de Moda na Universidade da Beira Interior e sua aplicação em contexto real. A temática deste relatório de estágio incide na comunicação de marcas de moda internacionais, dando primazia àquelas com quem se desenvolveu uma parceria mais ativa e para quem se realizou determinados trabalhos específicos durante o estágio. Salienta-se a importância das marcas junto do consumidor nos dias de hoje e o papel do marketing e da comunicação na influência deste. O modo como as marcas são exploradas, as diferentes ferramentas e formatos que podem ser usados para comunicar uma determinada identidade e o posicionamento da marca, potenciando uma imagem de marca forte e diferenciadora. Com interesse pela área da Comunicação e Marketing no seguimento do 1º ciclo em Design de Moda e respectivo 2º ciclo, a oportunidade de estágio na Companhia das Soluções deu origem a este relatório de estágio, o qual servirá como documento onde é possível consultar alguns trabalhos elaborados na aquisição e consolidação de conhecimentos adquiridos em ambiente académico, validados e complementados em ambiente profissional. Numa primeira parte, apresenta-se, com base numa pesquisa bibliográfica, conceitos importantes sobre moda e mercado, a sua promoção no mercado nacional e as mudanças ocorridas. Aborda-se também a comunicação de moda em função dos objetivos e a importância do marketing na moda. Numa segunda parte, de componente prática ao longo do estágio, segue-se a apresentação e análise de alguns trabalhos desenvolvidos durante o mesmo, descrevendo seu o processo de execução, desde a pesquisa até à sua validação final com os clientes. Dada a natureza deste trabalho não se pode desligar a componente teórica da prática. No final, é apresentado uma análise do resultado dos trabalhos, confrontando a teoria e a prática. Elaboram-se conclusões no que concerne os procedimentos práticos utilizados nos trabalhos da área de estudo em questão e a confirmação da necessidade dos conhecimentos teóricos como base para sua aplicação na prática. Conclui-se que as experiências em contexto real de mercado vão de encontro à consolidação da aquisição dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica e neste caso particular adquiriu-se novas competências em áreas recentes do marketing e comunicação de moda, nomeadamente na área das redes sociais, blogers e influencers, gestão de informação dos clientes internacionais para press releases, entre outros pontos enriquecedores do ponto de vista prático.