Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Assessoria de imprensa: gestão ou manipulação da informação?Publication . Figueiredo, Teresa Catarina Oliveira; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO relacionamento entre assessores e jornalistas é um tema tão antigo quanto polémico. Alguns autores encontram uma relação de interdependência na sua prática profissional, enquanto outros entendem a assessoria como para-jornalismo, uma atividade manipulativa da opinião pública, através do agendamento mediático. Tendo presente estas visões antagónicas, este estudo visa explorar qual o tipo de relacionamento que se verifica, no atual panorama português, entre os jornalistas e os assessores de imprensa. Através de uma metodologia quantitativa pretendeu-se compreender, por via da aplicação de um inquérito por questionário, qual a perceção dos jornalistas acerca dos comportamentos, trabalho e valores que regem a assessoria de imprensa. As respostas dos 417 inquiridos revelaram que a maioria dos jornalistas considera existir um ambiente de respeito mútuo, mas também que somente 23% concorda que a relação entre jornalistas e assessores de imprensa é de interdependência. Além disso, a associação da atividade de assessoria com propaganda prevalece na opinião de muitos jornalistas, o que sugere não ter sido ainda alcançada uma relação de confiança e de espírito de equipa entre ambos os grupos profissionais.
- Comunicação Wireless e (in) fertilidade masculina: amor ou ódio?Publication . Silva, Renata Pedro; Cavaco, José Eduardo BritesO final do século XX foi marcado pela necessidade constante de estarmos conectados uns aos outros a cada segundo do dia, como resultado dos avanços nas ferramentas de comunicação, como dispositivosWireless Fidelity(Wi-Fi). Assim, com o passar dos anos, os cabos foram sendo progressivamente substituídos por sistemas Wi-Fi, que são uma alternativa cada vez maior às redes de dados com fio em residências, locais de trabalho, possibilitando que todos se comuniquem em qualquer lugar e até mesmo enquanto fazem outras atividades. Assim, o uso de dispositivos que possuem comunicação Wireless, como telemóveis, computadores, notebooks está crescendo exponencialmente, tornando-se uma parte importante da vida cotidiana em todo o mundo, e segundo Kesariet al., tornando os seres humanos cada vez mais expostos à radiação eletromagnética (EMR) emitida por esses dispositivos (2). Alguns autores como para Jaffar et al.,indicam que, com o passar dos anos a fertilidade masculina vem a decrescer, seja em países do primeiro mundo ou em países sub-desenvolvidos; uso excessivo dessas novas tecnologias de comunicação, podem causar danos àfertilidade masculina, entre os danos a contagem de espermatozoides, motilidade e integridade do DNA foram os parâmetros mais afetados quando expostos à EMR emitido por transmissor Wi-Fi (4). ParaMima et al.,essa queda da fertilidade masculina nas últimas décadas, sugerem que a razão pode estar relacionada ao meio ambiente e ao estilo de vida. Com o aumento do uso de tecnologias Wi-Fi, o possível papel prejudicial daEMR na fertilidade masculina tem sido o objeto de vários estudos que mostram a contribuição negativa da EMR de dispositivos de comunicação Wi-Fi no comprometimento da fertilidade masculina (6). A presente tese tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a possível influência de telemóveis e os sistemas Wi-Fi no sistema reprodutor masculino, foram feitas análises de estudos realizados em humanos e animais. Estudos em humanos foram baseados na contagem espermática, mobilidade, motilidade, morfologia e alterações do esperma e danos ao DNA do espermadiante dos vários tipos de exposições Wi-Fi, principalmemte dos telemóveis. No que se refere ao estudo em animais, identificou-se grande volume de casos de stress oxidativo (OS), alterações a nível de volume e na qualidade espermática. São necessários mais estudos padronizados com maior uniformidade e clareza, para se obter dados seguros e reais sobre os efeitos dessa radiação na fertilidade masculina.
- The epididymis as a target of endocrine disruption: effect on calcium homeostasisPublication . Silva, Carla Barbosa; Correia, Sara Carina de Lima; Socorro, Sílvia Cristina da Cruz Marques; Sousa, Ana Catarina AlmeidaThe epididymis is a central player in male fertility. Hormone regulation, mainly in the caput region, establishes the biochemical composition (water, ions, organic molecules) of the epididymal fluid, and it is during the transit through the epididymis, and by exposure to this unique environment, that sperm undergo the transformations required to become fully functional. Studies in knockout animals for calcium (Ca2+) channels demonstrated the importance of regulating epididymal Ca2+ levels for spermatozoa function, as these animals displayed impaired sperm motility, viability, and fertilization capacity. In recent decades, concern was raised about endocrine disruption and male fertility. Endocrine disruptors (EDs) can perturb the normal hormone signalling disrupting spermatogenesis. However, the effect of EDs in the epididymis function is largely unknown. Vinclozolin (VNZ), an endocrine disruptor (ED) with antiandrogenic activity, has been shown to affect male reproduction. The present thesis investigated the effect of VNZ on rat epididymal cells survival and function, Ca2+ homeostasis and antioxidant defences. Caput sections were cultured ex vivo in the presence or absence of VNZ 500 µM. Ca2+ levels, the expression of Ca2+-sensitive receptor (CaSR) and Ca2+ transient receptor potential vanilloid subfamily member 6 (TRPV6), the activity of glutathione peroxidase (GPX) and superoxide dismutase (SOD) and the activity of caspase-3 were assessed. CaSR and TRPV6 expression decreased in the presence of VNZ, together with an increase in the concentrations of extracellular Ca2+. Also, the activity of the antioxidant enzymes GPX and SOD and the activity of caspase-3 decreased in the VNZ-treated group. The obtained results demonstrated for the first time that VNZ dysregulates Ca2+ homeostasis and decreases the antioxidant defences in the epididymis, which indicates that the exposure to VNZ may affect sperm quality and male fertility.
- Comunicação de Marcas de ModaPublication . Santos, Catarina Anes dos; Pereira, Maria Madalena RochaA motivação pela realização de um estágio deve-se à necessidade da consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação do 2º ciclo em Design de Moda na Universidade da Beira Interior e sua aplicação em contexto real. A temática deste relatório de estágio incide na comunicação de marcas de moda internacionais, dando primazia àquelas com quem se desenvolveu uma parceria mais ativa e para quem se realizou determinados trabalhos específicos durante o estágio. Salienta-se a importância das marcas junto do consumidor nos dias de hoje e o papel do marketing e da comunicação na influência deste. O modo como as marcas são exploradas, as diferentes ferramentas e formatos que podem ser usados para comunicar uma determinada identidade e o posicionamento da marca, potenciando uma imagem de marca forte e diferenciadora. Com interesse pela área da Comunicação e Marketing no seguimento do 1º ciclo em Design de Moda e respectivo 2º ciclo, a oportunidade de estágio na Companhia das Soluções deu origem a este relatório de estágio, o qual servirá como documento onde é possível consultar alguns trabalhos elaborados na aquisição e consolidação de conhecimentos adquiridos em ambiente académico, validados e complementados em ambiente profissional. Numa primeira parte, apresenta-se, com base numa pesquisa bibliográfica, conceitos importantes sobre moda e mercado, a sua promoção no mercado nacional e as mudanças ocorridas. Aborda-se também a comunicação de moda em função dos objetivos e a importância do marketing na moda. Numa segunda parte, de componente prática ao longo do estágio, segue-se a apresentação e análise de alguns trabalhos desenvolvidos durante o mesmo, descrevendo seu o processo de execução, desde a pesquisa até à sua validação final com os clientes. Dada a natureza deste trabalho não se pode desligar a componente teórica da prática. No final, é apresentado uma análise do resultado dos trabalhos, confrontando a teoria e a prática. Elaboram-se conclusões no que concerne os procedimentos práticos utilizados nos trabalhos da área de estudo em questão e a confirmação da necessidade dos conhecimentos teóricos como base para sua aplicação na prática. Conclui-se que as experiências em contexto real de mercado vão de encontro à consolidação da aquisição dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica e neste caso particular adquiriu-se novas competências em áreas recentes do marketing e comunicação de moda, nomeadamente na área das redes sociais, blogers e influencers, gestão de informação dos clientes internacionais para press releases, entre outros pontos enriquecedores do ponto de vista prático.
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos e IntraempreendedorismoPublication . Félix, Marta Sofia Alves; Ferreira, João José de MatosA gestão estratégica de recursos humanos (GERH) e o intraempreendedorismo (IE) adaptam-se e transformam-se num exemplo a seguir pelo seu estímulo à aprendizagem de atividades e orientações inovadoras, desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, estratégias, orientação gestora e posturas competitivas. O presente trabalho tem como objetivo analisar as sincronicidades entre a GERH e o IE alavancadas por dinâmicas relacionais traduzidas na liderança, na cultura organizacional e nas práticas individuais. Neste sentido será testado um modelo concetual de investigação recorrendo a um estudo com abordagens metodológicas mistas. O estudo comporta assim uma análise quantitativa de uma amostra de empresas, com recurso a equações estruturais e uma análise qualitativa mediante um estudo de caso, num grande grupo nacional. Os resultados demonstraram que a liderança, a cultura organizacional e as práticas individuais são as dinâmicas relacionais que estimulam o IE desde que estimuladas pela GERH e transmitidas aos colaboradores. A flexibilidade por parte da GERH, que se traduz numa prática que está na génese da empresa, é fundamental para implementar e fomentar práticas de IE. Para além disso, e no amago do estudo, conclui-se que as sincronicidades existentes estão presentes nas dinâmicas relacionais analisadas tendo como base as hipóteses e proposições formuladas neste estudo. Deve haver uma sequência de delegação e implementação das dinâmicas relacionais para que as sincronicidades da GERH e o IE possam ser dois fenómenos que caminham juntos e contribuem para um desempenho e evolução mais eficaz dos colaboradores na empresa pois suportam-se mutuamente. Algumas contribuições para a teoria e prática são também apresentados no final deste estudo.