Browsing by Author "Santos, Isa Alexandra Isidoro Varandas dos"
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- A influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacionalPublication . Santos, Isa Alexandra Isidoro Varandas dos; Alves, Helena Maria BaptistaAtualmente, as organizações de saúde estão inseridas num ambiente de constante mudança, devido à evolução permanente, à circulação de informação em tempo real, mas também devido às novas necessidades dos seus colaboradores, aos seus novos interesses e ao facto de atualmente os utentes/clientes destas organizações estarem mais informados e terem novas necessidades. O tema é emergente e tem despertado o interesse por parte dos gestores, mas ainda há um longo caminho a percorrer, exigindo das organizações mudanças organizacionais, novas práticas, dando-se destaque ao marketing interno como ferramenta estratégica de gestão de recursos humanos, que possibilite à organização uma resposta eficaz às novas necessidades dos seus colaboradores e posteriormente às dos seus utentes/clientes. Este estudo procurou analisar a influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional dos colaboradores da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG), especificamente no Hospital Sousa Martins (HSM). Para isso procedeu-se à aplicação de um questionário a assistentes operacionais, enfermeiros e médicos dos diferentes serviços do Hospital Sousa Martins. Posteriormente aplicou-se um plano de práticas de marketing interno baseado em práticas desenvolvidas por empresas melhor classificadas pelo Great Place to Work®, adequado à organização, e foi realizado um segundo momento de avaliação (momento t1) através do mesmo questionário, às mesmas categorias profissionais dos serviços que tinham aderido no momento t0. A amostra, tanto em t0 como em t1, é composta por 163 indivíduos. A comparação entre os dois momentos, t0 e t1, através de uma abordagem quantitativa e de uma avaliação do modelo através de equações estruturais, permitiu confirmar uma influência positiva de um plano de práticas de marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional. A perceção dos colaboradores das práticas de marketing interno teve um aumento estatisticamente significativo entre t0 e t1, destacando-se as práticas direcionadas para a qualidade no trabalho e relações com as chefias. A nível da satisfação profissional destaca-se, mais uma vez, uma maior influência na relação com as chefias. A componente normativa do comprometimento organizacional foi a que apresentou um peso mais significativo, embora a componente afetiva tenha aumentado o seu peso entre to e t1. Uma pequena análise dos comentários e reações dos colaboradores no desenvolvimento das práticas de marketing interno, permitiu confirmar e reforçar os dados obtidos.