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- CODINFOR – Projeto de Identidade Visual Recriação da MarcaPublication . Farias, Cristiana das Neves; Borges, Afonso Nuno Ramalho de Pinho; Velez, SaraEste projeto divide-se em dois enquadramentos, o primeiro, teórico, e o segundo, prático. No primeiro pretende-se documentar a informação necessária sobre o tema, abordar conceitos como identidade visual e os respetivos elementos, manual de normas, a marca tal como a sua gestão, por fim, o design, e aplicar também metodologias de trabalho para que os resultados sejam os mais positivos. Abordagens estas que irão contribuir para o crescimento cultural da área onde este trabalho atua, ou seja, propor uma recriação de uma identidade visual para a empresa CODINFOR – Consultoria & Formação, Lda., situada na cidade da Covilhã. No segundo dá-se início ao processo de desenvolvimento da respetiva assinatura, o qual abarca a elaboração de desenhos e testes, tipográficos e de símbolo, estudos de cor, manual de normas e por fim a aplicação nos respetivos suportes. Tudo em busca da solução para o problema inicial.
- Serviço Nacional de Saúde (SNS)versus Seguros Privados de Saúde (SPS): Os Seguros de Saúde MutualistasPublication . Agapito, Pedro Manuel Alvito; Nunes, Manuel LourençoA saúde, pública e privada, é um dos setores que mais evoluiu em Portugal desde Abril de 1974. A acompanhar esta evolução foram investidos significativos recursos financeiros, técnicos e humanos ao nível do serviço nacional de saúde (SNS) fomentando e induzindo o acesso generalizado das pessoas aos serviços e cuidados de saúde. A par desta enorme evolução no SNS a oferta privada, através dos seguros de saúde privados, cresceu, ganhou mais e maior dimensão, o que conduziu à existência de cada vez mais operadores e mais oferta. Mas os seguros privados de saúde nem sempre corresponderam e satisfizeram a generalidade das necessidades das pessoas, ficando muitas vezes aquém das expetativas e não garantindo, excluindo, algumas doenças e outras pré-existências. A par do SNS os seguros de saúde privados, caracterizados pela filosofia capitalista e disponíveis no mercado segurador, apresentavam enormes discrepâncias e limitações. Emergiram, recentemente em Portugal, os seguros de saúde privados na vertente mutualista, que contrapõem transversalmente a atual filosofia e vertente capitalista vigente. Com este estudo, após caracterizar o SNS, a nível histórico, socioeconómico, político e dos seus recursos, a nova politica dos medicamentos e o incremento de novas taxas moderadores, no pós TROIKA, estudada e analisada a saúde privada, nomeadamente, a oferta de seguros de cariz mutualista e de cariz capitalista, procura-se demonstrar o efetivo papel do mutualismo na saúde em Portugal, seguros de saúde privados, em tempos conturbados e de grandes mudanças no setor, nomeadamente, ao nível do SNS e de outros subsistemas de saúde. Este estudo é pioneiro em Portugal, pois, todos os demais estudos que conheço tiveram como análise de estudo os seguros de saúde privados na vertente capitalista e de análise individual. Os seguros de saúde são uma mais-valia para as pessoas, como garantia de fácil acessibilidade e rápida resposta na prevenção e tratamento adequado à saúde, visto que o SNS está cada vez mais caro, com menos qualidade, com contínuas listas de espera, com problemas gravíssimos de acessibilidade a determinadas especialidades, assim como no que concerne às atuais restrições de comparticipação nos subsistemas de saúde, em comparação com o sistema privado com seguro. Contudo, é importante e crucial perceber-se e conhecer-se quais os melhores seguros privados de saúde e quais as melhores ofertas de mercado. Com este estudo conclui-se que os seguros de saúde mutualistas são seguros que, face à sua génese histórica e às suas características intrínsecas, cujo foco central é o bem-estar da pessoa, a garantia de uma assistência médica de qualidade e atempada, a não exclusão individual, devido à idade ou à portabilidade de qualquer doença ou deficiência da pessoa a segurar e o não lucro – objetivo primeiro das seguradoras capitalistas - representam uma mais-valia global para a sociedade e uma autêntica revolução no mundo dos seguros de saúde privados.
- DESIGNA 2015 – Conferência Internacional de Investigação de Design, Criação do Manual de Normas GráficasPublication . Melo, André Filipe Dias; Paiva, Francisco Tiago Antunes deO Presente relatório de Estágio Curricular foi realizado no âmbito de uma unidade de pesquisa na área de Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, designado Labcom.ifp, mais propriamente no domínio da Designa, Conferência Internacional que promove a investigação no Design, desde a Arte, a moda, o ensino, a multimédia, a comunicação, o produto e a teoria. A Designa vem contribuindo para a consolidação da Pesquisa em design, tanto a nível académico como socialmente, com interesse regional, nacional e internacional. No trabalho, são descritas as atividades desenvolvidas durante um período de três meses, que decorre entre 14 de Setembro e 17 de Dezembro de 2015, na aplicação de conhecimentos em diversas áreas da comunicação, desde a realização de estudos à criação de diferentes plataformas de design. Dando maior relevo à Designa, pareceu-nos apropriado a redação de um manual de normas das diferentes plataformas sobre os aspetos considerados mais importantes para a comunicação do projeto, fornecendo assim uma melhor perceção da dimensão do mesmo, e criando um mini projeto dentro do estágio, no âmbito da Designa 2015.
- Proposta de Identidade Corporativa para o Café Snack-Bar CubangoPublication . Teixeira, Sandro Manuel Ferreira Andrade; Paiva, Francisco Tiago Antunes deO presente relatório aborda e descreve o processo de realização de um projeto final de Mestrado em Design Multimédia. Este relatório apresenta-se fragmentado em duas partes, sendo a primeira referente ao enquadramento teórico, onde se descreve a empresa e aborda conceitos e métodos necessários para a realização do projeto. Na segunda parte pretende-se descrever o processo e desenvolvimento do projeto. Na primeira parte, esta teórica, começa-se por abordar o conceito Design e faz-se uma breve contextualização histórica. De seguida refere-se outros conceitos da área do design, necessários e relevantes para a criação do projeto, como o design gráfico, identidade corporativa, logotipo, tipografia, manual de normas, sinalética, design de interiores e design de mobiliário. Estes dois últimos conceitos são analisados, uma vez que uma das partes complementares do projeto consiste em criar uma proposta de decoração para o interior estabelecimento. Na segunda parte, esta prática, passa-se ao desenvolvimento do projeto, explicando de seguida o desenvolvimento e processo do trabalho desenvolvido.
- A influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacionalPublication . Santos, Isa Alexandra Isidoro Varandas dos; Alves, Helena Maria BaptistaAtualmente, as organizações de saúde estão inseridas num ambiente de constante mudança, devido à evolução permanente, à circulação de informação em tempo real, mas também devido às novas necessidades dos seus colaboradores, aos seus novos interesses e ao facto de atualmente os utentes/clientes destas organizações estarem mais informados e terem novas necessidades. O tema é emergente e tem despertado o interesse por parte dos gestores, mas ainda há um longo caminho a percorrer, exigindo das organizações mudanças organizacionais, novas práticas, dando-se destaque ao marketing interno como ferramenta estratégica de gestão de recursos humanos, que possibilite à organização uma resposta eficaz às novas necessidades dos seus colaboradores e posteriormente às dos seus utentes/clientes. Este estudo procurou analisar a influência do marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional dos colaboradores da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG), especificamente no Hospital Sousa Martins (HSM). Para isso procedeu-se à aplicação de um questionário a assistentes operacionais, enfermeiros e médicos dos diferentes serviços do Hospital Sousa Martins. Posteriormente aplicou-se um plano de práticas de marketing interno baseado em práticas desenvolvidas por empresas melhor classificadas pelo Great Place to Work®, adequado à organização, e foi realizado um segundo momento de avaliação (momento t1) através do mesmo questionário, às mesmas categorias profissionais dos serviços que tinham aderido no momento t0. A amostra, tanto em t0 como em t1, é composta por 163 indivíduos. A comparação entre os dois momentos, t0 e t1, através de uma abordagem quantitativa e de uma avaliação do modelo através de equações estruturais, permitiu confirmar uma influência positiva de um plano de práticas de marketing interno na satisfação e comprometimento organizacional. A perceção dos colaboradores das práticas de marketing interno teve um aumento estatisticamente significativo entre t0 e t1, destacando-se as práticas direcionadas para a qualidade no trabalho e relações com as chefias. A nível da satisfação profissional destaca-se, mais uma vez, uma maior influência na relação com as chefias. A componente normativa do comprometimento organizacional foi a que apresentou um peso mais significativo, embora a componente afetiva tenha aumentado o seu peso entre to e t1. Uma pequena análise dos comentários e reações dos colaboradores no desenvolvimento das práticas de marketing interno, permitiu confirmar e reforçar os dados obtidos.
- Tradução, Adaptação Cultural e Validação do Questionário Quality of Life in Epilepsy (QOLIE-89) para a População PortuguesaPublication . Santos, Cláudia Andreia Almeida dos; Almeida, Anabela Antunes de; Rosado, Maria Luiza ConstanteA epilepsia é uma das doenças mais comuns e graves do cérebro, pode ocorrer em todas as idades e manifestar-se de variadas formas e com causas distintas (Duncan et al. 2006). Estima-se que em Portugal haja cerca de 50 mil habitantes com epilepsia (Lopes Lima 1998), sendo que grande parte dos doentes se encontram em idade ativa, é evidente a necessidade do controlo das crises. Vários estudos demonstraram a relação positiva entre a frequência das crises, a qualidade de vida dos doentes com epilepsia, e os custos envolvidos (Guerrini et al., 2001; Hout et al., 1997). A identificação de modelos de gestão que maximizem a qualidade de vida dos doentes vão por isso traduzir-se na redução dos custos diretos e indiretos associados à epilepsia (Hovinga et al., 2008; Schachter, 2000). O objetivo deste estudo foi fazer a tradução, adaptação cultural e validação do questionário Quality of Life in Epilepsy (QOLIE-89) para a população Portuguesa. A metodologia utilizada para a tradução e adaptação cultural foi a recomendada por Beaton e colaboradores (2000) tendo sido feitas duas traduções tendo, depois de analisadas, dado origem a uma versão síntese. Posteriormente, foram feitas duas retrotraduções e todas as versões foram analisadas por uma comissão de especialistas. As alterações propostas foram ajustadas e deram origem à versão pré-teste do questionário que foi aplicada 30 doentes. Todos os relatórios foram enviados para apreciação dos autores. A fidelidade da versão adaptada foi avaliada através da consistência interna e a validade de constructo através da análise fatorial. A viabilização deste questionário permitirá perceber melhor as dificuldades e necessidades dos doentes com epilepsia, assim como dos fatores relacionados com a doença que mais impactam no seu quotidiano (Devinsky et al., 1995). Desta forma, será possível articular os serviços de saúde e seus profissionais para uma gestão mais adequada dos recursos disponíveis potenciando assim ganhos em saúde e possibilitando a redução de custos (Taylor, Sander, Taylor, & Baker, 2011).
- Protótipo de Aplicação de Gestão de Tarefas para Dispositivos Móveis: “Done”Publication . Moreira, Bruno Miguel Costa; Paiva, Francisco Tiago Antunes deOs smartphones têm um impacto social na transformação da cultura, vida social, paisagem tecnológica e outros diversos aspetos da sociedade moderna. No fundo, o smartphone é um telemóvel com funcionalidades avançadas para além das funcionalidades tradicionais como fazer chamadas e enviar mensagens de texto. As APP’s são softwares com funcionalidades idênticas a softwares desenvolvidos para os computadores. O seguinte projeto retrata o desenvolvimento de uma APP sobre gestão de tarefas, denominada “done”. Para aceder às APP’s é necessário recorrer a lojas de aplicações virtuais através da internet, descarregar a aplicação e seguir o processo de instalação no dispositivo móvel. A interface é o meio através do qual o usuário interage com o dispositivo, referindo-se, no caso dos smartphones, ao ecrã. Para uma interface bem-sucedida é preciso pensar na UI e UX, ou seja, no método e aspetos visuais que orientam a interação do usuário e na experiência que o usuário obtém através da interação. Com isto, as APP’s são desenvolvidas a pensar nas pretensões do usuário relativamente a um determinado tema. O processo de criação de uma APP engloba profissionais de áreas diferentes, como designers e programadores. De modo a perceber que tipo de APP’s e funcionalidades existem, tendo como tema a gestão de tarefas, serão apresentados quatros estudos de caso.