Browsing by Author "Santos, Isabel Cristina"
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- A Autocompaixão e a Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina e PsicologiaPublication . Santos, Isabel Cristina; Vitória, Paulo dos Santos DuarteEmbora a incidência da Síndrome de Burnout (SB) seja predominante no contexto laboral, esta não é exclusiva do mesmo. Diversos investigadores sugerem que os estudantes universitários, em virtude das pressões sociais e académicas a que estão sujeitos, apresentam-se como uma população suscetível ao desenvolvimento desta síndrome. Por essa razão, denota-se uma grande preocupação em atuar na diminuição da sua prevalência, com alguns pesquisadores a indicar que a autocompaixão revela-se como um ponto-chave na mitigação das altas taxas de burnout. O presente estudo tem como objetivos descrever e analisar a situação da SB em estudantes da Universidade da Beira Interior, procurando diferenças entre grupos e analisar a relação entre a autocompaixão e o burnout nos alunos de medicina e psicologia. A amostra final foi constituída por 213 estudantes universitários, dos quais 161 (75,6%) eram do curso de medicina e 52 (24,4%) do curso de psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos (média=22,61, DP=5,05), sendo a maioria mulheres (N=174, 81,7%). Os dados foram recolhidos mediante um questionário aplicado online entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022. Utilizaram-se a Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (MBI-SS) e a Escala de Autocompaixão (EAC). A maior parte da amostra apresentou valores elevados nas dimensões Exaustão Emocional e Descrença e baixos na dimensão Eficácia. Além disso, 63 (29,6%) estudantes preencheram os critérios estabelecidos para o diagnóstico tridimensional da SB. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas dimensões de burnout para o género (valores mais elevados de exaustão emocional nas raparigas), o curso (valores mais baixos de eficácia no curso de medicina) e o ciclo de estudos (valores mais altos de exaustão emocional no 2º ciclo de Psicologia). Confirmou-se a existência de correlações entre as dimensões do burnout e diversas variáveis independentes. Mais especificamente, observou-se que a autocompaixão apresenta uma correlação negativa com as dimensões Exaustão Emocional e Descrença e positiva com a dimensão Eficácia. Constatou-se, a partir da regressão logística, que a autoavaliação do desempenho académico, o estado de saúde psicológica/mental e a autocompaixão são preditores significativos da presença da SB. Em suma, confirma-se a relação entre a autocompaixão e o burnout e o papel da autocompaixão como fator protetor da SB. Dado o potencial impacto negativo desta síndrome na saúde e bem-estar da comunidade estudantil e no sucesso das universidades, enfatiza-se a necessidade urgente de implementar medidas eficazes de prevenção e tratamento, onde a promoção e o reforço da autocompaixão pode desempenhar um papel importante.
