Browsing by Author "Santos, Jorge Manuel Folgado dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil de atenção dos alunos nas aulas de Educação Física: Diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasPublication . Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA atenção é uma importante variável que pode ditar o sucesso e o insucesso de uma atividade ou tarefa. Esta variável é caracterizada pela habilidade de direcionar os recursos cognitivos para uma dada situação. O propósito desta investigação foi procurar padrões nos perfis atencionais dos alunos tendo em conta o seu rendimento académico, durante as aulas de Educação Física e em diversas modalidades desportivas. Este trabalho, nasce da necessidade e interesse em estudarmos a relação entre os tipos e orientação da atenção dos alunos e a sua influência no sucesso académico, verificando ainda se existem diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionacção de modalidades desportivas diferenciadas. Para a consecução dos objetivos, foram adotados os seguintes passos: (i) revisão de literatura sobre a temática; (ii) validação Psicométrica do Atest-EF e análise do perfil atencional dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica e aferição de possíveis diferenças entre as modalidades; (iv) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas coletivas, futebol e basquetebol e aferição das possíveis diferenças entre as modalidades e nas distintas partes da aula de Educação Física; (v) contrastar os perfis de atenção nas distintas modalidades desportivas com o rendimento académico dos alunos. Recorreu-se a um estudo quantitativo, transversal com uma amostra de 156 alunos, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos ( = 14,7 ± 1,3) onde 84 são do género feminino (53,8%) e 72 do género masculino (46,2%), do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º ou 9º ano), analisados durante a prática de cada uma de quatro modalidades desportivas (atletismo, ginástica, basquetebol e futebol), através da técnica de recolha de dados por questionário. As principais conclusões do estudo foram: (i) há pouca literatura sobre a atenção e o rendimento académico, principalmente nas atividades físicas e desportivas; (ii) a versão Portuguesa do Questionário Atest-EF, pode ser utilizada com confiança e fiabilidade, na apreciação do foco da atenção dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) da análise efetuada inferimos que em relação ao perfil de atenção dos alunos, nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica, não existem diferenças estatisticamente significativas:(iv) em relação ao perfil de atenção, nas modalidades futebol e basquetebol, não encontramos diferenças estatisticamente significativas entre as partes da aula nas distintas modalidades coletivas abordadas; (v) observamos alguns padrões entre as modalidades coletivas e individuais, mas não encontrámos diferenças estatisticamente significativas, no entanto, os resultados sugerem a existência de uma associação positiva entre a atenção e o rendimento académico. Face aos resultados encontrados e, por forma a melhorar o rendimento académico em Educação Física, recomenda-se que os professores implementem ações educativas que estimulem, aproveitem e maximizem a prática da atividade física e a atenção à tarefa.