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- Taxonomia para classificação de aplicativos noticiosos para smartphonesPublication . Empinotti, Marina Lisboa; Canavilhas, João Manuel MessiasEsta tese tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema taxonômico de classificação e avaliação de aplicativos noticiosos para smartphones, baseado nas funcionalidades e affordances por eles incorporadas. Após retomada histórica do Jornalismo Móvel e uma reflexão acerca do universo da comunicação móvel, suas características e consequências na contemporaneidade, a etapa de pesquisa aplicada acompanha 12 aplicativos jornalísticos de modo a reconhecer de que forma as funcionalidades do campo — tactilidade, nivelabilidade, opticabilidade, localibilidade e plasticidade — são apropriadas e as affordances que se manifestam em cada uma dessas características. É utilizado o aporte teórico da Teoria Ator- Rede (TAR) nas etapas observatórias, de modo a se obter embasamento para proposição de um sistema consonante com a realidade apresentada aos consumidores de informação nas mídias móveis. Apresenta-se, ao final, um sistema taxonômico único, em forma de tabela interativa, que pode ser aplicado aos estudos da área de forma integral ou fragmentada, de acordo com os interesses do pesquisador. Espera-se oferecer uma ferramenta que contribua para a consolidação do Jornalismo Móvel como subárea emergente do campo dos “estudos de jornalismo”, como sugere Satuf (2016), através da sistematização de suas investigações. Reconhece-se a dificuldade de toda e qualquer tipologia em abarcar adequadamente um determinado fenômeno, como o fazem Palacios e Cunha (2012), principalmente quando se refere àqueles rapidamente mutáveis, como os relacionados às tecnologias digitais, mas também como Pellanda et al. (2018), compreendemos que a dinâmica da mobilidade exige recombinações constantes de estratégias de investigação, desvinculando-se às formas de monitoramento da Internet desktop, já herdadas das mídias analógicas.
- Experimental study of a hybrid solar photovoltaic, thermoelectric and thermal modulePublication . Matias, Flávio; Pires, Luís Carlos Carvalho; Gaspar, Pedro Dinis; Silva, Pedro D.Nowadays, solar energy, which can be photovoltaic and thermal, is a clean and reliable source of energy for the production of electric and thermal power. However, new ways for improving photovoltaic efficiency are fundamental for an extensive application of this technology. Most of the energy absorbed by the PV panel converts itself into heat, which usually is lost and does not have any energetic value. The performance of a combined photovoltaic (PV), thermoelectric generator (TEG) and water heating panel is tested in practice. The thermoelectric set is applied on the back of the PV panel so that the two devices have approximately the same temperature. On the other face of the thermoelectric set, there is the water heating panel, which consists of an aluminium heat exchanger specially designed for this hybrid module. The exposed surface of the hybrid panel has an area of about 2.72 dm2. Experimental tests were conducted in direct solar exposure during July. The experimental results indicate that the maximum global module efficiency was 91.3% for an irradiance of 1089 W/m2. The power peak production was 29.7 W, at 2 p.m., with an irradiance value of 1230 W/m2.
- In-season training load quantification of a top elite European soccer male teamPublication . Oliveira, Rafael Franco Soares; Marques, Mário António Cardoso; Brito, João Paulo Reis Gonçalves Moreira deThe higher level of competitiveness in soccer lead coaches to a better training load management in order to avoid accumulative fatigue, to keep the best performance possible of their team and, consequently, to prepare the team to win the game. Thus, it is relevant to quantify training load applied to the players to get better the control and monitoring of the team as well as to get knowledge about the periodization applied. Therefore, the general aim of this thesis was to quantify external and internal training load during in-season 2015-2016 from a top elite European soccer male team. For the accomplishment of this purpose, the following sequence was used: (i) literature review of the current subject; (ii) the study of training load quantification during in-season; (iii) the study of training load quantification of one, two and three games week. The main conclusions were: (i) there were minor changes across the in-season period for the internal and external training load variables used; (ii) there was a decrease of training load until the day prior to the match for all variables; (iii) external training load was reduced from the following day of the match until the day prior to the match, however internal training load variables does not reveal the same pattern; (iv) training load applied in weeks with different number of matches seems similar. This thesis allows to obtain references about the periodization pattern observed across a full competitive season and allows generate reference values for elite players that can be considered for the coaches in the control and monitoring of the training load.
- O perfil de atenção dos alunos nas aulas de Educação Física: Diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadasPublication . Santos, Jorge Manuel Folgado dos; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA atenção é uma importante variável que pode ditar o sucesso e o insucesso de uma atividade ou tarefa. Esta variável é caracterizada pela habilidade de direcionar os recursos cognitivos para uma dada situação. O propósito desta investigação foi procurar padrões nos perfis atencionais dos alunos tendo em conta o seu rendimento académico, durante as aulas de Educação Física e em diversas modalidades desportivas. Este trabalho, nasce da necessidade e interesse em estudarmos a relação entre os tipos e orientação da atenção dos alunos e a sua influência no sucesso académico, verificando ainda se existem diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionacção de modalidades desportivas diferenciadas. Para a consecução dos objetivos, foram adotados os seguintes passos: (i) revisão de literatura sobre a temática; (ii) validação Psicométrica do Atest-EF e análise do perfil atencional dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica e aferição de possíveis diferenças entre as modalidades; (iv) verificação do perfil de atenção nas modalidades desportivas coletivas, futebol e basquetebol e aferição das possíveis diferenças entre as modalidades e nas distintas partes da aula de Educação Física; (v) contrastar os perfis de atenção nas distintas modalidades desportivas com o rendimento académico dos alunos. Recorreu-se a um estudo quantitativo, transversal com uma amostra de 156 alunos, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos ( = 14,7 ± 1,3) onde 84 são do género feminino (53,8%) e 72 do género masculino (46,2%), do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º ou 9º ano), analisados durante a prática de cada uma de quatro modalidades desportivas (atletismo, ginástica, basquetebol e futebol), através da técnica de recolha de dados por questionário. As principais conclusões do estudo foram: (i) há pouca literatura sobre a atenção e o rendimento académico, principalmente nas atividades físicas e desportivas; (ii) a versão Portuguesa do Questionário Atest-EF, pode ser utilizada com confiança e fiabilidade, na apreciação do foco da atenção dos alunos durante as aulas de Educação Física; (iii) da análise efetuada inferimos que em relação ao perfil de atenção dos alunos, nas modalidades desportivas individuais, atletismo e ginástica, não existem diferenças estatisticamente significativas:(iv) em relação ao perfil de atenção, nas modalidades futebol e basquetebol, não encontramos diferenças estatisticamente significativas entre as partes da aula nas distintas modalidades coletivas abordadas; (v) observamos alguns padrões entre as modalidades coletivas e individuais, mas não encontrámos diferenças estatisticamente significativas, no entanto, os resultados sugerem a existência de uma associação positiva entre a atenção e o rendimento académico. Face aos resultados encontrados e, por forma a melhorar o rendimento académico em Educação Física, recomenda-se que os professores implementem ações educativas que estimulem, aproveitem e maximizem a prática da atividade física e a atenção à tarefa.
- Pessoas que sofrem de hipertensão arterial: implicações na atividade médica das diferenças entre os controlados e os não controladosPublication . Martins, Ricardo; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares; Reis, Maria Teresa; Roque, Ana Carolina; Pinto, Mariana; Simões, José Augusto Rodrigues; Rosendo, InêsObjetivos: Comparar características clínicas, de atividade médica e de caracterização familiar e social entre populações sofrendo de hipertensão arterial segundo estejam ou não controladas. Metodologia Estudo observacional em amostra aleatória por ordem alfabética e representativa com reposição em população de cuidados de saúde primários de 25 médicos especialistas em medicina geral e familiar de três unidades de cuidados de saúde primários no centro de Portugal, em 2018, pela análise dos registos clínicos informáticos das pessoas com a classificação ICPC‐2 de hipertensão arterial. Estudaram‐se variáveis epidemiológicas, clínicas, familiares, sociais e de atividade médica terapêutica. Realizou‐se estatística descritiva e inferencial. Resultados Num universo de 8750 pessoas com a classificação hipertensão arterial estudou‐se uma amostra de n = 387 (tamanho calculado para IC 95% e margem de erro de 5% em n = 369). Hipertensão arterial não controlada em 56,1% da amostra, significativamente mais frequente em quem vive só (p = 0,024), vive em família nuclear (p = 0,011), em situação de mais baixa classificação social (p = 0,018), com prescrição concomitante de AINE (p = 0,018). O risco cardiovascular calculado é não significativamente mais elevado no não controlo (p = 0,116). A inércia terapêutica não se verifica em número de associações e em número médio de medicamentos (p = 0,274) não se verificando igualmente diferença para as restantes variáveis estudadas. Viver só, pertencer a famílias com mais baixa classificação social e viver em família nuclear representam 9,6% da responsabilidade de não haver controlo. Conclusões A atividade médica no ambiente de medicina geral e familiar, e não só, deve assim aliar as competências terapêuticas com as habilidades de estudo individual e social para a melhoria do controlo da HTA em Portugal.
- Vascular mechanisms of testosterone: the non-genomic point of viewPublication . Lorigo, Margarida; Mariana, Melissa; Lemos, Manuel C.; Cairrão, ElisaTestosterone (T) is the predominant endogenous androgen in the bloodstream. At the vascular level, T presents genomic and non-genomic effects, and both effects may overlap. The genomic actions assume that androgens can freely cross the plasma membrane of target cells and bind to nuclear androgen receptors, inducing gene transcription and protein synthesis. The non-genomic effects have a more rapid onset and may be related to the interaction with protein/receptor/ion channels of the plasma membrane. The key T effect at the vascular level is vasorelaxation, which is primarily due to its rapid effect. Thus, the main purpose of this review is to discuss the T non-genomic effects at the vascular level and the molecular pathways involved in its vasodilator effect observed in in vivo and in vitro studies. In this sense, the nuclear receptor activation, the influence of vascular endothelium and the activation or inhibition of ion channels (potassium and calcium channels, respectively) will be reviewed regarding all the data that corroborated or not. Moreover, this review also provides a brief update on the association of T with the risk factors for cardiovascular diseases, namely metabolic syndrome, type 2 diabetes mellitus, obesity, atherosclerosis, dyslipidaemia, and hypertension. In summary, in this paper we consider the non-genomic vascular mode of action of androgen in physiological conditions and the main risk factors for cardiovascular diseases.
- Earth-Mars trajectories with lunar gravity assist study using the self-adaptive Levenberg-Marquardt AlgorithmPublication . Rosa, Flávio Daniel Dias; Bousson, KouamanaAs the interest in interplanetary missions is rising, new trajectories and methods should be studied and analyzed to decrease the costs and increase the capacity of transporting scientific instruments and payload to Mars. In this work, a numerical study of interplanetary trajectories between Earth and Mars is performed, using the Moon to carry out a lunar gravity assist manoeuvre, with the objective of decreasing the launch energy for the interplanetary transfer and analyze the use of the self-adaptive Levenberg-Marquardt algorithm as a differential corrector for space mission design. The obtained results are compared with the values of the direct transfer achieved with the same methods and with the estimated values for the next interplanetary transfer Windows between Earth and Mars. The results are obtained with the astrodynamics two body problem simplistic model and verified and validated with the open source NASA’s software GMAT for a more realistic approach. The self-adaptive Levenberg-Marquardt algorithm developed for this work in the programming language Python 3.6 is tested and used as a differential corrector to obtain the trajectories for the two-body problem. The results demonstrate that the self-adaptive Levenberg-Marquardt algorithm is adequate to design space missions, a lunar gravity assist can be executed in all situations studied and only in a few cases is not viable. Of the four launch windows analyzed only in one situation the lunar gravity assist does not diminish the launch energy. The results show that the energy needed to perform future Mars missions or missions to other Solar System bodies can be reduced and consequently the payload mass can be increased. The possible introduction of a new calculation method for space mission design is also shown due to the observed results.
- Avaliação da prevalência e incidência da automedicação nos estudantes de Ciências FarmacêuticasPublication . Ricardo, Jéssica Filipa Antunes; Alba, Maria Eugénia Gallardo; Rosado, Tiago Alexandre Pires; Barroso, Mário Jorge DinisO presente trabalho encontra-se dividido em dois principais capítulos: o Capítulo I que diz respeito à vertente de investigação e o Capítulo II onde é abordada a experiência profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária. A automedicação integra a utilização de produtos de saúde pelo próprio indivíduo, que procura o tratamento de uma condição, devendo esta ser autolimitada, permitindo a utilização de medicamentos que não necessitem de prescrição médica, com possibilidade de aconselhamento por um profissional de saúde. Esta abordagem tem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas para cada situação individual. A investigação realizada compreende um estudo epidemiológico observacional, descritivo e analítico transversal, constituído por 385 estudantes inscritos nos vários anos do curso e Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, no ano letivo de 2018/2019. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário online, procedendo-se à divulgação do mesmo pelas diversas instituições portuguesas que disponibilizam o curso, de forma a alcançar os alunos que cumpriam os critérios de inclusão do estudo. O inquérito incluiu questões acerca do perfil sociodemográfico e sociocultural dos participantes, da prática de automedicação, das razões que os levaram a automedicar-se, condições, grupos terapêuticos, outros produtos de saúde e, especificamente, os princípios ativos a que recorreram para realizar esta prática. O tratamento dos dados foi realizado no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25. A amostra é constituída por inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, integrando um maior número de participantes do sexo feminino (n=329), solteiros (n=382), residentes em meio urbano (n=231), com morada diferente da do agregado familiar (n=254), sem seguro de saúde (n=215), que distam entre 5 e 24 minutos do hospital mais próximo (n=218) e que não recorreram ao médico nos últimos três meses que antecederam o preenchimento do questionário (n=197). Quanto ao estilo de vida, a maioria consome bebidas alcoólicas esporadicamente, não fuma, não pratica atividade física mais intensa e não possui doenças crónicas diagnosticadas. Constatou-se que 70,1% dos estudantes recorreu à automedicação nos três meses antecedentes ao preenchimento do questionário, sendo que o alargamento do período inquirido permitiu obter uma percentagem ainda mais elevada (82,6%). O rápido alívio dos sintomas, o conhecimento que consideram apresentar, a baixa gravidade da situação e a anterior obtenção do resultado pretendido foram as principais justificações apresentadas. As condições para as quais mais recorreram a esta prática foram a sintomatologia associada a estados gripais (15,7%), cefaleias (10,1%), dor de garganta (9,4%), tosse (7,6%), desordens menstruais (8,5%) e febre (7,1%). O ano de curso, por si só, influenciou a recorrência à automedicação, mas também apresentou correlação com as fontes informativas utilizadas, razões mencionadas, com algumas condições apresentadas e grupos terapêuticos selecionados. O capítulo II diz respeito às atividades desenvolvidas durante o estágio em Farmácia Comunitária, entre janeiro e maio, na Farmácia Taborda, no Fundão. O estágio permitiu a compreensão do papel do farmacêutico na prática do dia-a-dia, enquanto promotor do uso racional do medicamento, promovendo a saúde e prevenindo a doença junto da comunidade.
- Cefaleias como Reação Adversa a Medicamentos na População Idosa Portuguesa: Um estudo retrospetivoPublication . Dias, Beatriz Gabriel; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz; Monteiro, CristinaIntrodução: As reações adversas a medicamentos (RAM) constituem um problema de saúde pública e são especialmente graves numa população polimedicada e mais frágil como a população idosa. Em Portugal, há uma elevada taxa de notificações de RAM referentes à população idosa, o que levanta a necessidade urgente de se efetuarem estudos de farmacovigilância nesta área. As enxaquecas e cefaleias primárias são um problema de saúde com elevada incidência em toda a população, mas há casos específicos de cefaleias secundárias devido à utilização de medicação, quer seja por sobredosagem, interações medicamentosas ou mesmo uma resposta prejudicial e não intencional a um medicamento usado de acordo com autorização de introdução no mercado. A farmacovigilância é um processo essencial para avaliar e aumentar a segurança dos fármacos, através da identificação dos fatores de risco e do levantamento de queixas, tentando prevenir a ocorrência de RAM noutros doentes. Métodos: Foi feita uma pesquisa na base de dados nacional de farmacovigilância do INFARMED, incluindo todas as notificações referentes a doentes com idade igual ou superior a 65 anos com o termo LLT ‘headache’ do dicionário MedDRA, recebidas entre 01/01/2007 e 31/12/2017. Os casos com informação incompleta e os duplicados foram eliminados. A população foi avaliada quanto à distribuição por género e idade, bem como a respetiva taxa de polimedicação. As notificações de reações adversas foram analisadas quanto à classe do(s) medicamento(s) suspeito(s), de acordo com a classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical) da Organização Mundial de Saúde, ao grau de gravidade, relação de causalidade atribuída entre o fármaco e a reação adversa, e evolução do caso. Foram ainda analisadas as outras reações adversas notificadas que acompanhavam as cefaleias. Resultados: Neste período de 11 anos foram analisadas 155 notificações que tinham cefaleias como reação adversa. A população analisada era constituída maioritariamente por doentes do sexo feminino (75%) e da faixa etária dos 65-74 anos (54%). Cerca de 43% dos doentes estavam a tomar 5 ou mais fármacos simultaneamente, resultando numa taxa de polimedicação bastante elevada. As classes farmacoterapêuticas dos medicamentos suspeitos mais comummente reportados foram antivíricos (9%), antidislipidémicos (8.4%), anti-depressores (6.5%), analgésicos estupefacientes (5.8%) e bifosfonatos (5.2%). É de realçar que quase metade das notificações (46%) foram consideradas graves. Foram relatadas diversas outras reações adversas além das cefaleias, de entre as quais as mais comuns foram tonturas (18.7%), alterações de visão (15.5%) e náuseas (15.5%). Discussão e conclusões: De acordo com os resultados deste estudo, deve existir maior cuidado ao prescrever analgésicos estupefacientes, anti-depressivos e anti-dislipidémicos nesta população, optando por medidas não farmacológicas ou por outras classes de medicamentos. Nos doentes idosos é necessário ter-se atenção às doses dos medicamentos, que devem ser ajustadas, devido às alterações fisiológicas que ocorrem com o avançar da idade. Sugere-se ainda a elaboração de estudos clínicos na população idosa, antes ou após a comercialização dos medicamentos, tendo em conta que neste momento os idosos raramente são incluídos nos ensaios clínicos, e é necessário avaliar a segurança dos fármacos para estes doentes. Também os profissionais de saúde, em todos os níveis de cuidados, devem estar alertados para a necessidade de monitorizar a terapêutica e notificar eventuais RAM, promovendo o bem-estar dos doentes idosos e o uso seguro do medicamento.
- Desenvolvimento de Modelos Analíticos de Apoio à Gestão em Instituições do Ensino Superior, com Recurso a Data MiningPublication . Martins, Maria Prudência Gonçalves; Silva, Vera Lúcia Miguéis Oliveira e; Fonseca, Davide Sérgio Baptista daAs instituições de ensino superior deparam‐se atualmente com grandes desafios, derivados da concorrência na captação de novos alunos, da globalização da educação e das diretrizes das recentes políticas educativas, quer nacionais quer da união europeia, que exigem intervenções acrescidas em prol do sucesso educativo e da prevenção do abandono académico. Com o objetivo de contribuir para que essas instituições de ensino se transformem em organizações mais pró‐ativas, capazes de enfrentar os atuais desafios, propõem‐se, nesta tese, novos modelos analíticos de previsão, desenvolvidos com recurso a técnicas de data mining, que permitem estimar, com a devida antecedência, quer o nível de sucesso esperado no final do curso, quer a propensão do aluno para o abandono. Esses modelos vão permitir identificar quer os grupos de estudantes de maior risco, que venham a necessitar de uma maior atenção, quer os fatores que mais contribuam para o seu (in)sucesso, conhecimentos de importância primordial para que os agentes de gestão possam adotar as medidas e decisões estratégicas de promoção de sucesso académico mais adequadas. Para prever o sucesso académico global do aluno é proposto um modelo de regressão baseado no algoritmo random forest. Para estimar a sua propensão para o abandono é desenvolvido um modelo de classificação que combina três das mais importantes técnicas de data mining, como são os casos dos algoritmos random forest, máquinas de vetores de suporte e redes neuronais artificiais. Com o objetivo de avaliar e garantir que as metodologias desenvolvidas e os modelos propostos possam ser utilizados em contextos reais, usam‐se, como caso de estudo, os alunos de licenciatura duma instituição pública do ensino superior politécnico. Para além da elevada capacidade de previsão evidenciada pelos modelos desenvolvidos e da própria dimensão e diversidade dos dados analisados, destacam‐se, como contribuições diferenciadoras desta tese, os processos de seleção dos fatores explicativos do sucesso e do abandono académico. A tese também demonstra o potencial das técnicas de data mining quando aplicadas a bases de dados de grande dimensão provenientes de ambientes educacionais, podendo a abordagem metodológica seguida servir de guia a outras instituições de ensino, ajudando‐as a perceber de que forma o data mining as poderá auxiliar na extração de conhecimento útil que suporte melhores decisões.