Browsing by Author "Santos, Raquel Silva dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Sustentabilidade e o Novo Modelo de NegócioPublication . Santos, Raquel Silva dos; Miguel, Rui Alberto LopesA sustentabilidade tem sido um tema instigante e omnipresente na sociedade. Embora seja uma ideia pouco clara, o tema tem certamente atraído a atenção das empresas que procuram formas de responder às mais diversas tendências ‘verdes’. Consequentemente, o branding exerce uma comunicação emocional entre consumidores e empresas. Diante desta realidade, muitas empresas analisam as constantes mudanças de consciência da sociedade, que exige responsabilidade social, ambiental e económica das mesmas, procuram-se assim adaptar a novas formas de produção não tão nocivas ao meio ambiente. A industria da moda está marcada, principalmente, pelo ciclo de vida dos produtos; pela exploração da mão de obra; pelo consumo crescente de fibras sintéticas, como o poliéster, não biodegradáveis; pelo consumo desenfreado e consequentes desperdícios; o que tem dado origem a um novo paradigma, marcado pela preocupação das mais diversas questões ambientais, tais como reduzir o consumo de água, de produtos químicos e de energia, procurando assim produzir de uma forma mais sustentável. Neste contexto, de que forma poderão as empresas e as marcas de moda encontrar oportunidades de negócio e como o branding pode impulsionar essas mesmas oportunidades. Deste modo, os objetivos a serem explorados estão relacionados com as possibilidades e soluções à mercê das indústrias da moda, no sentido de evolução dos seus sistemas, bem como a sua forma de comunicação para com os consumidores. Neste sentido, as empresas precisam de reavaliar as suas estratégias e repensar as suas escolhas, tendo como prioridade, novos modelos de negócio – “Economia Circular” - como vantagem competitiva no setor empresarial.