Browsing by Author "Saraiva, Ana Sofia dos Santos Pereira Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inteligência Artificial Generativa no Marketing: Avaliação de Impactos Estratégicos e Perceções do ConsumidorPublication . Saraiva, Ana Sofia dos Santos Pereira Carvalho; Veiga, Pedro Miguel Lopes Mota; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraA digitalização tem reformulado significativamente os cenários socioeconómicos e tecnológicos nas últimas décadas. A Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força predominante nessa transformação, com um impacto profundo na maneira como os consumidores interagem com tecnologias avançadas. Este estudo foca na IA generativa (IA Gen), uma subcategoria da IA, que se destaca por criar conteúdo original em resposta a inputs do usuário, e suas implicações no campo do marketing. O objetivo desta dissertação é explorar os fatores que influenciam a aceitação e adoção da IA Gen pelos consumidores, especificamente no marketing. A motivação para este estudo deriva da crescente integração da IA nas atividades diárias e da necessidade de compreender as discrepâncias na aceitação dos sistemas de IA pelos usuários, que é essencial para as empresas que procuram integrar a IA em seus produtos e serviços de forma eficaz. O estudo visa identificar como a perceção de utilidade e a influência social afetam a intenção de uso da IA Gen, bem como examinar a relação entre as expectativas de desempenho e as condições facilitadoras com a utilidade percebida da tecnologia. A metodologia adotada foi quantitativa, baseada num levantamento de dados junto a estudantes de marketing que representam futuros profissionais no campo. Os dados foram analisados utilizando modelagem por equações estruturais (SEM), para testar várias hipóteses relacionadas à aceitação e adoção da IA Gen. Os resultados mostram que a eficácia percebida dos sistemas baseados em IA Gen tem um impacto significativo na utilidade percebida, enquanto a influência social mostra um impacto notável na intenção de uso destes sistemas. As condições facilitadoras e as expectativas de desempenho não mostraram um impacto significativo na utilidade percebida, sugerindo uma discrepância entre as expectativas dos usuários e as capacidades atuais da tecnologia. As conclusões reforçam a necessidade de alinhar as funcionalidades dos sistemas de IA Gen com as expectativas dos consumidores para melhorar sua perceção de utilidade e, consequentemente, a aceitação no mercado. Também destaca a importância da influência social na adoção de novas tecnologias, sugerindo que as estratégias de marketing devem enfatizar o endosso social e os testemunhos para potencializar a adoção da IA Gen. Adicionalmente, sugere-se que uma comunicação eficaz sobre as capacidades e benefícios da IA Gen pode mitigar as incertezas e melhorar a aceitação do consumidor. Finalmente, este estudo contribui para a literatura académica ao ampliar a compreensão sobre os fatores que influenciam a aceitação da IA Gen e oferece implicações práticas para profissionais de marketing sobre como implementar estratégias de IA de maneira mais eficaz, considerando tanto as características técnicas quanto os aspetos sociais envolvidos na adoção de novas tecnologias.