Browsing by Author "Silva, Carlos Manuel Pires"
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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Silva, Carlos Manuel Pires; Travassos, Bruno Filipe RamaEste documento apresenta um trabalho de reflexão autobiográfica da atividade de docência na área disciplinar de educação física, no sentido de sustentar a prática profissional ao nível do Ensino da Educação Física no 3º ciclo e no Ensino Secundário, bem como um projeto de investigação no âmbito da análise da prática do desporto escolar e federado. Desta forma, foi realizada numa reflexão pessoal de mais uma experiência pedagógica, condizente ao estágio, ao nível do ensino da EF numa turma de 12º ano da Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco. Desta experiência pedagógica apresentamos o planeamento do ano letivo, das atividades desenvolvidas ao longo deste ano letivo (2017/2018), tanto ao nível da observação e lecionação, como da relação com a comunidade escolar, bem como dos aspetos relacionados como os objetivos do professor e da escola/grupo de Educação Física. Foi ainda realizada uma reflexão sobre o contributo desta prática profissional para a formação contínua de um professor de Educação Física e consequente capacitação para intervenção ao nível do 3º ciclo e Ensino Secundário. Por fim, o projeto de investigação desenvolvido teve como objetivo a comparação, da prática de alunos do desporto escolar no escalão de iniciados masculinos, com a prática de atletas federados da associação distrital no escalão de iniciados masculinos, no Distrito de Castelo Branco. Os resultados revelaram diferenças ao nível do número de praticantes federados e praticantes no desporto escolar, na modalidade de futsal no escalão de iniciados masculinos, no distrito de Castelo Branco. A prática do futsal é tendencialmente maior nos alunos do desporto escolar em relação aos do desporto federado. Este estudo deverá alertar as autoridades com responsabilidade desportivas, no aproveitamento da prática do desporto escolar para transportar algum conhecimento de interligação para a prática, para o treino e para o jogo federado. O Desporto Escolar, poderá ser uma das bases de suporte para potenciar o início da formação dos jovens jogadores, contribuindo com um trabalho adequado e continuado das ações e comportamentos que mais importância têm na formação inicial dos jovens jogadores. Este tipo de formação, deverá ser usado como um trampolim, podendo ter um papel prioritário em termos de formação. Consideramos assim que a prática de Futsal no desporto escolar, poderá constituir-se como um momento chave, para a aprendizagem e melhoria de aspetos relacionados com aprendizagem de fatores técnico-táticos desta modalidade desportiva.