Browsing by Author "Silva, Jessica da"
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- Fatores que influenciam o desempenho académico no curso de medicinaPublication . Silva, Jessica da; Neto, Isabel Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução e objetivos: Nos dias de hoje, em que o ambiente competitivo, no ensino superior e fora deste, é extremamente elevado, a boa performance académica é um tema muito debatido. Assim, o desempenho académico e os seus determinantes têm vindo a ser estudados, pois ao entender quais são os fatores que os influenciam, torna-se possível implementar novas medidas, de modo a auxiliar os estudantes da melhor forma. O propósito desta investigação é estudar o impacto que a mudança de residência dos estudantes que ingressam no curso de Medicina tem no seu desempenho académico. Pretende-se também perceber quais são as dificuldades que estes estudantes antecipam ter ao ingressar no ensino superior e também se essas mesmas dificuldades se relacionam com a nacionalidade dos alunos. Métodos: Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário sóciodemográfico aos alunos do 1º ano de medicina da UBI, que ingressaram no ano letivo 2015/2016. Estes dados, bem como os resultados do desempenho académico destes estudantes no 1º ano, fazem parte de bases de dados propriedade da FCS e foram cedidos de forma anónima e confidencial. Para o seu tratamento recorreu-se, em primeiro lugar, à estatística descritiva (frequências, médias e desvios-padrão), de modo a descrever a amostra em estudo. Posteriormente, recorreu-se a alguns métodos de inferência estatística (teste-t de student para amostras independentes, teste de Mann-Whitney e Teste exato de Fisher, tendo sido considerados significativos os valores de p <0,05. Resultados: Da população alvo, constituída por 179 estudantes, 132 (73,7%) responderam ao questionário sociodemográfico e deram o seu consentimento livre e informado. Verificou-se que os estudantes do 1º ano de medicina da UBI que mudaram de residência apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que não o fizeram. Já os alunos oriundos das regiões autónomas apresentaram uma média das notas do 1º ano ligeiramente superior aos alunos que residem no continente. No entanto, estas variáveis não apresentaram uma influência significativa no desempenho académico dos alunos (p-value > 0,05). Relativamente às dificuldades/problemas que os alunos anteciparam ter ao ingressar no ensino superior, as mais antecipados foram “14-Ter saudades da família/amigos de sempre/namorado (a)”, “4-Gerir as minhas atividades e o meu tempo”, “3-Ter bons resultados nos meus exames” e “2-Aprender os conteúdos das disciplinas”, enquanto que a menos valorizada foi “11-Manter o interesse pelos conteúdos das disciplinas”. Quando analisada a relação entre as dificuldades antecipadas e o desempenho académico dos estudantes, observou-se que as dificuldades “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” e “8-Psicológicos (isolamento, ansiedade, depressão) ” são aquelas que influenciaram significativamente o seu desempenho académico (p-value < 0,05). Constatou-se ainda que a nacionalidade dos estudantes está relacionada com a forma como os alunos antecipam a dificuldade “1-Suportar as despesas relacionadas com o meu dia-a-dia” (p-value < 0,05). Conclusão: Deste estudo pode-se concluir que a identificação dos fatores que podem afetar o desempenho académico dos alunos, ao longo do seu percurso formativo, é fundamental, uma vez que permite compreender o perfil dos alunos e o modo como este afeta o desempenho académico dos mesmos. Isso proporcionará aos professores universitários parâmetros e conhecimentos específicos sobre a relação perfil do aluno-curso, de modo a que estes possam agir e ajudar de forma mais precisa.