Browsing by Author "Soares, Romara Chaves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Submissa ou autónoma?Publication . Soares, Romara Chaves; Camilo, Eduardo José MarcosNo presente estudo, dedicamo-nos a analisar como os estereótipos da mulher submissa e da mulher autónoma emergem nos anúncios publicitários de revistas femininas portuguesas. Para tanto, elaboramos, ao longo dos dois primeiros capítulos, um panorama cultural e histórico que colaborou para a consolidação destes ideais de feminilidade no imaginário coletivo e definimos as suas principais características. Para descobrir os traços figurativos que compõem estes estereótipos nas mensagens publicitárias, estabelecemos no terceiro capítulo uma metodologia de análise. Primeiro utilizamos os conceitos de Greimas (1987) sobre os papéis actanciais nas narrativas e definimos que os anúncios seriam divididos em dois grandes grupos: o da “mulher-sujeito” e o da “mulher-objeto”. Através das elucidações de Goffman (1979) e de Mota-Ribeiro (2002), elaboramos uma matriz de análise com 84 parâmetros que iriam filtrar os anúncios de ambos os grupos. O nosso corpus foi composto por três revistas femininas mensais de Portugal – as revistas Happy Woman, Cristina e SaberViver, que somaram um total de 105 anúncios analisados. Estabelecemos duas hipóteses: de que a “mulher-sujeito” estaria relacionada com o estereótipo da mulher autónoma, e a “mulher-objeto” estaria relacionada com o estereótipo da mulher submissa. Descobrimos que a mulher retratada nas publicidades das revistas femininas portuguesas está predominantemente relacionada com parâmetros de submissão, que lhe impõem padrões estéticos e comportamentais que reiteram seu espaço doméstico e de isolamento social, e que pouco contribuem para uma valorização das conquistas femininas. Apontamos, ainda, alguns anúncios que escapam desta tendência e se assemelham aos novos discursos publicitários de empoderamento feminino, os femvertisings.
