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- Submissa ou autónoma?Publication . Soares, Romara Chaves; Camilo, Eduardo José MarcosNo presente estudo, dedicamo-nos a analisar como os estereótipos da mulher submissa e da mulher autónoma emergem nos anúncios publicitários de revistas femininas portuguesas. Para tanto, elaboramos, ao longo dos dois primeiros capítulos, um panorama cultural e histórico que colaborou para a consolidação destes ideais de feminilidade no imaginário coletivo e definimos as suas principais características. Para descobrir os traços figurativos que compõem estes estereótipos nas mensagens publicitárias, estabelecemos no terceiro capítulo uma metodologia de análise. Primeiro utilizamos os conceitos de Greimas (1987) sobre os papéis actanciais nas narrativas e definimos que os anúncios seriam divididos em dois grandes grupos: o da “mulher-sujeito” e o da “mulher-objeto”. Através das elucidações de Goffman (1979) e de Mota-Ribeiro (2002), elaboramos uma matriz de análise com 84 parâmetros que iriam filtrar os anúncios de ambos os grupos. O nosso corpus foi composto por três revistas femininas mensais de Portugal – as revistas Happy Woman, Cristina e SaberViver, que somaram um total de 105 anúncios analisados. Estabelecemos duas hipóteses: de que a “mulher-sujeito” estaria relacionada com o estereótipo da mulher autónoma, e a “mulher-objeto” estaria relacionada com o estereótipo da mulher submissa. Descobrimos que a mulher retratada nas publicidades das revistas femininas portuguesas está predominantemente relacionada com parâmetros de submissão, que lhe impõem padrões estéticos e comportamentais que reiteram seu espaço doméstico e de isolamento social, e que pouco contribuem para uma valorização das conquistas femininas. Apontamos, ainda, alguns anúncios que escapam desta tendência e se assemelham aos novos discursos publicitários de empoderamento feminino, os femvertisings.
- BisarroPublication . Pereira, Micael Bacelar; Moura, Catarina Isabel Grácio de; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoO âmbito do presente relatório está delimitado pelo estágio realizado na empresa Bisarro, Vila Real, a restruturação da empresa e o desenvolvimento de projetos elaborados em cumprimento dos requisitos para obtenção do grau de mestre em Design Industrial. A Bisarro trabalha na área de produtos de cerâmica, desenvolvendo e produzindo peças em barro preto. O presente estudo tem como principal objetivo contribuir para transformar a Bisarro numa marca de referência, analisando potenciais problemas inerentes à empresa e estudar possíveis soluções, desenvolvendo projetos em barro preto e relançamento da marca. Pretende, igualmente, analisar e enquadrar o lançamento dos novos projetos, a sua inserção no mercado e todo o contexto envolvente, no sentido de perceber o estatuto da mesma, bem como o seu posicionamento relativamente a outras marcas que partilham o mesmo mercado e a mesma área de intervenção nos panoramas nacional e internacional. De igual modo visa, também, que seja uma marca de referência, com o objetivo de promover o valor estratégico do design. O presente relatório de projeto desenrola-se essencialmente em três fases, enquadramento teórico, estudo de casos e desenvolvimento dos projetos. Para além da pesquisa em torno da temática da criação de peças em barro preto, será necessária a elaboração de estudos de enquadramento e estabelecimento da mesma, de modo técnico em relação à matéria prima utilizada e outros necessários que se afirme pertinentes nesta fase de criação do projeto empresarial. Em paralelo, será estudado o processo de trabalho da empresa, nomeadamente dos designers e criadores do projeto Renato Rio Costa e Daniel Pera, tal como os seus percursos profissionais, os seus ideais enquanto designers e empreendedores, de formação e criação de projeto próprio. Por fim, irão ser apresentados todos os produtos desenvolvidos e todo o fundamento dos mesmos.
