Browsing by Author "Sousa, Maria Helena Francisco"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino SecundárioPublication . Sousa, Maria Helena Francisco; Vicente, António Manuel NevesCapítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).
