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- Estudo da Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino SecundárioPublication . Sousa, Maria Helena Francisco; Vicente, António Manuel NevesCapítulo 1 O Capítulo 1 descreve toda a dinâmica desenvolvida durante o Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas de Nisa (AEN), no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e em conjunto com o colega Estagiário António Leal. O Estágio decorreu segundo a orientação do Professor José Louro, no acompanhamento e lecionação de aulas de Educação Física, na sua grande maioria ao Ensino Secundário (10º e 12º ano) mas também ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Os Estagiários participaram ainda no Desporto Escolar e na relação com a comunidade Escolar e a população de Nisa. O Capítulo 1 apresenta o conjunto de todas as intervenções realizadas pelos Estagiários, de forma autónoma ou segundo as indicações do Orientador Cooperante, bem como de todas as reflexões que elaborei sobre o Estágio na Escola. No final do Capítulo é feita uma reflexão global na qual são abordados os principais momentos do Estágio, relembrando, contudo, mais aspetos positivos do que negativos. Capítulo 2 O presente Estudo tem como objetivo perceber a Influência das AEC nas notas de Educação Física em alunos do Ensino Secundário. A amostra do Estudo foi composta por 94 alunos, dos quais 56 eram do género feminino (40,4%) e 38 do género masculino (59,6%). Todos alunos pertenciam ao AEN e frequentavam o Ensino Secundário. Primeiramente, na Introdução, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica como forma de fundamentar e comparar os resultados obtidos, culminando com a formulação dos objetivos e hipóteses do Estudo. Posteriormente, após realizada a recolha de dados, procedeu-se à análise estatística dos mesmos pela utilização do Software SPSS versão 24. Pelos resultados obtidos pôde concluir-se que as notas de EF são inferiores para os alunos que não frequentaram AEC. Os resultados revelaram igualmente que a nota de EF depende do género do aluno (p-value<0.001) e que são os rapazes que apresentam uma média significativamente superior à disciplina (15,50±2,076).
- Caracterização estética do textoPublication . Dionísio, Domingos Carlos; Cordeiro, João Paulo da Costa; Inácio, Pedro Ricardo MoraisAtualmente, a vasta quantidade de textos online à disposição de qualquer organização ou indivíduo tornou-se um enorme desafio. O consumidor/leitor encontra-se num labirinto de informações não estruturada (texto) em constante crescimento, muita dela de baixa qualidade. Em vários domínios, o leitor enfrenta um desafio ainda maior, sempre que necessitar de selecionar informações textuais confiáveis e de alta qualidade. É um processo trabalhoso, geralmente atingindo uma eficácia limitada. A avaliação sistemática e a seleção de documentos de alta qualidade tornaram-se uma tarefa impossível de ser executada manualmente por qualquer ser humano. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi explorar os marcadores linguísticos que permitem uma caracterização efetiva da qualidade e estética contida no texto. Assim, apresentamos aqui uma análise exploratória e comparativa de um conjunto de vinte e um marcadores para avaliar a qualidade e a estética no texto. Também medimos o desempenho de auto-semelhança desses marcadores, em corpora, através de estimadores eficientes do parâmetro de Hurst. Quanto ao material experimental, reunimos e usamos dois corpora diferentes em termos de qualidade de escrita. Um corpus com alto padrão de qualidade, contendo obras clássicas da literatura, incluindo várias obras-primas do Prêmio Nobel. O outro com texto de qualidade inferior, vindo de vários internautas, incluindo textos escritos em blogs e por autores mais jovens e inexperientes. Os marcadores experimentados são agrupados em cinco tipos: vocabulário, coesão, coerência, complexidade sintática e figura de linguagem. As medições forneceram resultados muito interessantes, levando-nos a concluir que existem marcadores linguísticos de alta qualidade, muito úteis para distinguir entre textos bons e maus. O uso desses marcadores permitirá a implementação de sistemas capazes de realizar essa classificação, de forma automática e com alta qualidade.
- Estudo da influência da forma dos detritos nas cavidades de erosão junto de pilares de pontes através do FLOW-3DPublication . Mendonça, Inês Sofia Pereira; Fael, Cristina Maria SenaFrequentemente as pontes possuem fundações inseridas no leito dos rios constituído por material aluvionar. Em consequência, ficam sujeitas aos processos erosivos que se desenvolvem junto destas, aspeto que se agrava durante a ocorrência de cheias, por um lado, devido ao aumento de caudais e por outro, devido ao aumento dos detritos transportados pelo escoamento, que se acumulam junto aos elementos estruturais das pontes. Os detritos, maioritariamente materiais lenhosos flutuantes, podem levar à obstrução parcial dos seus vãos ou à acumulação juntos aos seus pilares e apresentam consequências em termos de redução de capacidade de vazão e de alteração da morfologia das cavidades de erosão, respetivamente. A dimensão, a forma e a localização dos detritos são características que devem ser consideradas na previsão da profundidade das cavidades de erosão. O presente estudo, dando valor ao avanço que as tecnologias proporcionam através da modelação numérica, pretende contribuir para alargar o conhecimento sobre a influência que os detritos têm na profundidade das cavidades de erosão junto de pilares cilíndricos, para escoamentos sem transporte sólido generalizado, recorrendo para o efeito ao programa FLOW-3D. Neste âmbito, foi realizada a modelação numérica do canal hidráulico existente no Laboratório de Hidráulica Fluvial e das Estruturas da Universidade da Beira Interior. A primeira fase do trabalho teve como objetivo calibrar o modelo computacional com o modelo experimental e validar os resultados obtidos pela simulação numérica; a segunda fase visou analisar o impacto causado pelos detritos nas cavidades de erosão. Para isso, foram realizadas 5 simulações: a primeira para um pilar isolado, sem a presença de detritos, e as seguintes com a presença de detritos nas suas formas mais comuns, triangular e retangular. Os resultados obtidos através do FLOW-3D permitiram constatar que os detritos simulados com a caixa retangular flutuante origina maior profundidade máxima da cavidade de erosão e que os detritos simulados com a caixa triangular no fundo foi a que apresentou menor profundidade máxima da cavidade de erosão, tal como verificado em ensaios experimentais. No entanto, os resultados obtidos através do FLOW-3D são significativamente inferiores aos obtidos experimentalmente, ~ 30 %.
- A Marketing Strategy & CommunicationsPublication . Pais, Bárbara Sofia do Espírito Santo Vasques; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraOver the past decades, the tourism industry has grown at an unprecedented rate worldwide, with protected areas among the most visited destinations. The European Union is calling for the “sustainable use of sites, that benefits local communities and economies, particularly by exploiting the potential for sustainable tourism and green jobs” (European Commission, 2017, p 14). To support European Protected Areas having an active role in the promotion of sustainable development based on tourism, the EUROPARC Federation, the largest pan-European non-governmental organisation working with protected areas, created the European Charter for Sustainable Tourism in Protected Areas (ECSTPA) in 2001, a methodology that guides Protected Areas towards becoming sustainable destinations. Despite implemented in 164 destinations across 20 European countries, the methodology lacks visibility and recognition among the tourism sector and wider community. This project aimed to analyse the needs and expectations of the internal network of sustainable destinations and the external positioning of the ECSTPA among its competitors, in order to propose a marketing strategy and a rebranding of the methodology. After the literature review that framed the value and opportunities of the ECSTPA, an extensive participatory process was initiated, which included personal interviews, a qualitative survey to the members of the network, the creation of an expert commission and several workshops. Through the internal and external analysis, the need to create a stronger network who is able to capitalise the existing knowledge and to leverage the benefits of being awarded the ECSTPA became evident. In addition, the lack of and attractive graphic identity and coherent positioning called for a full rebranding of the methodology, which is proposed with the project. The results of the participatory process revealed the high interest of the network in taking part in the promotional activities of the ECSTPA. Empowering the network of sustainable destinations and partners awarded is thus a fundamental step for the successful implementation of the marketing strategy and the action plan proposed. Over the next four years, the implementation of the strategy and action plan will require a higher engagement of the internal network through capacity building tools and trainings; the delivery of new communication tools; and the development of strategic alliances with the tourism sector.
- O Ensino da Ginástica com Recurso a Progressões Gímnicas: Uma Intervenção em Contexto EscolarPublication . Fernandes, Hugo Miguel Tirapicos Dias; Vicente, António Manuel Neves; Ourives, PauloEste relatório de Estágio apresenta as diferentes áreas em que o Professor intervém no meio escolar, e descreve as experiências vividas pelo Professor Estagiário ao longo do Estágio Pedagógico. Faz também parte deste relatório, o trabalho de investigação realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, especificamente na matéria da Ginástica. É apresentado o conceito de progressão e a sua adaptação ao contexto desportivo. Pretendeuse concluir acerca da importância em recorrer a progressões no ensino da Ginástica e sobre a pertinência da avaliação e planeamento no processo de ensino e aprendizagem. Por fim é retratada a importância de compreender as especificidades de cada aluno no sentido de possibilitar uma intervenção eficaz.
- Revestimentos à base de cobre e a sua influência no comportamento das bactériasPublication . Assunção, Ana Raquel da Costa; Nogueira, Frederico Álvaro Sequeira; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e SilvaEm ambiente hospitalar a contaminação de superfícies, tais como os manipulos das portas e os carrinhos operacionais hospitalares, podem ocorrer por manuseamento, derramamento de soluções não estéreis ou através de aerossóis, sendo este um potencial modo de transmissão de infeções. As infeções originadas por bactérias têm sido uma das principais preocupações de saúde ao longo da história humana. Após o desenvolvimento de antibióticos, surgiu a convicção de que o problema das infeções bacterianas teria os dias contados. Contudo, os agentes patogénicos evoluíram sofisticados mecanismos de resistência aos antibióticos. Essa resistência antimicrobiana é um dos desafios mais significativos para a saúde humana nos dias de hoje. Com a escassez de novos antibióticos no mercado, a necessidade de medidas para evitar uma crise global na área da saúde é cada vez mais urgente. Dessa forma, os revestimentos antibacterianos tornaram-se um campo de pesquisa muito ativo e fortemente estimulado pela crescente urgência de identificar alternativas à administração tradicional de antibióticos. Nesta dissertação o objetivo consistiu em adquirir um conhecimento abrangente sobre revestimentos antimicrobianos já existentes e uma posterior investigação de um revestimento inovador com propriedades antimicrobianas à base de nanoparticulas de cobre imobilizado em nanofibras de policaprolactona (PCL) obtidas através da técnica de electrospinning.
- The Future of Services in adidas RetailPublication . Sepoetro, Tosca Devi; Oliveira, Fernando Jorge Matias Sanches; Ribeiro, Liliana SimõesThe enhancements in digital technologies entail a shift in consumer behavior and expectations towards brands and retailers. Especially consumers belonging to Generation Z are enabled through digital means to self-control their consumer journey. While this benefits e-commerce channels, “brick-and-mortar” stores need to redefine their role to serve consumers with more meaningful value propositions that go beyond the purchase of tangible products. The reopening of the adidas brand flagship store in London in October 2019 gives cause for the design of a new service concept with the objective to harness the strengths of physical retail and to increase relevance for Gen Z consumers. An experiential service that empowers consumers during their journey towards self-actualization differentiates from the offerings of convenience-driven e-commerce channels and allows consumers to invest into their personal growth and to contribute to a higher purpose. In a participatory approach and in collaboration with internal and external stakeholders, the researcher designs an innovative service experience entitled Creator Hub that aims to empower adidas’ Creator consumers in their transformation journey through creative upskilling. The Creator Hub serves as a platform for collective and co-creative experiences and ties in the local cultural context and a more sustainable vision of consumption. The researcher and stakeholders create three services of different co-creation levels and creative complexity and visualize the involved people, processes and evidences in service blueprints. The Creator Hub is an example for a retail space where value is created not through physical consumption but through a service that has a broader impact on people’s lives.
- A Influência da Educação Física no Desempenho Académico dos Alunos do Ensino SecundárioPublication . Leal, António Jorge Simões Vasques; Vicente, António Manuel NevesCapítulo 1 O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio Pedagógico apresenta resumindamente todo o ano letivo 2017/2018, realizado na Escola Professor Mendes dos Remédios que é sede do Agrupamento de Escolas de Nisa. O trabalho desenvolvido visa aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, tanto ao nível académico como extracurricular e foi acompanhado de perto pelo Orientador Cooperante José Louro. Numa primeira fase está descrita a Escola, os seus objetivos e caraterísticas, e numa fase seguinte estão descriminados os métodos utilizados, as tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. No decorrer do Estágio Pedagógico ocorreu uma colaboração direta com as turmas do 12º ano e um acompanhamento do Desporto Escolar na modalidade de atletismo e do Diretor de turma. No final do capítulo será apresentada uma reflexão final,que aborda todos os aspetos positivos e menos positivos de todo o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico. Capítulo 2 No capítulo dois é apresentado o estudo realizado, a sua aplicação prática e são posteriormente retiradas as devidas conclusões. O objetivo do estudo foi perceber se existe uma relação entre a Educação Física e a melhoria do desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas curriculares. Foram observados os 94 alunos das turmas de 10º, 11º e 12º ano de escolaridade da Escola Professor Mendes dos Remédios. Para a obtenção de resultados utilizaram-se os seguintes testes: Teste de KolmogorovSmirnov (K-S) para testar a normalidade para (n=30) e o Coeficiente de Correlação de Spearman para a obtenção dos resultados finais. Conclui-se assim que a Educação Física tem influência positiva no desempenho académico dos alunos nas restantes disciplinas.
- Um Romance ModernoPublication . Trindade, Joana Manuela Pires; Rousseau, José António PereiraA dissertação parte na base dos relacionamentos no nosso quotidiano moderno, em que a nossa visão de fidelidade está cada vez mais em mutação. Não só devido aos nossos hábitos, mas também pela oferta existente no mercado. A globalização fez com que seja mais fácil conectarmos com pessoas e com marcas de qualquer parte do mundo através da evolução tecnológica, dando a conhecer mais produtos. Sendo uma marca formada por vários fatores que a diferenciam das outras, uma identidade, as estratégias que estas utilizam têm de ir em conta com o mercado atual, o target e o branding, para não falhar perante outras. Os hábitos das próximas gerações são as que vão ditar o futuro das marcas mundialmente, a Geração Y e Z já se identificam de maneira diferente do que as anteriores, com visões diferentes a nível ambiental e tecnológico, e as estratégias utilizadas para o comportamento de compra baseado nas teorias de Loss aversion e Heuristics nunca foram tão importantes. Ou seja, as marcas e os consumidores são uma base de um relacionamento amoroso, com tudo o que isso influencia: a personalização, colaborações entre marcas, celebrity endorsement, pop up stores ou até edições limitadas. Nesta dissertação são expostas várias estratégias de fidelidade, por temas, de acordo com as gerações mencionadas de forma a que as marcas façam as mudanças necessárias para cativarem consumidores e não se perderem no meio da competição. É também desenvolvido um caso de estudo focado na marca de beleza criada por Emily Weiss, a Glossier, em que se foca nos Millennials e no cuidado em beleza natural e minimalista.
- Just-In-Time Measures for Fashion Brand ManagementPublication . Zikic, Ana; Rosa, Carlos Alves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deThis case study analyzes the impacts of the Just-In-Time (JIT) Knowledge Brand Model (Rosa, 2017) - an interactive device for brand management applied to GUESS fashion brand management. The research uses JIT Knowledge Brand Model as a conceptual framework in a mixed methodology approach through qualitative and quantitative measurements. Thus, the research process is divided into two phases: 1st phase exploratory (qualitative) and 2nd confirmatory (quantitative). The 1st phase involves 42 in-depth Face-To-Face interviews with Guess clients and stakeholders, while the 2nd phase includes data collected through a self-administered online questionnaire sent by email to a database of 50.000 clients which resulted in 584 valid responses. The main findings indicate that an interactive omnichannel device, operationally tested and supported by JIT Knowledge Brand Model, has a significant impact on measuring emotional attachment (customer satisfaction, loyalty and recommendation) and gathering co-creative innovation inputs for performance sustainability and continuous improvement, thus confirming the operationality of the conceptual model for knowledge management and interaction with the client base. Furthermore, it was found in latent data that the emotional attachment is strongly dependent and predicted by two factors: F1. Makes me feel good and represented, and F2. Price and variety of products and quality of services.