Browsing by Author "Souza, Maria Eduarda do Monte Lima Pereira de"
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- A estampa como diferencial de marcaPublication . Souza, Maria Eduarda do Monte Lima Pereira de; Fernandes, Clara Eloïse; Mendes, AntónioO presente trabalho tem por principal objetivo questionar o uso da estamparia como diferencial de marca. A investigação insere-se no âmbito do design de moda e branding, buscando uma construção complexa e efetiva no processo de construção identitária e leitura de imagem de marca por parte dos consumidores. A partir do desenvolvimento de uma linguagem visual especifica por parte da empresa, um novo elemento de diferenciação é anexado no desenho da marca, naquilo que se tensiona projetar como imagem para o público. A partir da inserção de novas modalidades de elementos de diferenciação, tomando como exemplo o design de superfície, a marca pode articular discursos – ainda que a nível abstrato – para agregar valor ao produto proposto/criado frente a necessidade contemporânea de estabelecer preços que não se justifiquem apenas a partir da matéria prima utilizada e dos custos de produção. Levantou-se ainda, nesse aspeto de valoração do produto, a hipótese dos serviços comumente terceirizados, como no caso da estamparia, se estabelecerem enquanto marcas de domínio público através de designers autónomos ou estúdios prestadores de serviço. Outra questão que surge é a possibilidade do uso da estamparia, pela empresa que a assume como parte integrante do seu ADN, como estratégia lucrativa e pouco dispendiosa de ampliação mercadológica a partir de parcerias corporativas. Neste estudo, a metodologia adotada é de tipo misto. A primeira parte da investigação desenvolve-se de forma exploratória, a partir da revisão de literatura a fim de esclarecer o contexto discutido. Numa segunda fase da investigação, já em caráter intervencionista, o uso de uma metodologia quantitativa através de um questionário online para fins de análise de consumo da marca de isqueiros Clipper. A marca em questão assume o design de superfície como forte componente de comunicação com o consumidor e como dispositivo de valorização e desejo do produto. Com o estudo de teor quantitativo, esperou-se chegar a conclusão de que existe uma identificação por parte dos consumidores de que a estampa é fator constitutivo da imagem da marca Clipper, diferenciando-a das demais, além de o padrão ser ou não fator de influência na decisão de compra.
