Browsing by Author "Torres, Ana Filipa Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação estratégica no setor farmacêutico: o caso de Bio-Oil e ReumonPublication . Torres, Ana Filipa Marques; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO setor farmacêutico abrange várias categorias, desde os produtos cosméticos aos medicamentos sujeitos a receita médica. Por estarem intimamente ligados ao corpo e à saúde, apresentam normas e restrições impostas pelo Infarmed e outras entidades do setor que condicionam e determinam o seu funcionamento no mercado, assim como, a sua comunicação. A comunicação estratégica faz parte, cada vez mais, da atividade das marcas e numa perspetiva de Relações Públicas e assessoria de imprensa o setor farmacêutico não é exceção. Este apresenta diferentes níveis de complexidade, pois os produtos cosméticos são mais facilmente comunicáveis do que medicamentos, visto que estes necessitam de aprovação prévia e de incluírem obrigatoriamente uma frase legal em todas as mensagens de promoção. Outro fator importante é a falta de atratividade e inovação que estes produtos têm, já que não são novos no mercado. O presente relatório, resultante de um estágio de três meses na boutique de comunicação Adagietto e da observação direta acerca das dificuldades e particularidades da comunicação no setor farmacêutico, tem como objetivo analisar a estratégia de comunicação implementada a dois produtos farmacêuticos sob a perspetiva de Relações Públicas. O estudo será sustentado pela avaliação de dados recolhidos através da assessoria de imprensa e da análise das estratégias de comunicação online através do Facebook e bloggers das marcas Bio-Oil e Reumon.