Browsing by Author "Vasconcelos, Miguel da Silva de"
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- Estudo aerodinâmico preliminar de um Bobsled de 2 lugaresPublication . Vasconcelos, Miguel da Silva de; Gamboa, Pedro VieiraEsta dissertação teve como principal objetivo desenvolver uma proposta de fuselagem de um trenó Bobsleigh para a equipa portuguesa participar nos jogos olímpicos de inverno de 2026. Este projeto surgiu de um esforço conjunto entre a Universidade da Beira Interior, a Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, a Bob-team Portugal e outras empresas, uma vez que a equipa portuguesa tem o intuito de fabricar e utilizar nas provas um trenó próprio adaptado aos pilotos que o irão pilotar nas provas. Esta dissertação em concreto debruça-se no desenvolvimento da forma da fuselagem e da realização das análises aerodinâmicas da mesma. O processo inicia-se numa ferramenta computacional de desenho assistido (CAD) para desenvolver as fuselagens em três dimensões (3D) e posteriormente são transferidas para a segunda ferramenta computacional, uma ferramenta de análise da dinâmica dos fluidos (CFD) para se poder avaliar se as configurações testadas melhoram ou não o desempenho do trenó, usando o modelo RANS. Este desempenho vai ser avaliado através de duas metas principais, diminuir ao máximo a força de arrasto e procurar obter um momento de arfagem próximo de zero. Apartir de um trenó base, foram definidas três variáveis a estudar parametricamente, que são, a posição do ponto da base do trenó mais próximo da pista e os ângulos de incidência do bumper frontal e traseiro. Estas variáveis vão ser testadas como um conjunto e, todas as configurações do trenó resultantes vão ser simuladas na fase reta da prova e para três velocidades distintas (5, 20 ?? 35 ??/??), de modo a tornar as análises o mais próximas da realidade possível. Foi concluído que a configuração com resultados superiores foi a que contém o ponto mais inferior da base mais afastado do nariz, a 50% do comprimento longitudinal total e o que contém os ângulos de incidência do bumber frontal igual a -2.5° e do traseiro igual, ao contrário do frontal, a 2.5°. Esta configuração apresentou uma melhoria na capacidade de diminuir a força de arrasto e o momento de arfagem de cerca de 20% em relação ao trenó base inicial.
