Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-17"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Laminados de carbono com defeitos interlaminares: análise experimental e modelação numéricaPublication . Veloso, Mariana da Silva; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Vieira, André Ferreira CostaUm compósito CFRP (carbon fiber reinforced polymer) é uma classe de materiais amplamente utilizado em aplicações que exigem elevado desempenho mecânico, pois este exibe propriedades como elevada resistência, durabilidade e rigidez combinado com baixa densidade. Assim, qualquer tipo de defeito no seu interior pode resultar numa redução significativa da sua performance. Os defeitos como as porosidades, rugas e/ou corpos estranhos, promovem os danos com origem em condições de serviço, podendo ocorrer casos de deslocamento, delaminação, fissuração da matriz e rotura de fibras. Para uma análise experimental de laminados CFRP seguiram-se diferentes sequências de empilhamento, [010] e [02/902/02/902/02], e foram construídas amostras submetidas a um teste mecânico de flexão em três pontos. Durante a construção do laminado foi embebido entre camadas um filme em Teflon com diferentes dimensões (5 mm e 10 mm) e em diferentes posições, isto é, em zonas sujeitas à tração e em zonas sujeitas à compressão. De modo a comprovar os resultados experimentais foi desenvolvido um modelo numérico recorrendo ao método de elementos finitos, com recurso ao Ansys. A comparação entre dados experimentais e numéricos permite concluir que a implementação de um defeito em laminados CFRP influencia o seu desempenho em 5,75% para amostras de construção unidirecional e 5,50% nas amostras de construção cruzada. Fatores como a dimensão do defeito apresentam divergências, sendo que um defeito de 10 mm apresenta uma maior influência comparativamente ao defeito de 5 mm. A posição do defeito também é uma variável, sendo que quando este se encontra à compressão a performance final da amostra será mais prejudicada comparativamente ao defeito à tração. O modelo digital foi validado pelos ensaios experimentais e permitiu obter estimativas de comportamento para diversas condições, tais como: sequência de empilhamento, número de camadas, espessura da lâmina, geometria do laminado e dimensão do defeito.
- Blockchain Consensus Layer as a Plug-in Tools for Real-time Analysis and MonitoringPublication . Lopes, Guilherme João Bidarra Breia; Sousa, Simão Patricio Melo deThis thesis addresses the complex challenges and solutions associated with the implementation and testing of consensus algorithms in blockchain networks. The research is anchored on the Tezos blockchain platform, selected for its adaptability and versatility. The primary aim is to advance the field of blockchain technology by developing tools and methods that facilitate the easy swapping, testing, and comparative analysis of different consensus algorithms in a live network environment. The document is organized into several pivotal sections. It begins with an introduction that outlines the problem and solution, emphasizing the existing gaps in the development and testing of consensus algorithms, particularly the absence of tools for live testing and the challenges in swapping algorithms seamlessly. This is followed by a comprehensive review of the current state-of-the-art in consensus algorithms, offering a detailed analysis of their efficiency, limitations, and suitability for various applications. A preliminary case study is then presented, focusing on the implementation of a Proof of Work (PoW) consensus algorithm on the Tezos platform. This serves as a proof of concept and provides valuable insights into the inner workings of consensus algorithms and their integration with existing blockchain nodes. The core contribution of this thesis is the development of two tools: one aimed at easing the development of consensus algorithms and another designed for their live testing. These tools are intended to serve both the academic and industrial communities interested in blockchain technology. Finally, the thesis presents a real-world scenario that employs both tools. A Proof of Authority (PoA) algorithm is implemented using the development tool and then tested using the live testing tool. The results are compared with the previously implemented PoW algorithm, providing empirical evidence of the efficiency and limitations of both algorithms. In summary, this thesis offers a robust framework for the development and testing of consensus algorithms, substantiated by empirical evidence from the Tezos platform. It holds significant implications for both academic researchers and industry stakeholders, laying a strong foundation for future work in this rapidly evolving field.
- Perspetiva de adultos idosos sobre o sono e envelhecimento: estudo qualitativoPublication . Dionisio, Filipa Bento; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Nascimento, Carla Sofia Lucas do; Pires, Luís Miguel da SilvaGeralmente, o processo de envelhecimento implica o surgimento de múltiplos fatores de risco (e.g. modificações no ritmo circadiano, doenças físicas e psicológicas, polimedicação, alteração do ambiente em que se insere, isolamento) para o desenvolvimento de problemas de sono. Possuir uma boa qualidade de sono é imprescindível para uma boa qualidade de vida, para nos sentirmos ativos e capazes de enfrentar os desafios do quotidiano. Este estudo pretende caracterizar a perspetiva dos adultos idosos sobre os seus hábitos e rotinas de sono, bem como as estratégias que implementam para lidar com problemas de sono e os fatores que consideram contribuir ou prejudicar uma boa noite de sono, contribuindo para um conhecimento mais amplo nesta temática. Foi desenvolvido um estudo qualitativo com dois grupos focais: um com adultos idosos a residir na comunidade (n=6) e outro com adultos idosos a residir numa Estrutura Residencial para Adultos Idosos (ERPI) (n=7). Posteriormente, foi realizada análise de conteúdo dos mesmos, extraindo informações sobre os hábitos e rotinas de sono de cada um dos grupos de adultos idosos, bem como as estratégias implementadas para lidar com problemas de sono. A análise dos dados recolhidos revelou algumas diferenças entre o grupo de adultos idosos a residir na comunidade e o grupo de adultos idosos a residir em ERPI, nomeadamente no que se refere: 1) ao número de horas que precisam de dormir; 2) ao horário de deitar e 3) ao horário de levantar. Contudo, foi possível identificar semelhanças entre os grupos, nomeadamente: 1) o uso da televisão antes de adormecer; 2) as idas à casa de banho como um dos fatores que prejudicam a qualidade do sono; 3) não ter preocupações e controlar os pensamentos maus como uma das estratégias essenciais para uma noite bem dormida; 4) “rezar” e o levantar-se e andar como duas estratégias para combater os problemas de sono e 5) a não concretização das sestas diurnas pela esmagadora maioria dos participantes dos dois grupos. Este estudo caracteriza hábitos e rotinas de sono de adultos idosos a residir em contextos distintos, alertando para a necessidade de atenção à forma como os problemas de sono são encarados e resolvidos, introduzindo uma abordagem participativa a um tema ainda pouco estudado pela comunidade científica em Portugal. Ademais, salienta-se a necessidade de aumentar a literacia sobre o sono e de promover medidas destinadas à sua qualidade, nomeadamente em contexto de ERPI.
- Desenvolvimento de um codificador ótico sinusoidal e algoritmo para microcontrolador PIC32MZPublication . Costa, Nuno Ricardo Vaz; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Rodrigues, Eduardo Manuel GodinhoNa indústria há uma grande necessidade por sistemas cada vez mais eficientes e precisos. Exige-se às máquinas e braços robóticos trabalhos cada vez mais minuciosos e delicados. Isto provoca uma outra necessidade, métodos de controlo das mesmas mais exatos e consequentemente mais complexos. Métodos de controlo de posição dependem fortemente na aquisição de sinal, que traduzem a posição e velocidade da ferramenta da máquina ou garra do braço robótico. Neste aspeto, os codificadores têm grande relevância. Amplamente utilizados na indústria, estes dispositivos procuram traduzir movimentos mecânicos em sinais elétricos para posteriormente serem descodificados por algoritmos. O desenvolvimento de codificadores, apesar de não ser recente, é ainda objeto de estudo e de imensas pesquisas científicas com o objetivo de aumentar a sua resolução, exatidão e precisão. Dada a sua ampla utilização e vasto desenvolvimento, pode-se classificar os codificadores em ótico, magnético ou capacitivo quanto à fonte de sinal; incrementais ou absolutos quanto à referência de medição e lineares ou rotativos em conformidade com o tipo de medida. Os codificadores óticos apesar de apresentarem algumas desvantagens face a outros, continuam a ser bastante utilizados por tenderem a permitir melhores valores de resolução. Desse modo, a presente dissertação propôs-se a desenvolver um codificador ótico sinusoidal baseado no projeto “Dexter 1” da empresa Haddington Dynamics. Desse mesmo projeto, foi aproveitada parcialmente a estrutura mecânica que contém peças essenciais ao codificador e permite conferir movimento ao mesmo através de um motor de passo. Foi também aproveitado integralmente o desenho eletrónico do mesmo projeto para a placa de circuito impresso do codificador. A conversão e processamento do sinal foi feito por um microcontrolador PIC32MZ numa placa de circuito impresso. Foram desenvolvidos algoritmos de forma a configurar registos como temporizador, comparador de saída, conversão analógica-digital, etc. de forma a que o microcontrolador pudesse controlar o movimento do motor, adquirir e processar o sinal proveniente do codificador. Os resultados obtidos demonstram alguma margem para se aumentar a resolução do codificador e necessidade de uma melhor calibração dos sinais do codificador.
- Estudo aerodinâmico preliminar de um Bobsled de 2 lugaresPublication . Vasconcelos, Miguel da Silva de; Gamboa, Pedro VieiraEsta dissertação teve como principal objetivo desenvolver uma proposta de fuselagem de um trenó Bobsleigh para a equipa portuguesa participar nos jogos olímpicos de inverno de 2026. Este projeto surgiu de um esforço conjunto entre a Universidade da Beira Interior, a Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, a Bob-team Portugal e outras empresas, uma vez que a equipa portuguesa tem o intuito de fabricar e utilizar nas provas um trenó próprio adaptado aos pilotos que o irão pilotar nas provas. Esta dissertação em concreto debruça-se no desenvolvimento da forma da fuselagem e da realização das análises aerodinâmicas da mesma. O processo inicia-se numa ferramenta computacional de desenho assistido (CAD) para desenvolver as fuselagens em três dimensões (3D) e posteriormente são transferidas para a segunda ferramenta computacional, uma ferramenta de análise da dinâmica dos fluidos (CFD) para se poder avaliar se as configurações testadas melhoram ou não o desempenho do trenó, usando o modelo RANS. Este desempenho vai ser avaliado através de duas metas principais, diminuir ao máximo a força de arrasto e procurar obter um momento de arfagem próximo de zero. Apartir de um trenó base, foram definidas três variáveis a estudar parametricamente, que são, a posição do ponto da base do trenó mais próximo da pista e os ângulos de incidência do bumper frontal e traseiro. Estas variáveis vão ser testadas como um conjunto e, todas as configurações do trenó resultantes vão ser simuladas na fase reta da prova e para três velocidades distintas (5, 20 ?? 35 ??/??), de modo a tornar as análises o mais próximas da realidade possível. Foi concluído que a configuração com resultados superiores foi a que contém o ponto mais inferior da base mais afastado do nariz, a 50% do comprimento longitudinal total e o que contém os ângulos de incidência do bumber frontal igual a -2.5° e do traseiro igual, ao contrário do frontal, a 2.5°. Esta configuração apresentou uma melhoria na capacidade de diminuir a força de arrasto e o momento de arfagem de cerca de 20% em relação ao trenó base inicial.
- Evaluation of the role of C-terminal binding proteins (CtBP) in the neuroimmune responsePublication . Massano, Mariana Gomes; Bernardino, Liliana InácioNeuroinflammation is an inflammatory response that occurs at the level of the central nervous system (CNS). Various stimuli or injuries can trigger this response, such as ischemia, trauma, infections or exposure to toxins. Microglial cells, considered innate immune cells residing in the CNS, contribute to the neuroinflammatory response. These cells detect changes in brain homeostasis, migrate to the injured site and release inflammatory mediators capable of impacting neuronal survival. Lipopolysaccharide (LPS), one of the components of the outer membrane of gram-negative bacteria, is widely used as a model to understand the pathological mechanisms involved in neurodegeneration induced by neuroinflammation, as well as to identify potential therapeutic molecules. C-terminal binding proteins (CtBPs) are transcriptional coregulators that interact with transcription factors and repress transcription. These proteins are highly expressed in the CNS during embryonic development and regulate neuronal development, survival and function. However, knowledge about the regulation of the expression and function of CtBPs in conditions of neuroinflammation induced by LPS is still scarce. The first objective of this work was to evaluate the expression of CtBPs in in vivo and ex vivo experimental models of neuroinflammation induced by LPS and, subsequently, to evaluate their function in an ex vivo model. The expression of CtBPs was evaluated by Western-Blot analysis of hippocampi from adult C57BL/6J mice and in organotypic hippocampal slice cultures from 6- to 9-day-old C57BL/6J mice. It was concluded that the concentration of 500 µg/kg of LPS was the most effective in inducing an increase in the expression of CtBP1 and CtBP2 when the animals were exposed for 4 days. In mice exposed to the same concentration of LPS for 7 days, there was an increase in CtBP2 expression. On the other hand, exposure to 2 mg/kg of LPS for 24h induced as increase in CtBP1 expression. LPS, at different concentrations, also induced increased expression of CtBPs in organotypic hippocampal cultures. Next, we evaluated the glial response, in organotypic hippocampal slices obtained from C57BL/6J mice by Western-Blot analysis against glial fibrillary acidic protein (GFAP) and neutrophil cytosolic factor 1 (P47phox). To evaluate the involvement of CtBPs in the neuroinflammatory response, cultures were exposed to 4-methylthio-2-oxobutyric acid (MTOB), a modulator of CtBP activity that can act either as an inhibitor at high concentrations or an agonist at low concentrations. In some experiments, retinoic acid (RA) was also added as a potent anti-inflammatory agent. We observed that P47phox expression was reduced in slices exposed to LPS and/or MTOB and that RA was able to counteract this effect. The decreased expression of this phagocytic cell marker suggests implications for the inflammatory response of these cells. On the other hand, the increase in expression of this marker to levels similar to the control induced by RA may indicate an attempt to attenuate the inflammatory response. Regarding the analysis of GFAP expression, a decrease in its expression was observed in all experimental groups, suggesting that these compounds may be affecting the survival of astrocytes. In short, we can conclude that neuroinflammation induced by LPS triggers the expression of CtBPs in the hippocampus depending on the dose and time of exposure to the inflammatory agent and that RA can attenuate the effects induced by LPS+MTOB and can be considered a potential anti-inflammatory agent.
- Sistema robótico cooperativo móvel autónomo por abordagem líder-seguidor: Aplicação ao transporte de palotesPublication . Nunes, Ricardo Emanuel Reis; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraDesde tempos longínquos que o ser humano tenta encontrar formas e maneiras de modo a facilitar e simplificar todas as tarefas necessárias para a agricultura, desde o cultivo, ao trato e à sua colheita. Milhares de anos passaram e com isso veio o conhecimento de melhores maneiras de cultivo, as épocas e o seu tratamento, tanto para uma melhor qualidade como para uma maior quantidade. Essa evolução de conhecimento aliado ao avanço tecnológico traduz-se no desenvolvimento de robôs nas diversas áreas da agricultura, contribuindo assim para a chamada Indústria 4.0. Nos dias que correm existe um grande consumo de frutas, o que reflete numa grande necessidade de mão-de-obra, que por sua vez é cada vez mais escassa. Maioritariamente os terrenos agrícolas situam-se em zonas longe das grandes cidades e com o passar dos anos tem-se verificado uma grande despovoação nestas áreas, juntamente com o aumento da média de idades dos habitantes. Estes fatores obrigam a que existam alternativas para combater a pouca mão-de-obra face ao aumento da procura. Uma dessas alternativas é a utilização de robôs nas diferentes tarefas agrícolas. Esta dissertação tem como principal foco a construção de uma estrutura metálica autónoma capaz de suportar e transportar palotes de fruta até 500kg em solo agrícola, auxiliando o processo de apanha de fruta, reduzindo o esforço físico e reduzindo a necessidade de mão-de-obra. O robô é capaz de acompanhar um outro que apanha a fruta caída no chão e a coloca no palote até este ter 500kg de produto. Quando tiver esse peso, é capaz de ir colocar o palote num sítio previamente designado e apanhar um outro vazio e volta a acompanhar o robô de apanha para começar um novo ciclo. Tudo isto será possível graças aos sensores implementados no robô. A implementação de sensores é completamente imprescindível, pois sem estes era impossível o robô ser completamente autónomo. São utilizados diversos sensores como, sensores de GPS, sensores de temperatura, células de carga, sensores IMU. Estes diversos sensores estão interligados a um Arduíno que faz a parte de controlo, processando assim a informação enviada pelos sensores. Este é constituído por uma estrutura em aço capaz de suportar todo o peso a que está sujeito. Para que exista locomoção, são ser implementados 4 motores elétricos independentes, um por cada roda, facilitando o ângulo de viragem, visto que como cada roda será independente ele é capaz de girar em torno do seu próprio eixo. O robô para ser totalmente independente possui sensores de distância, de temperatura para prevenir que o robô trabalhe em situações de calor extremas e assim danificar a bateria ou algum componente eletrónico. Também são integrados sensores de velocidade, de posição e de GPS. Para o sistema de controlo e de processamento de informação é utilizado um Arduíno Mega capaz de recolher toda a informação obtida através dos sensores e através dela tomar decisões de trajeto, carga/descarga.
- O Transportável: uma solução no transporte de equipamentos de campismoPublication . Vilaça, Francisco Luz Martins; Carvalho, Carla Paoliello de LucenaA transportabilidade é um dos pilares fundamentais da experiência de campismo. É a capacidade de transportar eficientemente equipamentos e suprimentos que muitas vezes diferencia uma aventura memorável de uma viagem problemática. Esta dissertação concentra-se na análise da transportabilidade no contexto do campismo, identificando um problema crítico que afeta a qualidade dessa atividade. Ao longo desta investigação, foi identificado um desafio significativo relacionado à transportabilidade no campismo. A capacidade de transportar e movimentar equipamentos, desde tendas e sacos de dormir até utensílios de cozinha e suprimentos, muitas vezes se revela como um obstáculo no início de uma viagem de campismo. Este problema pode levar à exaustão, frustração e, até mesmo, à desistência de uma aventura antes mesmo de ela começar. A importância da transportabilidade no campismo é inegável. É um fator que influencia diretamente a conveniência, o conforto e a segurança dos campistas. Portanto, esta dissertação tem como objetivo explorar soluções criativas e inovadoras para superar os desafios associados à transportabilidade no campismo, tornando essa atividade mais acessível e agradável para entusiastas e aventureiros. Ao fazer isso, pretende-se melhorar a experiência de campismo e garantir que mais pessoas possam desfrutar dos benefícios que a natureza tem a oferecer. Com o objetivo de compreender melhor a evolução do campismo como atividade ao longo do tempo e, consequentemente, definir seus contornos, iniciou-se um levantamento teórico e visual. Esta investigação proporcionou insights valiosos que serviram como alicerce para uma definição precisa da atividade. Posteriormente, conduziu-se uma análise de mercado para avaliar o estado atual do campismo. Essa etapa foi essencial para identificar o cerne do problema que o presente trabalho de projeto visa solucionar. Com o problema claramente delineado, adotou-se uma abordagem centrada no utilizador como metodologia principal. O próximo passo consistiu em realizar uma sessão de brainstorming para gerar uma variedade de soluções inovadoras. A solução selecionada passou então por um processo de desenvolvimento conceitual e formal, onde cada aspeto foi minuciosamente elaborado e refinado para garantir que atendesse às necessidades específicas dos campistas. Este processo meticuloso de pesquisa, identificação de problemas e desenvolvimento resultou em uma solução sólida e inovadora, pronta para abordar os desafios da transportabilidade no campismo e melhorar significativamente a experiência dos adeptos desta atividade.
- Androgen actions regulating TRIB1/3 in prostate cancer: effects on cell proliferation, survival, and metabolismPublication . Shologu, Ziyanda; Socorro, Sílvia Cristina da Cruz Marques; Kiss-Toth, EndreProstate cancer (PCa) is an androgen-sensitive neoplasia with cell survival and proliferation being dependent on androgenic regulation. At this stage, PCa cases can be treated with androgen deprivation therapy (ADT), which aims to decrease the circulating levels of androgens or block their actions. However, genetic alterations including the fusion of genes, amplification of oncogenes, gene mutations and deletions concur promoting the advance of the disease to more aggressive forms. Following this, phenotypic/behaviour changes such as loss of androgen sensitivity occur, allowing the cancer cells grow even if circulating androgens are low. It is the so-called castrate resistant prostate cancer (CRPC). A well-established observation ‘in several cancer cell types is the Warburg effect’, the metabolic reprogramming that enables cancer cells to survive, proliferate and metastasize, using high amounts of glucose as energy substrate, both in aerobic and anaerobic conditions. Tumour cells using glycolysis to maintain energy needs, subsequently produce high amounts of lactate that is exported to the extracellular medium. In the case of PCa, the metabolic reprogramming towards the more glycolytic phenotype accompanies the progression of disease to the CRPC. It was demonstrated that androgens are important regulators of PCa cells metabolism, enhancing glycolysis as well as lipid handling. The pseudokinase family Tribbles (TRIBs), which includes TRIB1, TRIB2 and TRIB3, has been described to have a role in controlling differentiation, transcription, proliferation, and metabolism. These pseudokinase proteins are characterized by functioning as scaffold-like or adaptor molecules in many signalling pathway networks including mitogen-activated protein kinase (MAPK) and phosphoinositide 3-kinase (PI3K-AKTf) modules. Consistent with the described actions and the control of intracellular signalling, TRIBs have being involved in disease development, as well as are implicated in several cancers. Evidence indicates the oncogenic role of TRIB1 and TRIB3 and their highly expressed state in tumour initiation and progression, especially in melanoma, lung, liver, and acute leukemia, but also in PCa. Yet, the mechanisms that control TRIBs expression in PCa are still poorly understood. Moreover, the involvement of TRIB1 and TRIB3 in lipids homeostasis has been demonstrated. The main goal of this thesis was to investigate the role of androgens in regulating TRIB1 and TRIB3 expression in PCa and to shed light on the influence of TRIBs on prostate cell fate. The androgenic modulation of TRIBs in PCa cells was determined using 10 nM 5α-dihydrotestosterone (DHT), in the presence or absence of the anti- androgen bicalutamide (10 μM). DHT treatment decreased TRIB1 and TRIB3 expression at a protein and mRNA level in the androgen sensitive LNCaP and 22Rv1 cells with no changes observed in the non-neoplastic PNT1A cells. Bicalutamide (10 μM) blocked the effect of DHT in down-regulating TRIB1 expression in LNCaP and 22Rv1 cells, which suggests the involvement of the androgen receptor (AR). These findings were validated by the expression analysis of the standard androgen- responsive gene prostate-specific antigen (PSA), confirming its increased expression in DHT treated cells and blocking of effects by bicalutamide. To further study the impact of the AR in TRIB1 regulation, we performed a knockdown (KD) of the AR in LNCaP and 22Rv1 cells and measured TRIB1 expression. AR KD resulted in a significant TRIB1 increase in 22Rv1 cells at an mRNA level. These outcomes are in line with those obtained in-vivo, as castrated mice displayed increased TRIB1 mRNA expression levels compared to control, which highlights the androgens’ regulatory effects of TRIBs in PCa. Moreover, using ChiP-seq analysis in human primary tumours vs normal solid tissues it was shown that AR directly binds to the TRIB1 and TRIB3 gene locus. LNCaP cells treated with the synthetic androgen r1881 also showed a similar pattern of TRIBs downregulation. Together these findings provide useful insight into AR actions in regulating TRIB1 expression in PCa. Concerning the physiological effects on PCa cell fate, enhanced cell viability, proliferation and migration were observed in androgen treated cells, whereas no alterations were seen on caspase-3 activity. TRIBs associated signalling pathways targets such as pERK and pAKT, prominently known to have roles in survival, apoptosis, and differentiation in response to a range of stimuli including steroid hormones were also measured after 10 nM DHT treatment and downregulation of their expression was observed. TRIB1 has been shown to be overexpressed in PCa and associated with the progression of disease. However, it is not clear if is the TRIB1 increased expression levels that promote the malignant transformation of prostate cells. Therefore, the influence of TRIB1 expression levels in non-neoplastic (PNT1A) and neoplastic (PC3) prostate cells fate was investigated. TRIB1 overexpression (OE) on PNT1As increased cell proliferation and migration, with no changes on caspase-3 activity and cell viability. The effect of TRIB1 OE on lipid metabolism was also measured and a significant increase of lipid droplets was observed in PNT1A cell OE TRIB1. This was accompanied by the increased expression of fatty acid synthase (FASN), a key target protein in lipid metabolism in neoplastic conditions. Overall, TRIB1 OE changed the features of non-neoplastic PNT1A cells to a cancer-like phenotype. Interestingly, no changes were observed on the viability, proliferation and metabolism of TRÎB1 knockdown PC3 cells. These results implicate TRIB1 in the regulation of metabolism, as well as suggest its role as a ‘driving force’ for tumour initiation and progression of disease in the early stages of PCa development. In summary, this dissertation demonstrated the androgen actions in the regulation of TRIBs in PCa cells. Revealing the link between TRIBs, androgens and AR in PCa development and progression. Collectively, further research on these interaction warrants TRIBs as a basis for the development of new therapeutic approaches for PCa.
