Browsing by Author "Vieira, Rui Miguel Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos alunos que terminam o 1º ciclo sobre a qualidade do ensino/curriculum do Mestrado Integrado em MedicinaPublication . Vieira, Rui Miguel Duarte; Fonseca, Ana Mafalda Loureiro; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: A qualidade do ensino superior é crucial para o desenvolvimento no domínio social, científico e económico. Deste modo, as instituições devem adotar sistemas padronizados de melhoria contínua, rumo à excelência do ensino. A avaliação da qualidade percebida e da satisfação dos seus alunos são dados muito úteis que contribuem para a implementação de medidas de melhoria. Objetivo: Avaliar a perceção que os alunos que terminam o 1º ciclo têm sobre a qualidade do ensino/curriculum do Mestrado Integrado em Medicina (MIM). Métodos: Os alunos responderam a um questionário em papel, presencialmente, exceto em 2019/2020 e 2020/2021 que responderam online. Utilizamos o Teste Binomial e o Teste de Kruskall-Wallis para analisar os dados. Para avaliar diferenças entre pares de grupos foi utilizado o Teste de Comparações Múltiplas de Dunn. Um valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Os pontos fortes e fracos do primeiro ciclo do currículo médico foram identificados por meio de perguntas abertas. Resultados: 637 de 1.001 alunos completaram o questionário (taxa de resposta global de 64%). Em 2019 e 2020 as taxas de resposta foram as mais baixas (18% e 32%, respetivamente), enquanto as restantes 5 coortes variaram entre 69% e 94%. Globalmente, as perceções dos alunos sobre a qualidade do currículo foram altamente positivas (81%), especialmente no segundo ano curricular (89%). Entre as diferentes disciplinas, Fisiologia e Patologia são as que apresentam maior grau de satisfação (82% e 80% respetivamente), e Histologia, Bioquímica, Genética e Embriologia são as que apresentam menor grau de satisfação (entre 10 e 21%). Durante a pandemia da COVID19 os níveis de satisfação foram mais baixos. Conclusão: Em geral, os alunos relataram um alto nível de satisfação com o ensino e com o currículo no final dos primeiros 3 anos curriculares. No entanto, existem alguns tópicos em que eles se sentem menos preparados. Os desafios e direções futuras incluem a compreensão das razões que levam à menor perceção do currículo de qualidade em disciplinas específicas e o planeamento de medidas de implementação em conformidade.