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- Perceção sobre as competências adquiridas no ciclo básico do curso de medicina e a preparação para os anos clínicosPublication . Araújo, Carolina Vieira; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues; Fonseca, Ana Mafalda LoureiroIntrodução: No final dos anos pré-clínicos é importante que os estudantes de medicina tenham adquirido os princípios básicos da ciência biomédica e da patofisiologia da doença, e desenvolvido diversas competências, como observacionais e de raciocínio clínico, para aplicação em diferentes situações clínicas. Por um lado, as instituições de ensino devem garantir a aquisição das competências essenciais para as novas aprendizagens no ciclo clínico e, por outro lado, a instituição deve ter os instrumentos que lhe permitam avaliar se os estudantes estão a adquirir aquelas competências. Objetivo: Estudar a perceção dos alunos sobre o conhecimento adquirido e as competências desenvolvidas nos três primeiros anos do curso de medicina e a sua preparação para os anos clínicos, identificando pontos fortes e pontos fracos do currículo, bem como sobre a eficácia das metodologias utilizadas. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal retrospetivo baseado na aplicação de um questionário aplicado aos estudantes que frequentaram o 3º ano do curso de medicina na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), na Universidade da Beira Interior (UBI) (N=1001) nos anos letivos de 2014/2015 a 2020/2021. No questionário estavam incluídas perguntas que permitiam avaliar a perceção dos estudantes sobre a sua preparação para os anos clínicos respondidas numa escala de Likert de 4 ou 5 pontos. Foram analisados parâmetros da estatística descritiva (frequência relativa e absoluta, média, desvio padrão e mediana). Foram comparadas as medianas dos diferentes grupos e anos letivos analisados (testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon), tendo sido consideradas diferenças estatísticas significativas para valores de p<0,05. Resultados: 637 estudantes completaram o questionário (63,6%). A maioria (74,3%) considerou que o currículo dos anos pré-clínicos permitiu uma boa preparação (6-8 em 10) para os anos clínicos. Especificamente, relativamente ao desenvolvimento de competências, a maioria concordou possuir as competências necessárias para começar as residências clínicas (54,9%), para interagir com pacientes e profissionais de saúde (82,4%) e para compreender as condições sociais dos pacientes (88,9%). Verificou-se também que a maioria dos estudantes mantém-se indiferente em relação a dominar os mecanismos de doença, os indicadores e os princípios de diagnóstico e monitorização da apresentação das patologias comuns (42,5%) além das competências básicas necessárias às decisões clínicas (43,3%). Conclusão: No geral, os estudantes que terminam os anos pré-clínicos têm uma perceção positiva sobre a sua preparação para iniciar a sua aprendizagem clínica. Existem, no entanto, áreas de competência em que eles se sentem menos confiantes, sendo necessário identificar essas áreas no sentido da melhoria curricular. A realização deste tipo de estudos deve ser continuada pois é importante para se obter feedback da parte dos estudantes sobre os pontos fortes e fracos do currículo e assim melhorar o desenvolvimento das suas competências.
- Perceção dos alunos que terminam o 1º ciclo sobre a qualidade do ensino/curriculum do Mestrado Integrado em MedicinaPublication . Vieira, Rui Miguel Duarte; Fonseca, Ana Mafalda Loureiro; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: A qualidade do ensino superior é crucial para o desenvolvimento no domínio social, científico e económico. Deste modo, as instituições devem adotar sistemas padronizados de melhoria contínua, rumo à excelência do ensino. A avaliação da qualidade percebida e da satisfação dos seus alunos são dados muito úteis que contribuem para a implementação de medidas de melhoria. Objetivo: Avaliar a perceção que os alunos que terminam o 1º ciclo têm sobre a qualidade do ensino/curriculum do Mestrado Integrado em Medicina (MIM). Métodos: Os alunos responderam a um questionário em papel, presencialmente, exceto em 2019/2020 e 2020/2021 que responderam online. Utilizamos o Teste Binomial e o Teste de Kruskall-Wallis para analisar os dados. Para avaliar diferenças entre pares de grupos foi utilizado o Teste de Comparações Múltiplas de Dunn. Um valor de p < 0,05 foi considerado significativo. Os pontos fortes e fracos do primeiro ciclo do currículo médico foram identificados por meio de perguntas abertas. Resultados: 637 de 1.001 alunos completaram o questionário (taxa de resposta global de 64%). Em 2019 e 2020 as taxas de resposta foram as mais baixas (18% e 32%, respetivamente), enquanto as restantes 5 coortes variaram entre 69% e 94%. Globalmente, as perceções dos alunos sobre a qualidade do currículo foram altamente positivas (81%), especialmente no segundo ano curricular (89%). Entre as diferentes disciplinas, Fisiologia e Patologia são as que apresentam maior grau de satisfação (82% e 80% respetivamente), e Histologia, Bioquímica, Genética e Embriologia são as que apresentam menor grau de satisfação (entre 10 e 21%). Durante a pandemia da COVID19 os níveis de satisfação foram mais baixos. Conclusão: Em geral, os alunos relataram um alto nível de satisfação com o ensino e com o currículo no final dos primeiros 3 anos curriculares. No entanto, existem alguns tópicos em que eles se sentem menos preparados. Os desafios e direções futuras incluem a compreensão das razões que levam à menor perceção do currículo de qualidade em disciplinas específicas e o planeamento de medidas de implementação em conformidade.
- Feasibility implementation of agile project management in a Rocketry University ProjectPublication . Silva, Jeremy da; Saúde, José Manuel Mota Lourenço daThe need for effective project management practices is particularly important in the context of space projects, where the stakes are high, timelines are tight and budgets are constrained. Currently, there are limited studies that examine the application of project management methodologies in the context of the space sector, especially at the university level, and this dissertation seeks to address this gap by presenting a case study of a student-led rocket project. Its research framework is based on the European Rocketry Challenge requirements and the team used agile methodologies such as Scrum and Kanban to manage their work. By presenting the different phases of the project, tools and techniques used for planning, monitoring, requirement and risk management, the dissertation provides a practical guide for university-level projects, where resources are limited and teams are often composed of students with limited experience in the sector. Overall, this work highlights the challenges and opportunities of managing a space project at a university level and provides insights that can be applied to future projects in this field. Furthermore, it can inspire and guide future generations of students to pursue their passion for space exploration and project management.
- Estrutura de propriedade, investimentos em capital intelectual e a influência no desempenho financeiro das empresas de transporte metroviárioPublication . Morandi, Julio Carlos; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Nakamura, Wilson ToshiroUma importante atividade económica é o serviço de transporte, pois segundo instituições de âmbito global este sector tem significativa participação na produção da riqueza mundial. Os sistemas de transportes contribuem para a criação de oportunidades económicas, sociais e benefícios de que resultam efeitos multiplicadores positivos, tais como melhor acessibilidade aos mercados, criação de emprego e fomento do investimento. No caso dos serviços de transporte público coletivo urbano constata-se que existem diversos modelos institucionais: em muitos países há forte presença do Estado tanto na regulamentação da oferta, quanto no estabelecimento dos preços de venda (tarifa), em outros a oferta é exclusivamente pública e há cidades com oferta privada e outras com oferta mista. No tocante a estrutura de propriedade também se verifica diversidade, por vezes o acionista principal é o Estado delegando a gestão a agentes privados ou ainda o Estado é principal e agente simultaneamente. Simultaneamente a estas questões tem-se verificado que o bom desempenho das empresas passou a depender da capacidade de gestão dos recursos intangíveis para obter vantagem competitiva e uma dessas vantagens é o Capital Intelectual - CI. Por essa razão, pode-se afirmar que investimento em CI se tornou fator expressivo que impõe novos modelos de gestão porque tais recursos produzem resultados que estão alterando o desempenho das empresas. Assim, considerando as características das empresas prestadoras de serviço de transporte público coletivo urbano na modalidade metroviária, são apresentadas duas questões de investigação: a) O desempenho financeiro das empresas de transporte urbano metroviário está associado ao Capital Intelectual? b) A estrutura de propriedade dessas empresas influencia o desempenho financeiro? Assim sendo, o objetivo da investigação é desenvolver um modelo analítico de apoio a formulação de hipóteses sobre os efeitos das associações entre o desempenho financeiro, o capital intelectual e a estrutura de propriedade das empresas de transporte urbano metroviário. Destarte, são recolhidos dados secundários de uma amostra não probabilística de empresas em cidades de países europeus, asiáticos, americanos (Norte e Sul) e da Oceânia com dados estruturados em painel. Para respostas a essas questões formulam-se seis hipóteses e três sub-hipóteses que foram testadas por meio de regressões com estimações MQO (Mínimos Quadrados Ordinários) e métodos de estimação de efeitos fixos (within) e efeitos aleatórios (between). Também se realizou a comparação dos três modelos, os testes de Lagrange Multiplier de Breusch-Pagan, F de Chow e teste de Hausman. Portanto, trata-se de monografia com design descritivo, tendo como estratégia de pesquisa a abordagem quantitativa, desenvolvida através da utilização de um modelo de formulação de hipóteses sobre os efeitos das associações entre o desempenho financeiro, a estrutura de propriedade e o capital intelectual das empresas de transporte urbano metroviário. A unidade de análise é o conjunto de 183 empresas (em operação) prestadoras de serviço de transporte urbano metroviário existentes em 64 países e, como unidade de observação selecionou-se amostra não probabilística de 68 empresas em operação em 30 países da Europa, Ásia, Oceânia, América do Norte e do Sul, abrangendo o período de 7 anos (2013 a 2019). Com base na análise dos resultados obtidos por meio de regressão com dados em painel curto foi possível inferir que os resultados corroboram com diversas pesquisas realizadas em outros sectores económicos, o que significa, que existe uma relação significativa entre o investimento em Capital Intelectual, medido pelo Coeficiente Intelectual d0 Valor Acrescentado - VAIC™ - (Value Added Intellectual Coefficient) e, não se encontrou relação significativa entre a estrutura de propriedade, mensurados pela concentração e identidade de propriedade e o desempenho financeiro, medidos pela Rendibilidade dos Ativos - ROA (Return on Assets) e Rendibilidade do Capital Próprio - ROE (Return on Equity) das empresas da amostra, para o período estudado. A investigação bibliográfica sugere que as empresas de transporte urbano metroviário apresentam resultados que transcendem a análise dos resultados financeiros, como os obtidos neste estudo. Para além das conclusões obtidas com a análise dos resultados quantitativos aqui apresentados, pode deduzir-se que estas empresas fornecem resultados económicos, financeiros e sociais adicionais, uma vez que melhoram as taxas de mobilidade urbana e contribuem para a redução dos fluxos de veículos no sistema rodoviário e nos tempos de viagem. Ao utilizar a eletricidade como fonte de energia, as emissões poluentes são quase inexistentes e as emissões de gases com efeito de estufa são inferiores às soluções baseadas em motores de combustão interna, como autocarros e automóveis. Por conseguinte, tais fatores, embora difíceis de medir, resultam certamente em ganhos económicos, financeiros e sociais que são distribuídos por toda a sociedade.
- A Relação entre a Infeção pelo Vírus SARS-Cov-2 e o Sistema NervosoPublication . Conceição, Jennifer Evelise Querido da; Pérez, Francisco José ÁlvarezIntrodução: A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe muitos desafios para a população geral e para a comunidade científica. O vírus causou durante dois anos cerca de 753.479.439 casos e 6.812.798 mortes, segundo os dados da OMS. Os casos apresentavam diferentes graus de severidade da doença, desde assintomáticos a quadros clínicos severos com eventual morte. Com o aumento dos casos da covid-19, verificou-se que a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 levava à incidência de inúmeras patologias relacionadas com o sistema nervoso. Desde sintomas ligeiros até efeitos trombóticos cerebrais relevantes com impacto na qualidade de vida. Nesta dissertação de mestrado pretende-se verificar se existe uma relação direta entre o vírus SARS-CoV-2 e o sistema nervoso e compreender as bases fisiopatológicas de algumas das sintomatologias e doenças neurológicas apresentadas no decurso da doença e após a sua resolução. Metodologia: Pesquisa bibliográfica em plataformas online com análise de artigos entre 2020 e 2023. Resultados: O vírus através da ACE2 infeta as células que a expressam, as células endoteliais cerebrais, os neurónios, as células gliais e os astrócitos. Para além disso, a inflamação sistémica, com libertação de citocinas e ativação das células do sistema imunitário cerebral levam à neuroinflamação. A neuroinflamação é a base de inúmeras das patologias apresentadas na covid-19, desde cefaleias, convulsões, encefalites e encefalopatias. Para além disso, o estado pró-inflamatório contribui para coagulopatias com desfechos menos favoráveis ou com o desenvolvimento de microtrombos afetando o normal funcionamento cerebral. O neurotropismo do vírus, pela ligação direta a ACE2, está envolvida nas alterações do olfato e paladar e pode levar à SDRA. Na PASC verificamos que um dos mecanismos envolvidos é a inflamação crónica, com aumento da secreção de interferões e citocinas diferentes das da fase aguda, levando a uma desregulação do circuito inibitório GABA, afetando os inúmeros domínios cognitivos, principalmente a função executiva e a memória de curto prazo. Conclusão: Concluímos que o vírus SARS-CoV-2 tem relação com o sistema nervoso e os principais mecanismos subjacentes ao desenvolvimento destes distúrbios neurológicos são: através da ligação direta do vírus com a ACE2 e a neuroinflamação. Estes dois mecanismos são a base subjacente dos vários distúrbios neurológicos encontrados na doença covid-19.