Browsing by Author "Vital, Fernanda Maria Marques Filipe"
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- A influência do marketing interno na socialização, satisfação no trabalho e motivação dos enfermeiros em diferentes contextos organizacionaisPublication . Vital, Fernanda Maria Marques Filipe; Alves, Helena Maria BaptistaA presente investigação teve como objetivo contribuir para o estudo e para a medição da relação do Marketing Interno e do Processo de Socialização, analisando a influência de ambos na Satisfação no Trabalho e na Motivação dos enfermeiros em diferentes contextos organizacionais. As unidades de saúde são organizações com um contexto orgânico específico. Assim, toda a sua organização encontra-se disposta em função da orgânica e, todo o seu exercício está em estrita ligação com os modelos de gestão existentes, com o tipo de liderança, com o envolvimento de cada colaborador com a organização e com o desempenho profissional. Deste modo, o marketing interno bem como o processo de socialização são obtidos pelo alinhamento da integração das metas dos indivíduos com os objetivos da organização. Quanto maior esta congruência, maior o desempenho e compromisso organizacional bem como a qualidade dos cuidados prestados. Contudo, para que tal seja possível, a satisfação e a motivação no trabalho devem estar presentes nas atitudes dos colaboradores. Na revisão dos estudos que trataram esta temática, identificou-se a falta de estudos empíricos referentes à abordagem teórica da relação existente entre as práticas de socialização e as práticas de marketing interno, bem como a influência destas variáveis na satisfação e motivação do trabalho de enfermagem. Com base numa amostra de 287 enfermeiros de diferentes contextos organizacionais e numa amostra de 12 entrevistas para complementar o fenómeno em estudo, o presente estudo testou dois modelos concetuais face à temática em questão. Assim, após a análise fatorial exploratória, procedeu-se à avaliação de dois modelos concetuais face às dimensões encontradas para cada um dos constructos em questão. Da análise dos mesmos, concluiu-se que os constructos marketing interno e processo de socialização representam constructos diferentes e que as hipóteses que relacionam a influência direta do Processo de Socialização sobre o marketing interno, a influência indireta do Processo de Socialização sobre a Satisfação, através da Motivação, a influência direta do MI sobre a Motivação e sobre a Satisfação, e a influência indireta do marketing interno sobre a Satisfação no Trabalho, através da Motivação e, por fim, a influência da Motivação sobre a Satisfação foram todas confirmadas. Contudo, as relações estabelecidas entre o Processo de Socialização e Motivação e o Processo de Socialização e Satisfação não foram confirmadas. Face às dimensões encontradas e verificadas na análise quantitativa e que suportaram as hipóteses em estudo, foi possível através da realização de 12 entrevistas verificar que as mesmas eram indicadas e consideradas pelos entrevistados. No que concerne à variável Processo de Socialização por exemplo, na parte da análise quantitativa foram analisadas as dimensões “Conhecimento da Filosofia das Instituição”, “Objetivos/ Recompensas” e “Acolhimento e Integração”, tendo as mesmas sido referenciadas pelos entrevistados como fatores fundamentais para a sua socialização na organização. Ficou demonstrado com esta investigação que o Processo de Socialização e o Marketing Interno quando são analisados separadamente apresentam melhores resultados, validando deste modo que os constructos são efetivamente diferentes.
