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- Modelação de problemas AVAC-R com códigos de DFCPublication . Gaspar, Pedro Dinis; Barroca, Rui Filipe; Pitarma, R. A.A modelação computacional constitui hoje em dia uma poderosa ferramenta de cálculo para projecto, permitindo antecipar e/ou corrigir problemas no domínio da engenharia de climatização e da refrigeração. Neste artigo descrevem-se e comparam-se, sucintamente, dois pacotes comerciais de Dinâmica de Fluidos Computacional (DFC), que os autores desta comunicação têm vindo a adaptar para descrever o escoamento tridimensional e turbulento do ar, a transferencia de calor e a distribuição da concentração de espécies em espaços climatizados ou refrigerados. Estudos experimentais complementares têm permitido validar os modelos computacionais propostos, evidenciando as suas potencialidades para aplicações de engenharia. Como exemplo, são apresentadas e discutidas previsões numéricas resultantes da aplicação dos modelos a casos de estudo concretos.
- Optimização de Custos/Proveitos em Sistemas de Comunicações Móveis de Banda Larga em Ambiente UrbanoPublication . Velez, Fernando J.; Correia, Luis M.Apresenta-se um modelo para o 'lucro' em sistemas de comunicações móveis de banda larga (MBS - Mobile Broadband System), que permite estabelecer um compromisso entre o padrão de reutilização, K, a distância de cobertura, R, e a eficiência espectral, Sef (que, por sua vez, resulta do tráfego multi-serviço). Comparando o cenário urbano com o de estradas principais para R = 100 m e K = 2, devido ao efeito da mobilidade elevada, obtém-se uma redução da eficiência espectral de 54 %; consequentemente, o proveito por canal básico (para dado lucro anual por quilómetro) tem que ser uma ordem de grandeza superior no cenário de estradas principais (0.045 contra 0.005 €/min). A médio prazo, enquanto o número de utilizadores for inferior a 70 % do número de utilizadores na fase madura, poderão utilizar-se células com R = 200 m, maximizando o lucro. Mais tarde, será necessário escolher valores inferiores para R de forma a aumentar a capacidade.