Browsing by Issue Date, starting with "2009-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O processo de escrita da planificação à revisãoPublication . Dias, Maria Fernanda Ferreira; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaEste estudo enquadra-se na concepção de escrita como processo, tentando explicar a importância da activação do conhecimento temático no âmbito da planificação da escrita no ensino/aprendizagem e tem como suporte textos produzidos por alunos do 2ºAno, em situação de sala de aula. O trabalho privilegia também o processo de revisão. Centrámos o nosso estudo nos alunos, como produtores de texto, que desenvolveram o tema proposto e a quem foi dada a possibilidade de seleccionar, ou não, as palavras constantes na grelha de disponibilidade de vocabulário. Após a produção de texto pelos alunos e posterior correcção pelo professor, cada aluno será confrontado com o erro, de forma a poder superar as suas dificuldades. Assim sendo, pretendemos activar a dimensão reflexiva do aluno, através de práticas, onde este é implicado de forma activa no processo ensino/aprendizagem da escrita. No sentido de alicerçarmos a nossa investigação, reflectimos ainda acerca da escrita e da forma como é sentida em contexto de ensino/aprendizagem.
- Smart-clothing wireless flex sensor belt network for foetal health monitoringPublication . Borges, Luís M.; Barroca, Norberto; Velez, Fernando J.; Lebres, AntónioIn the past years low power circuits design and networking techniques not only reduce the total power, requirements for Wireless Sensor Networks (WSNs) but also allow for supporting more complexity. In this paper we present solutions for WSN applications, and design aspects in the context of patient monitoring. The solution presented whose primary function is to collect the vital data remotely from the various sensors in low-rate wireless personal area network (LR-WPAN) is based on the IEEE 802.15.4 standard. It also will includes a Wi-Fi Layer in the context of hybrid networks. The application being dealt here consist of several flex sensors attached to a wearable monitoring belt, and allows for monitoring the foetal movements for a pregnant woman.
- Factores de neuroprotecção do nervo óptico no glaucomaPublication . Anahory, Barbara Bettencourt; Sousa, João Paulo Castro deGlaucoma é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a escavação da cabeça do mesmo, bem como a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica (10). Segundo dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde é a segunda causa de cegueira no Mundo, sendo responsável por 5,2 milhões de cegos, ou seja, corresponde a 15% dos casos de cegueira mundial (12,17). Prevendo-se que em 2010 hajam 60,5 milhões de pessoas com glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado, aumentando em 2020 para 79,6 milhões (13). Actualmente, o glaucoma primário de ângulo aberto é o tipo de glaucoma mais frequente, ocorrendo em aproximadamente 90% de todos os doentes glaucomatosos (66). Esta é uma doença silenciosa, principalmente nas fases iniciais, sendo difícil a sua detecção, pelo que a diminuição da acuidade visual, só é evidenciada quando a doença se encontra num estádio avançado e geralmente irreversível (15). Actualmente, sabe-se que o glaucoma é uma doença do nervo óptico, em que o aumento da pressão intra-ocular é o principal factor de risco (11). Durante mais de um século, o tratamento do glaucoma era inteiramente dirigido a baixar a pressão, no entanto, a progressão da doença ocorria, mesmo em doentes onde esta era normal ou mesmo reduzida (11). Assim, surge a necessidade de melhor compreender o processo de degeneração do nervo óptico, permitindo alargar os horizontes terapêuticos desta patologia. A degeneração neuronal parece ocorrer por um mecanismo primário e secundário. No primeiro, ocorre uma lesão directa, por aumento da pressão intra-ocular, actuando a nível mecânico, axoplasmático e vascular. No segundo, as células ganglionares da retina e as fibras nervosas, previamente lesionadas, libertam inúmeras substâncias tóxicas, que danificam as células da vizinhança, através de mecanismos de apoptose e excitotoxicidade. É neste contexto que surge o conceito de neuroprotecção, que pode ser adquirida por vias farmacológias e imunológicas. Esta evita o mecanismo de degeneração, nas células ganglionares da retina, que foram inicialmente poupadas pela lesão primária, neutralizando ou inibindo os vários elementos extracelulares implicados na lesão secundária (46), mantendo-as assim vivas, estrutural e funcionalmente (47). Embora em inúmeros estudos experimentais tenha sido demonstrada a eficácia desta terapia, faltam ainda algumas evidências que permitam a sua aprovação em humanos (29). Apesar das controvérsias e ainda vastas pesquisas necessárias nesta área, é certo que, futuramente, o tratamento da doença glaucomatosa passa pela neuroprotecção.
- Mulheres protagonistas na obra de Pramoedya Ananta ToerPublication . Schouten, Maria Johanna ChristinaIntrodução à obra de Pramoedya Ananta Toer, escritor proeminente Indonésio, com atenção pela crítica à condição de mulheres no seu país, implícita nalguns dos seus romances.