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- Projeto de reabilitação urbana - Eco AldeiaPublication . Barros, Joana Martins de; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasPretende-se que este trabalho seja o reflexo de uma aprendizagem contínua do curso de arquitetura, bem como o culminar de todo esse processo. Como conclusão do mestrado integrado em arquitetura, propõe-se o desenvolvimento de uma dissertação baseada na reabilitação de aldeias abandonadas em Portugal, como base no conceito de eco aldeias, dando maior relevância à vertente arquitetónica e à sua prática. Como já foi referido, a partir da análise do conceito e dos casos já existentes de eco aldeias, pretende-se isolar os fundamentos que possam conduzir a uma arquitetura sustentável, pensada para o lugar e para as pessoas. Será alvo de um projeto de reabilitação o caso de estudo – uma aldeia que foi sendo deixada ao abandono – para se proceder à respetiva reabilitação. O objetivo máximo desta intervenção, que vai além do projeto de reabilitação urbana, é reverter a situação de abandono e proporcionar condições favoráveis para a fixação da população no local de intervenção – Cabeço Monteiro (Idanha-a-Nova).
- Contribuição e identificação de crianças e adolescentes sobredotadosPublication . Rocha, Hugo Miguel da Silva; Oliveira, Ema Patrícia de LimaA presente investigação tem como objetivo principal caracterizar um grupo de as crianças e adolescentes com altas habilidades sinalizados pelas Delegações da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) de Braga e do Porto. Por outro lado compreender o contributo dos testes de inteligência e da sinalização dos professores na identificação da sobredotação. A amostra integra as avaliações feitas por estas duas delegações entre Junho de 2002 e Fevereiro de 2012 e é constituída por 130 participantes, com idades compreendidas entre os 4,3 e os 16,2 anos. A investigação assum um desenho correlacional descritivo com um caráter exploratório. Neste estudo foram usadas duas escalas de inteligência: a WISC-III e a WPPSI-R e uma escala de classificação de comportamentos: a EACCAS. Neste sentido, as hipóteses que colocámos visavam eventuais diferenças nos testes de inteligência em função do ciclo de estudos ou do sexo, diferenças na sinalização feita pelos professores em função do ciclo de estudos ou do sexo e a análise de correlações entre os testes de inteligência e a sinalização dos professores,e entre as subescalas da EACCAS. Assim os resultados do nosso estudo evidenciaram correlações positivas entre a subescala de Aprendizagem e o QI realização da WISC-III e o QI verbal da WPPSI-R e uma correlação negativa entre a subescala da liderança e o Índice de Compreensão Verbal da WISC-III. Constatou-se também uma forte correlação entre todas as dimensões da EACCAS. Palavras-chave