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- Escalabilidade de jogos onlinePublication . Cunha, Rui Manuel Ferreira da; Sousa, Maria Paula Prata deO negócio dos jogos online está em constante expansão. Se pensarmos que neste preciso momento se encontram ligados milhões de jogadores a um qualquer jogo online, rapidamente percebemos a dimensão e potencialidade deste mercado. São jogos cada vez mais complexos e elaborados, de maneira fidelizar os jogadores atuais, mantendo-os motivados, e a angariar potenciais jogadores. Essa motivação tem a ver não só com a atratividade do jogo mas também com a qualidade de serviço que o jogo oferece. A maioria dos jogos online segue um modelo cliente-servidor, uma arquitetura que facilita o desenvolvimento e o controlo do jogo, nomeadamente em termos de evitar a utilização indevida por jogadores mal-intencionados. Esta arquitetura tem, no entanto, problemas em termos de escalabilidade. Com o aumento do número de utilizadores, a qualidade do serviço diminui do ponto de vista dos jogadores. Nesta dissertação propomos como alternativa a utilização de uma arquitetura peer-to-peer para um jogo que permite promover a atividade física e que inicialmente foi desenvolvido como cliente-servidor: o jogo WebRun. Apresenta-se um estudo do desempenho das duas versões do jogo quando o número de jogadores aumenta. Os resultados obtidos mostram que a arquitetura peer-to-peer permite aumentar significativamente a escalabilidade do jogo, sendo uma alternativa promissora para áreas em que o problema da fraude no jogo não seja crítico.
- A Web-based Solution for Virtual Machine Instances Migration Across Type-2 HypervisorsPublication . Ribeiro, Didier Martins; Rodrigues, Joel José Puga CoelhoCloud computing has improved computing efficiency by reducing the cost to the users. A current datacenter consists of tens to hundreds of thousands of servers and contains hundreds of thousands of switches connected hierarchically. Sharing processing resources through services like "software as service" (SaaS), users can amortize the cost of hardware and software. To facilitate upgrades and maintenance of systems, virtual machines (VMs) are often used to provide services, and their migrations result in better use of resources. The cloud, supported by virtualization is emerging as an important paradigm of "oriented service". The administration of systems is critical to provide availability and performance in data systems, providing automated the required real-time capacity to meet service requests. But virtualization does not reduce the complexity of a system. In fact, the execution of multiple virtual machines (VMs) on top of a physical infrastructure can increase overall system complexity and present new challenges in his administration. Virtualization of resources is a key component of "cloud computing" to provide computing and storage services being ubiquitous in today's "data center". Support for servers by building cluster of virtual machines is universally adopted to maximize the utilization of hardware resources. Virtualization has become a key technology implemented by a growing number of organizations related to Information Technology (IT) worldwide. Virtualization of systems has rapidly gained popularity because of its potential to reduce the costs of TI's. Allowing IT managers to increase the use of existing physical resources and even reduce the number of deployed systems. This consolidation helps reduce hardware requirements management, reducing the need for power and cooling, and thus reducing the costs of TI's in general. Additionally, the deployment of virtualization solutions typically means increased management tools to the existing environment. Access to software and data anywhere, anytime, on any device and in any connectivity, has long been a crucial issue for researchers and architects systems. The amount of data processed increases each year, both in largescale systems and in smaller environments. Likewise, the computation is being performed for processing the data, and the communication is made to distribute the data. This phenomenon is associated with a steady increase in computing power, storage and communication resources available, although with different characteristics. The impact of the current growth in the use of virtualization tools became more popular the use of virtual machines. The use of virtual laboratoriestesting is becoming more popular in the practice of QA testing. This approach allows the "testers" to test different applications without relying on permanent configuration of a system. Using virtual machines, QA tests can simulate different computers with different operating systems through a single physical computer or create a full virtual laboratory with multiple virtual machines configured differently. These virtual "computers" operate independently of each other and we can launch two or more virtual platforms simultaneously on one computer, saving the cost of having to buy more hardware just to run quality control tests. Applications running in a virtual machine behave as if they were running on its own physical system. This can also be useful to test web applications, because it can simultaneously test web applications across browsers which work independently of each other in different virtual machines, again, without the cost of buying more hardware for testing needs. Testing applications with virtual machines may have different utilities. This can be used for distributed client-server applications, functional testing, regression test, etc. But no matter what kind of QA testing we use, it will be more effective if automated and any kind of testing in virtual laboratories can be easily automated. A computer system is a dynamic system and configurations of operating systems continually change. Install or update software drivers and hardware happens frequently and installing different versions of an application affects the internal structure of the system and may influence the test results. While buying multiple computers to support multiple platforms is an option for some, it is often too expensive for most testing labs. Fortunately, virtual machines are a solution to these problems and much more cost effective. Once we have created and configured a virtual machine or a lab full of virtual machines, we can have the configuration of a stable system, which is very important when testing applications. However, we may need a more powerful computer to run multiple virtual machines on a single computer at the same time, but that's often cheaper than buying three physical computers. With a virtual laboratory in a computer, we can perform tests with distributed client-server applications without the need for multiple computers. In this dissertation, based on the characteristics presented above, is presented VirtualMigra. The VirtualMigra Platform is a tool that allows the migration of virtual machines regardless of their manufacturer among different users in a LAN. The use of the Oracle Virtualbox and VMware Workstation APIs allows a comfortable and intuitive level of abstraction for the users. Were conducted exhaustive experiments to test the platform and these were successfully performed in a real environment, thus being ready for real exploration platform.
- Usos e abusos da internet nos tempos atuaisPublication . Capitão, Telma Moderno; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaAs novas tecnologias vieram revolucionar a forma como interagimos com o meio envolvente, sendo que a Internet tem um papel preponderante nas modificações sentidas. Estas modificações são observados quer a nível comportamental, quer a nível cognitivo e as consequências das mesmas não são unilaterais, ou seja, tanto há aspetos positivos como negativos. A presente investigação foca-se num dos aspetos negativos inerente à internet, que tem sido alvo de atenção da comunidade científica nos últimos anos, isto é, a utilização patológica da mesma. Neste sentido, torna-se pertinente observar na população portuguesa de que forma a internet interfere no quotidiano dos sujeitos e correlacioná-la com a ansiedade social, visto ser uma das perturbações frequentemente associada à utilização patológica da mesma. O protocolo da recolha de dados é composto por quatro questionários, sendo eles o questionário sociodemográfico, o Internet Addiction Scale, o Online Cognition Scale e a Escala de Ansiedade em Situações de Interação Social. A amostra é composta por 1018 sujeitos (39,3% do sexo masculino e 60,7% do sexo feminino), foi recolhido através da plataforma Google Docs e presencialmente com alunos da Universidade da Beira Interior. De acordo com os dados obtidos verifica-se que 0,8% da população Portuguesa apresenta um vício grave da internet e 10,6% um vício moderado. A utilização patológica da internet é superior nos indivíduos de sexo masculino, sendo corroborado por diversas investigações internacionais mas por sua vez, a ansiedade social é superior nas mulheres. A faixa etária onde os níveis de utilização patológica da internet são superiores é nos adolescentes e jovens adultos, indo ao encontro da literatura, visto ser uma população de risco, quer pelo acesso, facilidade e disponibilidade. Contrariamente à revisão bibliográfica efetuada que sugere que os indivíduos com habilitações académicas superiores são os que apresentam níveis mais elevados de utilização patológica da internet, constatou-se que estes valores são encontrados em indivíduos com o 3º Ciclo do ensino básico.
- Projeto “Re-Create”Publication . Rosa, Bruno José Lopes; Paço, Arminda Maria Finisterra doNos últimos anos os consumidores têm cada vez mais a inquietação ambiental presente, a qual começou a ter força também para os governos e para as empresas. Dessa forma surgiram novas preocupações e metas ambientais (ex. redução da pegada ecológica, reciclagem, poupança de energia, etc.). É nesta conjuntura que surge a necessidade de se fazer uma eficiente a gestão de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos). Atualmente existem duas entidades gestoras de REEE em Portugal; as mesmas têm como função gerir os REEE existentes em Portugal e dar o melhor encaminhamento aos mesmos. Portugal no último ano ficou a saber, que estaria obrigado a reciclar 45% dos seus resíduos eletrónicos a partir de 2016. É neste contexto que surge a ideia de implementar o projeto “Re-Create”. A Re-Create pretende ser uma empresa de referência no distrito de Castelo Branco. Terá como principais serviços: consultoria e certificação, estudos e projetos ambientais e receção, separação e expedição de REEE. Foi efetuado um estudo de mercado, de forma a obter uma análise do comportamento dos consumidores no distrito em relação aos REEE. O mesmo revelou alguma falta de informação por parte dos consumidores e indicação de que muitos consumidores armazenam REEE em suas casas. Com este estudo pretende-se reunir informações, que possam trazer uma mais-valia para a criação deste projeto e tornar o mesmo um caso de sucesso.