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- Os efeitos de um programa de treino de força complementar ao treino aeróbio na composição corporal em crianças pré-pubertáriasPublication . Dias, Joana Patrícia Fazendeiro Fernandes; Marques, Mário António Cardoso; Marta, Carlos Jorge Soares de Aquino CavaleiroO presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de treino de força complementar ao treino aeróbio, na composição corporal em crianças pré-pubertárias. Cento e sessenta e sete crianças com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos foram distribuídas em quatro grupos: grupo controlo (GC= 44 sujeitos), grupo que realizou treino de força (TF= 41 sujeitos), grupo com treino aeróbio (TA= 44 sujeitos) e grupo que efetuou treino combinado de força e aeróbio (TC= 38 sujeitos). Os resultados sugerem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o pré e pós-treino, na gordura corporal das crianças pertencentes ao grupo de controlo, treino de força e treino concorrente. Verificou-se o aumento da massa gorda no grupo controlo (t= -3,50; p< 0,01; aumento de 1,67) e uma diminuição mais acentuada no grupo do treino concorrente (t= 2,91; p< 0,01; diminuição de 2,45). Concluímos desta forma que o treino concorrente além de melhorar significativamente a força e capacidade aeróbia, permite reduzir eficazmente a massa gorda em crianças pré-pubertárias, comparativamente à aplicação de programas de treino de força e capacidade aeróbia de forma isolada.
- A questão de género em Electra, de Olga RorizPublication . Pires, Rui José Rolo Esteves; Vieira, Cristina Maria da CostaNesta dissertação de mestrado pretendemos demonstrar a importância do espetáculo Electra (2010), de Olga Roriz, num contexto de apropriações contemporâneas de mitos clássicos, ou seja, de tradição milenar. É não só interessante mas relevante ver como uma coreógrafa conhecida pela vanguarda e força dos seus trabalhos ao nível da dança contemporânea trabalha aqui esta figura da mitologia grega. Assim, descrevemos o conceito de dança contemporânea por oposição à dança clássica; discorremos acerca da personagem e da sua relação complexa com o ser humano; vimos o papel que a mulher e o género feminino têm desempenhado ao longo dos tempos, tanto na sociedade como nas artes; indagamos sobre a importância do mito clássico para a psicanálise, tendo em conta a relação de Electra com o complexo conhecido mundialmente; analisámos os avatares deste mito clássico nos nossos dias; descobrimos nesta coreografia de Olga Roriz um mundo de significações a partir dos papéis sociais e axiológicos que lhe foram atribuídos pela artista e das diferentes opções coreográficas para a adaptação desta personagem clássica a um espetáculo contemporâneo; e, por fim, aferimos das idiossincrasias da Electra roriziana.
