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- Perfil do Consumidor de Futebol/Futsal de Acordo com as Motivações para a Prática da ModalidadePublication . Guedes, Francisco César Pereira Monteiro; Miragaia, Dina Alexandra MarquesO objetivo deste estudo é identificar o perfil dos praticantes de futebol/futsal de acordo com as suas motivações para a prática da modalidade e verificar se os treinadores têm uma perceção coincidente com os interesses motivacionais manifestados pelos jogadores. Foi aplicado um questionário a 513 jogadores e 206 treinadores e realizada uma análise fatorial exploratória, tendo sido identificados seis fatores em cada um dos grupos. Da análise fatorial foi possível observar uma composição distinta de fatores entre os dois grupos. Os resultados indicam que as motivações identificadas pelos jogadores são fundamentalmente de origem intrínseca, ainda que os treinadores tenham a perceção que estes procuram a modalidade por motivações extrínsecas. Foi ainda analisado o perfil de consumo dos jogadores através das suas razões motivacionais, através de uma análise de clusters. Foram identificados cinco clusters distintos e identificadas diferenças significativas entre eles em relação às variáveis género e idade. No que diz respeito ao género foi identificado que as mulheres estão motivadas intrinsecamente por razões ligadas à saúde e bem-estar, enquanto que os homens estão motivados extrinsecamente por razões ligadas à competição e popularidade. Em relação à idade, os jogadores acima dos 18 anos, apesar de motivados intrínseca e extrinsecamente dão grande importância à manutenção/melhoria da saúde, enquanto que os jogadores até aos 18 anos dão maior importância a razões de origem extrínseca. Este tipo de análise é fundamental para os decisores das organizações desportivas, uma vez que lhes permite elaborar planos de marketing mais eficientes, adequando os seus serviços aos diferentes tipos de consumidor. Esta individualização do serviço permite aumentar o nível de satisfação do consumidor e consequentemente melhorar as taxas de fidelização.