Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-9"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Karaté como atividade multidimensionalPublication . Monteiro, Ivo André Ferreira; Candeias, Adelinda; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoA prática de atividade física assume um papel fundamental para a qualidade de vida dos indivíduos e consequentemente para a sociedade em geral. A educação para um estilo de vida ativo e saudável deve começar desde cedo, tendo a escola tem um papel predominante, uma vez que é o local onde as crianças e jovens passam grande parte do seu tempo e onde se encontram os profissionais indicados realizar uma intervenção com qualidade. Contudo, nem sempre os jovens estão motivados para a prática desportiva. A introdução dos Desportos de Combate na escola pode ser um meio não só para motivar os jovens para a prática da atividade física mas também desenvolver de modo integrado as capacidades físicas e competências sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar se o karaté, permite melhorar as capacidades físicas, sociais e emocionais dos jovens. Para concretizar o objetivo foram selecionados, aleatoriamente, 88 alunos do ensino básico (M=13 anos), de duas escolas do concelho da Covilhã. A amostra foi dividia em dois grupos, um grupo de teste, onde ocorreu a intervenção e um grupo de controlo. Para comparar os efeitos de uma intervenção, de 4 semanas, cada grupo realizou antes e após a intervenção a bateria de testes físicos e o questionário SAQp. Para avaliar as competências sociais e emocionais, utilizou-se os questionários PACS e Bar-On. Os resultados revelam que existiram diferenças significativas para as capacidades flexibilidade (de 0,42cm para 1,81cm) e força explosiva dos membros superiores (2,6 metros para 3,5 metros). Para as competências sociais verificou-se uma diminuição dos índices de batota desportiva (de 1,7 para 1). Os questionários SAQp, PACS e Bar-On, revelaram que o grupo de controlo apresenta melhor índice de competências sociais e emocionais. Com base no estudo é possível concluir que a introdução dos desportos de combate na escola permite melhorar algumas capacidades físicas assim como as competências desportivas nomeadamente a batota. Por sua vez, ao nível das competências sociais e emocionais não foi possível verificar se existiu melhorias uma vez que o teste apenas foi aplicado no fim da intervenção.