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- O papel dos sites de redes sociais nas organizações de medicina dentáriaPublication . Pais, Maria Leonor Centeno Nunes Costa; Franco, Mário José BaptistaA evolução tecnológica registada desde os finais do século XX até a atualidade tem vindo a revolucionar a comunicação, o modo como se trabalha e tantos outros aspetos da vida social. Neste cenário evolutivo e com o surgimento da Web 2.0 proliferaram as organizações, de vários setores da economia, que se ligaram aos sites de redes sociais. As organizações de saúde não foram exceção, estando a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) ligada a este tipo de redes. Neste contexto, este estudo mostra o papel que os sites de redes sociais desempenham nas organizações de medicina dentária da região centro de Portugal. O objetivo principal é aprofundar e contribuir para o conhecimento sobre a utilização destes sites na área da saúde e os objetivos específicos passam pelo conhecimento sobre as vantagens e as desvantagens a elas associadas. Para alcançar estes objetivos, adotou-se uma abordagem de investigação quantitativa que se baseou na aplicação de um questionário e cuja amostra final foi composta por 78 organizações de medicina dentária. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que grande parte das organizações estudadas estão ligadas aos sites de redes sociais, com destaque para o Facebook. O principal motivo que leva este tipo de organizações a ligarem-se à rede online prende-se com a sua participação nas redes sociais da Internet e, principalmente, nas potencialidades de marketing que estas redes oferecem. De facto, as vantagens associadas às ferramentas de marketing e a quebra de barreiras entre a organização e o mundo são as que mais se destacam no presente estudo. Quanto às desvantagens, a principal encontra-se associada à divulgação e proliferação de informações de qualidade duvidosa. De acordo com as evidências empíricas obtidas, verificou-se ainda que as organizações analisadas dão outros usos a estes sites, tais como comunicar com clientes/pacientes, receber o feedback pelo serviço prestado para aumentar a satisfação do cliente/paciente e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta investigação contribui assim para colmatar uma lacuna existente, no que se refere ao conhecimento empírico que correlaciona a prática da medicina dentária, com as vantagens e/ou desvantagens que podem advir da ligação destas organizações aos sites de redes sociais. Outras implicações para a teoria e prática serão também apresentadas.
- Tradução, adaptação cultural e validação do safety attitudes questionnaire - short form 2006 para PortugalPublication . Saraiva, Dora Maria Ricardo da Fonseca; Almeida, Anabela Antunes deA segurança do doente é um parâmetro integrante da qualidade dos cuidados e uma prioridade dos sistemas de saúde. Devido à função estratégica que assume é indiscutível a preocupação crescente das várias organizações de saúde na utilização de instrumentos que avaliem o clima de segurança. O Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) - Short Form 2006 é o instrumento mais utilizado e rigorosamente validado para medir o clima de segurança do doente entre os prestadores de cuidados de saúde. O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e validar este instrumento para Portugal originando a versão SAQ – Short Form 2006 PT. Para o processo de tradução e adaptação cultural realizou-se um estudo metodológico baseado nas recomendações de Beaton et al. (2000) com as etapas: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por uma comissão de especialistas, pré-teste e submissão dos relatórios aos autores do instrumento. Para a validação realizou-se um estudo transversal numa amostra de 623 profissionais de saúde. A fidelidade da versão adaptada foi avaliada através da consistência interna e da reprodutibilidade, e a validade de constructo através da análise fatorial confirmatória. O SAQ – Short Form 2006 foi traduzido e adaptado para o contexto português com sucesso. A validade de conteúdo foi garantida através de uma comissão de especialistas. A fidelidade foi confirmada por um alfa de Cronbach de 0,92 e por um coeficiente de correlação de Pearson no teste-reteste de 0,99. Em relação às dimensões, verificaram-se correlações positivas e significativas entre todas as dimensões, com exceção da dimensão reconhecimento do stress. A análise fatorial confirmatória mostrou índices de qualidade de ajustamento que revelam uma adequação muito boa para o modelo de seis fatores (X2/df=1,864; GIF=0,908; CIF=0,951 e RMSEA=0,047). A versão SAQ – Short Form 2006 PT demonstrou boas propriedades psicométricas, através de resultados de fidelidade e validade altamente satisfatórios e auspiciosos, permitindo a sua aplicação como medida válida do clima de segurança na área da saúde em contexto cultural português.
- Marketing e obesidade infantil: a influência da cor das frutas e vegetais no regime alimentar das crianças em idade pré-escolarPublication . Couto, Cristiana Patrícia Duarte Matos do; Alves, Helena Maria BaptistaA obesidade infantil tem vindo a mostra-se mundialmente como uma doença de saúde pública. O consequente aumento da sua prevalência a nível mundial, na europa e, mais concretamente, em Portugal demonstra que esta epidemia é um problema cada vez mais atual e que constitui uma preocupação multidisciplinar. As suas causas são múltiplas e extensas, destacando-se o ambiente que envolve a sociedade e o fator comportamental de cada indivíduo como os fatores principais para este aumento. Sabe-se que o melhor tratamento para esta doença, é a prevenção precoce. A mudança de comportamentos adotando um estilo de vida baseado numa alimentação saudável e realização de atividade física é peça fundamental. A alimentação saudável torna-se, em idade pediátrica, uma barreira pela recusa desses alimentos, essencialmente de frutas e vegetais. A presente investigação teve como principal objetivo estudar a influência da cor de alimentos, nomeadamente de brócolos, couves, kiwis e uvas, no regime alimentar de 104 crianças do ensino pré-escolar. É um estudo observacional, transversal, descritivo e experimental com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Baseou-se primeiramente na avaliação antropométrica (peso e altura) das crianças para a sua caracterização nutricional e formação de grupos. Posteriormente as crianças, consoante o grupo a que pertenceram, observaram imagens dos alimentos em estudo (de cor verde e de uma cor alternativa) e responderam ao questionário. Neste estudo, concluiu-se que o nível de prevalência de peso excessivo (pré-obesidade e obesidade) está de acordo com os de nível nacional. Comprovou-se também que a cor dos alimentos em estudo influencia a perceção do paladar desses alimentos assim como a vontade de os consumir por parte das 104 crianças. Particularmente, foi inferido que a cor influencia as escolhas das crianças com peso excessivo. De acordo com os resultados, as estratégias a adotar, em grupo ou individualmente, para a prevenção da obesidade e promoção de estilos de vida saudáveis, devem iniciar-se o mais precocemente possível, abrangendo inúmeras áreas como a do marketing sensorial através do estímulo da cor em associação com o marketing social que por sua vez tenta influenciar a mudança de comportamentos.