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- Análise da Eficiência da Federação Portuguesa de Futebol, os casos do Futebol e FutsalPublication . Gonçalves, Bruno Figueiredo; Ferreira, João José de Matos; Miragaia, Dina Alexandra MarquesEste estudo tem como objetivo analisar a eficiência da Federação Portuguesa de Futebol com recurso ao modelo DEA (Data Envelopment Analysis), particularmente no que se refere ao desempenho das atividades de futebol e futsal durante três épocas consecutivas (2011/12, 2012/13 e 2013/14). Considerando como inputs o número de jogadores, de árbitros, do total de jogos e ainda os gastos diretos com as atividades desportivas; e como outputs o número de vitórias, os resultados demonstram que ambos os setores desportivos operam a um nível muito eficiente. A modalidade de futebol evidencia uma evolução eficiente de escala ao longo dos três anos desportivos. Por sua vez, o futsal apesar de eficiente, na última temporada apresentou um ligeiro decréscimo. Procedimentos, como a redução de custos, prémios de jogo e aumento de verbas por via dos patrocinadores, são sugeridos para o aumento da eficiência nas federações desportivas. Deste modo, apesar de as federações desportivas serem organizações sem fins lucrativos, é fundamental garantir que a sua eficiência também se faça a partir de indicadores financeiros, de forma a garantir que os seus objetivos desportivos se concretizem e se garanta a sua sustentabilidade. Para tal, é crucial existir uma boa prática administrativa, uma vez que uma boa governança se assume como uma das componentes mais influentes para o sucesso desportivo.
- Eficiência de Clubes Europeus de Futebol ProfissionalPublication . Carvalho, Alexandre Miguel Guerreiro; Miragaia, Dina Alexandra Marques; Ferreira, João José de MatosO objetivo deste trabalho é o de analisar a performance de equipas de futebol profissional europeu e verificar como essa performance está relacionada com a estabilidade de eficiência financeira desses clubes. A amostra correspondeu aos clubes desportivos que se sagraram campeões nas principais ligas de futebol a nível mundial (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França) no período compreendido entre 2009 e 2014. A análise foi efetuada recorrendo ao método de Data Envelopment Analysis (DEA), através da inclusão de despesas gerais e despesas com pessoal como inputs e considerando como outpus as receitas gerais, receitas provenientes dos direitos televisivos, receitas comerciais, receitas de jogo e ainda o coeficiente de pontos. Dos 15 clubes analisados, verificou-se que apenas 10 foram eficientes no período analisado, ainda que se tenham identificado fatores que sejam comuns aos clubes eficientes e ineficientes, nomeadamente o facto de a maioria dos clubes demonstrar uma grande dependência de uma fonte de receita específica, variando entre as receitas comerciais e receitas provenientes de direitos televisivos. Atualmente, o futebol é uma indústria que movimenta uma grande quantidade de capital financeiro e envolve uma grande quantidade de fãs por todo o mundo. Contudo, apesar desta atratividade, a crise financeira evidenciada a partir de 2008, exige cada vez mais a necessidade de uma melhor gestão dos seus recursos. Como tal os clubes devem controlar melhor os recursos financeiros disponíveis, uma vez que a boa performance dos clubes parece estar associada de forma positiva à sua eficiência financeira. A análise da eficiência através de inputs e outputs que resultam de variáveis de performance com variáveis financeiras poderão ser úteis para uma melhor planificação e gestão sustentável dos clubes desportivos profissionais.
- Operação de Aeronaves em “Icing Conditions”Publication . Gonçalves, Mário Alexandre Vitorino; Gamboa, Pedro VieiraAs operações de inverno pelas suas particularidades atmosféricas são consideradas uma iminente ameaça para qualquer tipo de aeronave. Deste modo, esta dissertação de mestrado visa estudar de que forma as diversas áreas/actividades da CAMO podem contribuir para melhorar os procedimentos a implementar numa operadora, quando esta tem em vista a “operação de aeronaves em condições de gelo”. Inicialmente é realizada uma introdução ao tema icing conditions em terra e em voo, onde a definição dos sistemas de Anti-icing/De-icing bem como os seus efeitos colaterais são abordados tal como o levantamento de toda a legislação referente a este tema relativamente a fabricantes de aeronaves, operadores aéreos e à PART M (regulamentação seguida pela CAMO). Posteriormente foram descritas todas as áreas de uma operadora aérea, em especial a sua CAMO e as actividades inerentes ao controlo de aeronavegabilidade. Para que se pudesse desenvolver este tema, é tido em conta um estudo de casos reais, nomeadamente acidentes em “operação de aeronaves em condições de gelo” onde foram identificadas as áreas com maior ocorrência de falhas/erros. Sendo as informações providas de fabricantes e entidades aeronáuticas um input bastante importante na gestão de aeronavegabilidade continuada, foi demonstrado como estes possuem uma preocupação constante nesta problemática, tal como a sua vertente pedagógica. Foi igualmente realizado um estudo sobre os químicos de Anti-icing/De-icing, visto ser um ponto crítico alusivo a este assunto. No presente trabalho desenvolveu-se um estudo de como a CAMO pode oferecer o seu feedback às áreas envolvidas na operação das aeronaves em Icing conditions, já descritas anteriormente. Baseado neste estudo apresenta-se então neste trabalho duas propostas, sendo que uma consiste na criação de um procedimento interno para a própria CAMO - a fim de se melhorar procedimentos na área do controlo de aeronavegabilidade - a outra proposta consiste na realização de um syllabus - para ministrar formação no tema Icing conditions - à área de operações de voo, visto que, após a análise de acidentes/incidentes, esta ter sido a área identificada com maiores lacunas.